17 de Agosto de 2018,

Cidades

A | A

Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2017, 19h:31 | Atualizado:

DECISÃO

Cuiabá retoma obras paralisadas

emanuel-secretarios.jpg

 

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, determinou o início da retomada das obras paralisadas, identificadas após um levantamento completo realizado este ano pela Prefeitura de Cuiabá. A medida foi anunciada pelo gestor nesta terça-feira (10) em reunião com a secretária municipal de Saúde, Elizeth Araújo, e os secretários municipais de Educação e Obras Públicas, Rafael Cotrim e Vanderlúcio Rodrigues, realizada para definir o cronograma de reinício e entrega das estruturas inacabadas. O ato cumpre com o compromisso firmado pelo prefeito, ao assumir o Executivo, de dar prosseguimento aos trabalhos não finalizados nos anos anteriores, dando celeridade no andamento e evitando que a população fosse prejudicada.

Conforme o gestor cuiabano, as três as áreas constatadas com um maior número de obras pendentes foram das pastas da Educação, Saúde, e Cultura, Esporte e Turismos. Ele explica que as edificações receberam investimentos federais e corriam riscos de perda desses recursos. Todavia, a partir de várias articulações junto ao Governo Federal, a atual gestão conseguiu evitar o cancelamento desses repasses e dar seguimento aos trabalhos.

“Como todas estavam paradas e vindas de algumas administrações passadas, tinha essa possibilidade de perca dos valores que já estavam em caixa e também da suspenção dos contratos. Felizmente conseguimos salvar todas e agora vamos dar prosseguimento. É importante ressaltar que, por conta do longo tempo de paralisação, essas obras ficaram com os preços desatualizados, exigindo que um novo cronograma físico e financeiro fosse feito. Houve um aumento na contrapartida do Município, mas foi um esforço necessário para não deixar esse prejuízo para o cidadão”, explicou Emanuel.

Na Secretaria de Educação são três obras. Dessas, duas já foram regularizadas e estão sendo retomadas, sendo dois Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s), nos bairros Recanto do Sol e CPA III. Também na Educação, a Creche Mariana Fernandes Macedo, localizada no bairro Dom Aquino, encontra-se em fase de trâmite burocrático dentro da Prefeitura. Na pasta de Cultura, Esporte e Turismo, o Centro de Cultura da Juventude, no Jardim Passaredo, também está em processo de resolução burocrática.

A Secretaria de Saúde foi a que mais apresentou demanda deste tipo, sendo 21 totalmente paralisadas e 23 não iniciadas. Dentro do campo da saúde, o prefeito ainda determinou o reinício das obras do novo Pronto Socorro e também da reforma do atual. No local foi realizada a reestruturação da recepção, do 4ª andar, e o mesmo processo está sendo executado nas enfermarias.

Além disso, existiam ainda outras 12 obras encontravam-se em estágio inativo, mas logo no início de 2017, foram atualizadas e encaminhadas para processo de licitação. Nesse grupo, o procedimento administrativo para licitação de cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) foi finalizado e as obras irão iniciar ainda neste mês. As UBS se encontram nos bairros Parque Ohara, Jardim Jockey Club, Residencial Itapajé, Ouro Fino e São João Del Rey.

“Desde o início da minha gestão decertei tolerância zero nesse assunto e agora vamos retomar como prioridade, pois nossa cidade não pode abrir mão disso. Estamos estabelecendo um cronograma e assegurando a agilidade nos processos internos. Ou seja, vamos estabelecer novos prazos e todas essas obras serão entregues respeitando esse limite. Algumas estavam paralisadas há seis anos, mas garantimos que Cuiabá não terá prejuízo em nenhuma”, comentou o prefeito.

 

Postar um novo comentário

Comentários (12)

  • edir marcelo ferreira | Sexta-Feira, 13 de Outubro de 2017, 13h51
    0
    0

    senhor prefeito, olhe para a praça do claudio marchette, ate hoje so mato. não ha um unico equipamento de lazer. proximo a av. torres.

  • Luiz Vigilante | Sexta-Feira, 13 de Outubro de 2017, 12h32
    4
    1

    Corrupto.

  • Doriana | Sexta-Feira, 13 de Outubro de 2017, 10h40
    3
    6

    estou gostando de ver o prefeito, Cuiaba não pode ficar com mais esse prejuízo das gestões passadas, continue assim prefeito.

  • Dr. Rubens | Sexta-Feira, 13 de Outubro de 2017, 10h34
    2
    6

    Parabens prefeito, está fazendo melhorar nossa cidade, a população precisa dessas obras, desse novo pronto socorro, continue trabalhando.

  • Ary Neto | Sexta-Feira, 13 de Outubro de 2017, 10h32
    8
    5

    Cade o dinheiro😀do palito seu sobrancelha de taturana😂

  • Laine | Sexta-Feira, 13 de Outubro de 2017, 10h29
    2
    4

    muito bem prefeito , continue o trabalho de quem tinha obrigação de entregar e não fez nada.

  • Fora | Sexta-Feira, 13 de Outubro de 2017, 10h22
    9
    3

    Fora corrupto!

  • Vitor Hugo | Sexta-Feira, 13 de Outubro de 2017, 09h44
    4
    0

    E o novo Pronto Socorro?

  • Edson | Sexta-Feira, 13 de Outubro de 2017, 09h33
    3
    1

    Abimael vc tem se informar um pouco mais. A competencia de entega do programa minha casa minha vida é da caixa economica. Assim que eles entregarem para o municipio, ai a prefeitura pode fazer a entrega aos que foram selecionadoss na .administraçao passada. É valido que vc procure as instituiçoes competentes, ate pra que eles façam gestao na caixa.

  • vando | Sexta-Feira, 13 de Outubro de 2017, 06h57
    2
    0

    e o asfaltamento do bairro dom Bosco que não terminaram.

  • Pedro Luis | Sexta-Feira, 13 de Outubro de 2017, 05h16
    3
    1

    O prefeito do dinheiro no paletó precisa urgente de noticias, para fazer o cidadão esquecer o video dele emsolsando a grana. Esse video deveria passat todos os dias, várias vezes, durante uns dois anos. Para o cidadão ver que ele é na real

  • ABIMAEL GONÇALVES PINTO | Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2017, 21h01
    12
    7

    O Prefeito Emanuel Pinheiro, esqueceu dos Residenciais NICO BARACAT 1,2 e 3, Esse Prefeito Emanuel Pinheiro já prometeu tanto que irá realizar a entregas destes Residenciais, o mesmo já deu tantas entrevistas na TVCA, e só promete essa entrega, e até agora nada, Já estamos procurando o Ministerio Publico juntamente com a Defensoria Pública para juntos pedir a esses poderes que nos ajudem, esse Prefeito sempre com Mentiras, as historias dele e do secretario dele, falam que vao entregar em 90 dias, esses 90 dias já foram prolongados por varias vezes, que vergonhas,,, na politicas estamos cheios de politicos mentirosos,