Às vésperas da Copa da Rússia, que começa em julho deste ano, 20 obras da Copa de 2014 em Mato Grosso, que foram propostas durante a gestão Silval Barbosa (2010-2014) estão atrasadas ou “totalmente paralisadas”. Elas deveriam estar prontas para atender as demandas de mobilidade urbana em Cuiabá e Várzea Grande, na região Metropolitana, durante os jogos do mundial de 2014.
As informações são de uma reportagem do MTTV, da afiliada da Rede Globo em Mato Grosso. A matéria não detalha todas as obras que estariam com problemas no Estado, mas cita alguns dos principais projetos que encontram-se “travados”. Entre eles, está a Arena Pantanal, em Cuiabá, que abrigou quatro jogos da fase de grupos da Copa de 2014.
Em torno de 2% do projeto ainda estaria incompleto – sobretudo o sistema de automação do estádio, como os telões, as catracas eletrônicas, o sistema de som etc. O secretário de Estado de Cidades (Secid-MT), Wilson Santos, afirmou que há um impasse entre o Governo do Estado e o Consórcio responsável pelo serviço.
“O consórcio alega que tem direito a receber mais. O governo alega que o consórcio precisa devolver dinheiro. Enquanto isso não se resolve a obra fica parada”, disse Wilson Santos.
Outra obra prevista para ser entregue até a Copa do Mundo de 2014 era a reforma do Aeroporto Internacional Marechal Cândido Rondon, em Várzea Grande. Segundo a matéria, 90% do projeto já está pronto. Wilson Santos afirmou, no entanto, que a conclusão do projeto esta próxima.
“A conclusão da ala C, que é a ala mais antiga, os serviços de muro, dividindo a área do aeroporto com a ala do VLT, um emissário de esgoto. São os serviços finais para o aeroporto”, disse o chefe da Secid-MT.
A matéria também cita o viaduto Jornalista Clóvis Roberto (UFMT) – que apesar de ser “inaugurado” em dezembro de 2013, não teve obras de drenagem que escoassem o fluxo das chuvas, que sempre alagavam a região. Até o fim de janeiro de 2018 ele deve ter sua inauguração definitiva após as obras de escoamento, que já estão na fase final. A trincheira do Santa Rosa, que apresenta falhas e infiltrações, também teve sua primeira concretagem concluída e deve ser entregue definitivamente até abril deste ano.
Por fim, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) - um projeto que já consumiu mais de R$ 1 bilhão dos cofres públicos e que foi paralisado em dezembro de 2014 antes mesmo da instalação integral dos trilhos -, também foi citado na reportagem. Wilson Santos, deputado estadual pelo PSDB que se licenciou do cargo para fazer parte da gestão Pedro Taques (PSDB), disse que o Governo prepara uma licitação internacional para tentar achar uma empresa que conclua o sistema de transporte.
silva
Segunda-Feira, 22 de Janeiro de 2018, 15h35Fernando
Segunda-Feira, 22 de Janeiro de 2018, 10h43LUIZ
Segunda-Feira, 22 de Janeiro de 2018, 10h30Sandro Ricci
Segunda-Feira, 22 de Janeiro de 2018, 09h58