11 de Dezembro de 2018,

Política

A | A

Sexta-Feira, 07 de Dezembro de 2018, 11h:39 | Atualizado:

ESCALONAMENTO DE SALÁRIOS

Fórum Sindical cobra explicações do Governo


Gazeta Digital

forumsindical.jpg

 

Cerca de 10 lideranças sindicais das categorias de servidores públicos estaduais estão neste momento aguardando serem recebidas pelo chefe da Casa Civil, Ciro Rodolpho Gonçalves, no Palácio Paiaguás, para explicações sobre o escalonamento de salários, anunciado nesta sexta-feira (7).

De acordo com Oscarlino Alves, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde do Estado de Mato Grosso (Sisma-MT), os trabalhadores foram pegos de surpresa e desconfiam de postura política por conta da troca do governo, uma vez que estiveram reunidos na semana passada com o chefe da Casa Civil e em nenhum momento foi discutida a possibilidade de atraso na folha de pagamento, mas sim sobre a Revisão Geral Anual (RGA). 

“Pode ser que tenha um jogo político porque a gente sentou sexta-feira passada, aqui na Casa Civil, com o secretário Ciro, e com o secretário de Gestão, o Rui. Eles não falaram nada sobre escalonamento. A gente estava falando sobre esclarecimentos acerca dos embargos de declaração que entrou no TCE pra liberar 2% da RGA”, disse.

Dentre os dirigentes sindicais que estão na sede do governo aguardando atendimento, estão representantes dos policiais civis, investigadores de polícia, escrivães, servidores do sistema socioeducativo, gestores governamentais, profissionais da Educação, da Saúde, do sistema agrário e do Procon. 

Oscarlino afirma que o grupo está “desnorteado” por não saber se há “jogada política” ou se realmente faltam recursos nos cofres do Estado. “A gente precisa saber por isso viemos buscar esse esclarecimento [...] Uma hora fala que vai pagar a RGA, que está com recursos garantidos. Agora vem o secretário de Fazenda apresentar que não tem fluxo de caixa necessário pra pagar o salário. Então, a gente quer saber o que está acontecendo, qual é a verdade nisso tudo ou se existe um jogo concatenado entre as instituições pra criar esse clima hostil na saída de um governo e entrada do outro”, diz.

Conforme o  divulgou nesta manhã, o governo decidiu escalonar o pagamento da folha salarial de novembro do funcionalismo público, mas ainda não definiu quais categorias ou valores de salários serão pagos primeiro, assim como as respectivas datas desses depósitos, o que será anunciado ainda nesta sexta-feira (7). 

Após reunião na tarde de quinta-feira (6), entre o governador Pedro Taques (PSDB) e secretários da área econômica, o titular da Sefaz, Rogério Gallo, apresentou vários cenários de cronograma de pagamento por faixa salarial, que pode dividir os pagamentos em até 4 vezes.

Confira nota do Fórum Sindical sobre a situação:

Fórum Sindical busca informações sobre possível escalonamento salarial

Os dirigentes do Fórum Sindical aguardam neste momento o atendimento na Casa Civil, visando maiores esclarecimentos sobre as informações do possível escalonamento da folha salarial de novembro/2018 que deveria ser quitada até o dia 10 de dezembro. 

As informações do possível escalonamento repassadas pelo Governo direto à imprensa sem se reunir com o Fórum Sindical, estão gerando preocupação no funcionalismo público.

O presidente do SISMA, Oscarlino Alves é um dos dirigentes que participam deste grupo que busca informações, que uma hora os governantes falam que vão pagar a RGA 2018, e agora falando em escalonamento.

 

Postar um novo comentário

Comentários (5)

  • SERVIDOR CARREIRA | Sexta-Feira, 07 de Dezembro de 2018, 16h15
    0
    0

    Esse Fórum sindical formado por sindicalistas petistas não resolvem nada cansado ja graças acabaram com a contribuição sindical, proximo passo é me desfiliar ja que os sindicatos viraram plataforma de sindicalista oportunistas para politicos.

  • Joao Paulo | Sexta-Feira, 07 de Dezembro de 2018, 13h44
    6
    45

    O Servidor indignado, vcs tem é de trabalhar, a população precisa do trabalho que vcs deveriam prestar com melhor qualidade, vê se isso é hora de ficar á tôa, esperando para falar sobre um POSSIVEL escalonamento. Cumpram a obrigação e o horário de trabalho de vcs e quem sabe depois do expediente vão fazer algum tipo de cobrança.

  • Mimi | Sexta-Feira, 07 de Dezembro de 2018, 12h47
    34
    3

    Sindicalistas vcs não estão vendo que isso é jogada do governo para não pagar a RGA. Ai eles ficam ameaçando em escalonar os salarios: pq nao escalonou os repasse dos poderes. Vcs tem direito a Reposiçao salarial

  • servidor indignado | Sexta-Feira, 07 de Dezembro de 2018, 12h07
    48
    4

    a verdade é o seguinte, ou os servidores publicos se unem, independente de categoria, ou seremos patrolados pelo futuro governador, que ameaça agir da mesma forma que o pedrinho malvadeza. temos que definir estratégia para combater essa politica de redução de direitos e de arrocho salarial. a coisa tá feia, e a tendência é pior, será um governo voltado para atender interesses das elites, do agronegócio, e nós servidores seremos confrontados a todo momento. não abrimos mão de nada que conquistamos, não vamos esmorecer, vamos a luta!!!!!!!!!!!

  • Paula | Sexta-Feira, 07 de Dezembro de 2018, 11h59
    52
    4

    O STF já decidiu, se atrasar salário, o funcionário pode fazer greve!!!

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS