19 de Setembro de 2018,

Cidades

A | A

Sexta-Feira, 14 de Setembro de 2018, 10h:32 | Atualizado:

BOAS PRÁTICAS

Águas Cuiabá é premiada por projeto que apura fraudes em hidrômetros

aguascuiaba.jpg

 

O início do mês de setembro foi marcado por uma significativa conquista da Águas Cuiabá no campo de pesquisa e inovação. Durante o 2° Seminário Iguá de Inovação e Boas Práticas, realizado em São Paulo, a concessionária responsável pelos serviços de saneamento na capital mato-grossense recebeu prêmio pelo projeto desenvolvido pela equipe da empresa para combater fraudes em hidrômetros. No total, a empresa concorreu com cinco projetos, nas categorias Esgoto, Água, Cliente e Gestão/Administração.

O trabalho vencedor tem como objetivo apurar fraudes em hidrômetros e, por consequência, otimizar o processo de combate às perdas. Para isso, foi criado um processo de inspeção dos hidrômetros que utiliza um dispositivo com micro câmera flexível à prova d’água. “A ideia de usar o novo equipamento nasceu após observarmos a necessidade de melhorar a qualidade das inspeções para coibir esse tipo de fraude. Por isso, começamos a procurar um modo de aprimorar essa categoria de inspeções. Após pesquisas, foi possível adaptar o equipamento ao cenário do saneamento”, explicou o colaborador André Bonassa, responsável pelo projeto.

Durante o período de testes foi constatado que o equipamento oferece ganho de assertividade na verificação da ocorrência de fraudes. “A inclusão do monitoramento por imagem consiste em um passo importante no combate ao furto de água. Por isso, incentivamos o nosso colaborador a desenvolver e apresentar o projeto, que pode servir como referência para outras operações de saneamento no país”, afirmou José Gorgonho de Oliveira, coordenador de corte e hidrometria da Águas Cuiabá.

Além de colaborar com o combate aos furtos e perdas, a utilização do equipamento impacta na preservação das estruturas de distribuição e ainda previne a contaminação da água por ações criminosas. No seminário, Bonassi expôs o projeto e seus resultados a representantes e profissionais das 18 operações da Iguá Saneamento e recebeu, além do prêmio, elogios pela atitude inovadora. "Essa conquista evidencia que a companhia segue investindo e priorizando a qualidade dos serviços prestados à comunidade. A inovação está em nosso DNA e nosso objetivo é ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil”, afirmou o diretor geral da companhia Luiz Fabbriani.

O Seminário de Inovação e Boas Práticas contou com 180 participantes e foi realizado nos dias 3 e 4 de setembro. Além das apresentações, o evento contou com palestras e workshops sobre inovações no saneamento. O evento é realizado anualmente e estimula o compartilhamento de ideias inovadoras implementadas pelas 18 operações do Grupo Iguá. Neste ano, foram 47 trabalhos inscritos e quatro premiados, um em cada categoria.

Sobre a Águas Cuiabá - A Águas Cuiabá assumiu o serviço de água e esgoto da Capital em 2017, com a responsabilidade de atender a uma população de 580 mil pessoas. Desde então, trabalhou e investiu para o aumento do tratamento da água entregue ao cliente. Em conjunto com os Poderes elaborou projetos para atender cada vez mais cidadãos com os nossos serviços. Em razão das características de nossas atividades, também mantemos profunda inserção na vida das comunidades, onde desenvolvemos ações e programas que ajudam a elevar a conscientização socioambiental, alcançando milhares de pessoas.

Sobre a Iguá – A Iguá é uma nova companhia de saneamento, controlada pela IG4 Capital, que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Atualmente, está presente em cinco estados brasileiros: Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná, por meio de 18 operações, que, somadas, beneficiam cerca de 6,6 milhões de pessoas. O alcance da prestação de serviços coloca a companhia entre os principais operadores privados do setor de saneamento no país. O nome Iguá é uma referência direta ao universo de atuação da companhia: em tupi-guarani, “ig” que dizer água.

 

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia