20 de Fevereiro de 2019,

Política

A | A

Terça-Feira, 24 de Outubro de 2017, 16h:45 | Atualizado:

GRAMPOLÂNDIA PANTANEIRA

Ex-secretário nega crimes e reclama de dividir cela com facções em MT

Segundo Rogers Jarbas, membros do PCC e Comando Vermelho estão detidos no Centro de Custódia

rogers.jpg

 

O ex-secretário de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), Rogers Jarbas, se queixou do período em que esteve preso no Centro de Custódia da Capital (CCC), pois, segundo ele, ficou ao lado de “gente do Primeiro Comando da Capital (PCC), do Comando Vermelho (CV)”. Ele ainda colocou que foi preso por algo que “não fez”.

A declaração foi dada durante seu depoimento no dia 4 de outubro de 2017 no âmbito de um inquérito da Polícia Judiciária Civil (PJC) sobre a atuação de uma organização criminosa que estaria por trás das interceptações telefônicas ilegais em Mato Grosso. Rogers é acusado de trabalhar para obstruir as investigações realizadas pela Polícia Civil.

“Não vejo como justo estar preso, me tirar da minha família, dos meus filhos, por uma mentira de um cara que nunca vi na minha vida, me colocar em uma unidade prisional que tem gente da Mercenários, tem gente que cometeu homicídio, traficante, gente do Primeiro Comando da Capital (PCC), do Comando Vermelho (CV), por algo que não fiz”, disse Jarbas.

Na época do depoimento, o ex-secretário ainda estava detido no CCC. Posteriormente, foi encaminhado ao SOE (Serviços de Operações Especiais), sob alegação de que não poderia manter contato com o ex-secretário da Casa Civil, Paulo Taques, acusado pelos mesmos crimes. 

Jarbas foi um dos presos durante a deflagração da operação “Esdras”, da PJC, no dia 27 de setembro de 2017. Ele é acusado de obstrução a Justiça ao tentar realizar uma “investigação paralela” contra o promotor de justiça Mauro Zaque, que denunciou o caso dos grampos em outubro de 2015, quando ocupava a chefia da Sesp-MT. Ele também teria repassado inquéritos sigilosos ao ex-secretário da Casa Civil, Paulo Taques, extrapolando suas atribuições, uma vez que o pedido deveria ser analisado por autoridade competente, ou seja, o responsável pelo inquérito.

Em seu depoimento, ele também negou que tenha oferecido uma promoção ao tenente-coronel da PM, José Henrique Costa Soares, caso ele concordasse em “espionar” o desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT), Orlando Perri, considerado a “pedra no sapato” da organização criminosa que estaria por trás dos grampos.

“Não comandava nada das investigações, não sei quem é Catarino nunca vi Catarino, nem sei quem é Soares, nunca vi, nem sabia que existia Soraes, não sabia nem que tinha sido trocado o escrivão do IPM. Eu não acompanhava, ficava distante, até mesmo para não me misturar com a questão, não queria me misturar, a secretaria não me dava nem tempo para querer saber, eu não queria, pelo contrário eu estava sendo investigado, jamais ia poder querer saber alguma coisa, jamais”, disse ele.

Jarbas ainda “jurou por Deus” que nunca falou com o major PM Michel Ferronato, que teria sido enviado a mando do ex-secretário da Sesp-MT para oferecer a promoção a José Henrique da Costa Soares. “Juro por Deus, eu nunca falei com Ferronato sobre as investigações, o Ferronato nem sabia aquilo que eu estava respondendo, nem sonhava, nem sei se o Ferronato conhece o Soares, eu não sabia, não existia isso, não consigo acreditar. Porque se o Ferronato tivesse falado com ele, porque ele não me falaria. Se ele tivesse falado, ele me falaria, mas não comentou nada, nunca falou nada, nunca citou Soraes para mim, nunca citou ninguém. Lá dentro da secretaria ninguém falava nesse assunto. O Ferronato nunca citou o nome ou que existe o Soares, nunc”, disse.

O ex-secretário disse ainda que o tenente-coronel “inventou” as acusações contra ele, pois “deve ter feito alguma coisa errada com o Lesco”, em referência ao ex-Chefe da Casa Militar, coronel Evandro Lesco, que também foi preso durante a deflagração da operação “Esdras”. 

Jarbas chamou a delegada Ana Cristina Feldner, que presidia o inquérito policial e tomou o depoimento, de “Cris”. “Não sei porque o Soares inventou isso de mim, não consigo entender, ele deve ter feito alguma coisa errada lá com o Lesco, não sei, mas comigo porque ele fez isso. Porque estou aqui Cris, não devo isso Cris, não devo isso”, diz outro trecho do depoimento.

GRAMPOS

O caso dos grampos ilegais tornaram-se públicos após a veiculação de duas reportagens no Fantástico, da Rede Globo – em maio e julho de 2017.

Jornalistas, médicos, advogados, políticos e até uma ex-amante do ex-secretário da Casa Civil, Paulo Taques, sofreram interceptações telefônicas clandestinas que teriam sido feitas por policiais militares. O caso é conhecido como “barriga de aluguel”, onde pessoas que não são investigadas ou denunciadas sofrem os grampos, em tese por interesses pessoais, ao lado dos verdadeiros suspeitos de processos na Justiça ou investigações das forças de segurança.

Além do coronel PM Zaqueu Barbosa – preso 9 dias após a veiculação da reportagem no Fantástico, que foi ao ar em 14 de maio de 2017 -, o cabo PM Gerson Luiz Ferreira, acusado de ser o operador da central clandestina, também teve mandado de prisão cumprido.

Já na deflagração da operação “Esdras”, no dia 27 de setembro deste ano, foram presos a personal trainer Helen Christy Lesco, o ex-secretário de Justiça e Direitos Humanos, além de coronel da PM, Airton Benedito Siqueira Junior, o também coronel da PM e ex-Chefe da Casa Militar, Evandro Lesco, o sargento João Ricardo Soler, o ex-secretário de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), Rogers Jarbas, além do ex-secretário da Casa Civil, Paulo César Zamar Taques. Todos são acusados de obstrução à Justiça. 

 

Postar um novo comentário

Comentários (32)

  • Efraim | Quarta-Feira, 25 de Outubro de 2017, 08h50
    0
    0

    Vê se você vai receber a visita do seu governador,ele não é solidário com ninguém,apenas com os interesses dele,que sirva de exemplo para os desavisados...

  • Vovózica | Quarta-Feira, 25 de Outubro de 2017, 07h53
    0
    0

    Sem pertencer as duas facções , a qual o Sr . PERTENCE ? PSD............??????

  • LULA | Quarta-Feira, 25 de Outubro de 2017, 07h37
    0
    0

    alguem avisa ele que esta na cadeia, e não num SPA.

  • Toma | Quarta-Feira, 25 de Outubro de 2017, 04h59
    0
    0

    Cara... que BOSTA hein.... o governador virou piada em toda roda de universitário. Antes era DR PEDRO TAQUES, e hoje virou PEDRO TRANQUEIRA MEXEQUEIRO FOFOQUEIRO, resumindo um inconveniente no meio social cuiabano!!!

  • jane | Quarta-Feira, 25 de Outubro de 2017, 02h17
    0
    0

    Malandro é malandro, né Cris?????

  • Nora Antunes | Terça-Feira, 24 de Outubro de 2017, 22h16
    0
    0

    Nossaaa! Quanta maldade estancar nesses comentários! Aposto que tem muitos com codinome que por ego e vaidade estão tripudiando na situação do delegado Rogers! Quanta hipocrisia! Cabe à justiça e a Deus julgar! Cuidado... o mundo é redondo! Deus de tudo sabe e tudo vê!

  • Servidor | Terça-Feira, 24 de Outubro de 2017, 21h54
    1
    0

    esse Rogers merece tudo que ta acontecendo com ele! tratava todos os servidores como vagabundos e ladrões,condenava sem provas,narizinho impinado,arrogante,se achava a última bolachinha do pacote,aproveite sua estadia no CCC e no SOE,vou soltar fogos dia 27/10,tá com medo agora que não tem arma na cintura e nem policial civil te protegendo. nós cidadões não temos segurança todo dia meu filho e para de chora para Cris.kkkkkkkkkkkkkkk

  • Bernardes | Terça-Feira, 24 de Outubro de 2017, 21h11
    1
    0

    Manda pro presidio de segurança maxima uai. La não te riscos algum. O SERGINHO CABRAL do rio de janeiro ja ta indo pra la.

  • Bernardes | Terça-Feira, 24 de Outubro de 2017, 20h13
    36
    7

    Manda pro presidio de segurança maxima uai. La não te riscos algum. O SERGINHO CABRAL do rio de janeiro ja ta indo pra la.

  • Credenciado | Terça-Feira, 24 de Outubro de 2017, 19h57
    37
    6

    Pensa num cara dissimulado é esse Rogers ! Ele quando era Presidente do Detran, zombava da cara dos credenciados que são Despachantes e Auto Escola, nos colocando como bandidos e ladrões a todo instante, sem o mínimo de dignidade ! Agora ele vem lamentar dividir cela com presos de alta periculosidade, já era para se acontecer pois é assim q a polícia de MT age ! #Chupa essa

  • J.José | Terça-Feira, 24 de Outubro de 2017, 19h28
    32
    4

    Tem coisas que não entendo, Jarbas chegou no Detran pondo quente e depois foi pra secretaria de segurança e agora preso. Vão entender!

  • rsantos | Terça-Feira, 24 de Outubro de 2017, 19h12
    30
    7

    manda ele para um presidio federal,, la ele não corre risco,,,

  • E nós | Terça-Feira, 24 de Outubro de 2017, 18h53
    34
    6

    kkkkkkkkkkkkk, lembrando que dia 27/10 irá fazer um mês que os criminosos do governo PEDRO TAQUES estão presos. Bom frisar que só o crime de organização criminosa, ja ultrapassa os 04 (anos) de reclusão, isso significa que, se todos os membros da FACÇÃO DA GRAMPOLANDIA forem condenados, serão no minino exonerados dos cargos. Então, o CHORO ESTA APENAS COMEÇANDO!!!

  • Maria Cuiabana | Terça-Feira, 24 de Outubro de 2017, 18h49
    24
    4

    kkkkkkkkkkkkkkkk agora é Cris né. . cadê o nariz empinado, o ar de superioridade cadê a arrogância. ....agora filho chora e mãe não vê. ...

  • João Carlos Advogado | Terça-Feira, 24 de Outubro de 2017, 18h46
    12
    36

    O secretário cometeu erros, mas essa prisão é desnecessária. Bastava seu afastamento do cargo. O estado de direito em Mato Grosso está comprometido e isso é um problema sério. Estamos vivendo uma inversão de valores, a família Riva sendo reverenciada na assembleia legislativa, e outros cumprindo pena antes do julgamento.

  • Maria Cuiabana | Terça-Feira, 24 de Outubro de 2017, 18h43
    35
    6

    kkkkkkkkkkkkkkkk agora é Cris né. . cadê o nariz empinado, o ar de superioridade cadê a arrogância. ....agora filho chora e mãe não vê. ...

  • Teka Almeida | Terça-Feira, 24 de Outubro de 2017, 18h36
    28
    6

    Não entendi... Só porque são de facções como PCC, CV não pode ficar com o CG (comando dos grampos)?? Me poube Jarbas.

  • eu falei | Terça-Feira, 24 de Outubro de 2017, 18h31
    34
    6

    seu burro mané, aquele velho ditado, maria vai com as outras, não pensou antes, aguente as consequências seu burro, delate logo esse anão e se livre de aborrecimentos....

  • Curiosa | Terça-Feira, 24 de Outubro de 2017, 18h25
    18
    5

    LULA e seus ALUNOS CRIMINOSOS: "NAO SEI DE NADA, NUNCA OUVI FALAR, FORAM ELES, JURO POR DEUS, SOU INOCENTE, CADA UM RESPONDE PELO SEU CPF, VOU PROCESSAR O JUIZ, e por ai em diante.

  • Jaimão | Terça-Feira, 24 de Outubro de 2017, 18h18
    34
    6

    Crime é crime tá reclamando do que?

  • Siqueira | Terça-Feira, 24 de Outubro de 2017, 18h16
    18
    38

    Não conheço a história, mas tenho leve impressão que o ex secretario Rogers, está preso por pequena coisa, sendo que tem gente que merecia estar no lugar dele. Pois o mesmo demonstrou ser um trabalhador nato da PC.

  • Zé pelintra ( salve salve ) | Terça-Feira, 24 de Outubro de 2017, 18h15
    29
    4

    Verdade é que: Esse Tenente Coronél Rodrigues Soares kkkkk Fez o que quiz kkkk COM o DINHEIRO da ETAPA alimentação QUANDO ele era BRAÇO do PEREIRA de PEREIRA .. ele era do CESP praça comia MARMITEX e dos ruim + eles tem uns 3 a 5 GALPÕES ali na AVENIDA MÁRIO ANDREAZZA. X-9 safado deu o nó nas COZINHAS dos Batalhães.. quem forneceu a eles tem a receber até hoje.. MPE quebra sigilo bancário, fiscal e telefones ..

  • Alameda | Terça-Feira, 24 de Outubro de 2017, 17h59
    28
    5

    Esta apenas colhendo o que plantou, inúmeras vezes vi o SENHOR na mídia condenando pessoas sem um pingo de provas . Agora está aí, espero que aprenda com isso,

  • Barros | Terça-Feira, 24 de Outubro de 2017, 17h35
    40
    11

    CONVERSA FIADA! SE GOSSE VERDADE JA TIMHA MORRIDO! CONVERSA PARA VER SE O SOLTAM! CONTA OUTRA

  • Zé pilintra | Terça-Feira, 24 de Outubro de 2017, 17h35
    46
    11

    Agora ninguém fez nada ne? Tem que aguentar as consequências de seus atos agora!!!! Demissão já, pra todos,e cadeia!!!

  • vando | Terça-Feira, 24 de Outubro de 2017, 17h25
    47
    10

    delegado de polícia, sabe tudo como e a rotina de um cárcere (cadeia, presídio etc.) na hora de praticar o crime não pensou nisso a lei são para todos, vai puchar saco de Pedrinho agora ele ta ai numa boa e você ai devidindo cela.

  • Feed | Terça-Feira, 24 de Outubro de 2017, 17h15
    48
    13

    TOMA VAI LAMBER SACO DO TAQUES SEU BURRO ...

  • Joane lindoia | Terça-Feira, 24 de Outubro de 2017, 17h12
    52
    15

    QUOL DIFERENÇA ENTRE O PEC E ESSE BANDIDO DE COLARINHO BRANCO ?NENHUMA TEM QUE APODRECER NA CADEIA

  • Joao Paulo | Terça-Feira, 24 de Outubro de 2017, 17h11
    51
    13

    Ta preso com gente do mesmo NAIPE que ele!!!

  • Rolayne pinto | Terça-Feira, 24 de Outubro de 2017, 17h09
    61
    19

    Cometeu ilegalidades, agora aguenta ou chora.

  • Andre | Terça-Feira, 24 de Outubro de 2017, 17h03
    51
    14

    Você é pior ainda que esses crápulas, você era o Estado trabalhando, isso é vergonhoso, tem que apodrecer na cadeia.

  • carlinhos | Terça-Feira, 24 de Outubro de 2017, 17h03
    49
    14

    Você é igual ou pior que eles... malandro

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS