20 de Fevereiro de 2019,

Economia

A | A

Sexta-Feira, 04 de Agosto de 2017, 17h:40 | Atualizado:

Conselho inaugura usina solar nesta segunda

O Conselho Regional de Administração de Mato Grosso (CRA-MT) inaugura sua usina de energia solar na próxima segunda-feira (7). A iniciativa e seus primeiros resultados serão apresentados para conselhos regionais de todo o Brasil para incentivar a adoção de práticas sustentáveis.

Idealizado em parceria com o Sebrae-MT, o projeto da usina foi financiado pelo Programa de Desenvolvimento e Apoio dos Regionais (Proder) e viabilizado em 2016. Em funcionamento há dois meses de forma experimental, a usina já responde por 70% da energia requerida para o funcionamento da sede do CRA-MT. Os custos mensais com energia caíram 86%.

“Nosso foco é tornar a operação do Conselho mais sustentável. Com a energia solar, conseguimos alcançar essa meta e ainda temos como ponto positivo uma economia nos custos mensais”, observa o presidente do CRA-MT, Adm. Hélio Tito Simões de Arruda.

Quando um consumidor investe em pequenos gerados de energia solar (a partir da instalação de painéis solares fotovoltaicos, como é o caso do CRA-MT), ocorre um sistema de compensação com a distribuidora de energia. A energia gerada pelo Conselho é compartilhada com a distribuidora, que absorve esse volume para distribuí-lo em sua rede. Como contrapartida, a conta mensal de luz recebe um abatimento correspondente ao volume gerado.

A potência instalada da usina é de 15 KWP, com capacidade de geração de 22.680 kwh/ano. Na prática, esse volume corresponde a ganhos ambientais de 259 toneladas de gás carbônico no ano.

A cerimônia de inauguração da usina será realizada no mesmo dia de lançamento do Sistema Integrado de Fiscalização e Autoatendimento (SIFA). Representantes dos Conselho Federal de Administração (CFA) e de vários conselhos regionais estarão presentes para conhecer a nova tecnologia e os benefícios da energia solar. “Queremos compartilhar com todos esses dois investimentos que podem contribuir para um funcionamento mais eficiente e assertivo dos conselhos”, afirma o Adm. Hélio Tito.

 

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS