22 de Outubro de 2018,

Política

A | A

Sexta-Feira, 12 de Outubro de 2018, 11h:46 | Atualizado:

MESA DA ASSEMBLEIA

Janaina se articula junto aos novatos na AL


Gazeta Digital

janaina-presidencia.jpg

 

Enquanto uma ala dos deputados eleitos e reeleitos no último domingo (7) planeja uma reedição da atual Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, mantendo a dupla Eduardo Botelho (DEM) e Guilherme Maluf (PSDB) em alguma função, outro grupo, composto principalmente por parlamentares novatos, defende uma renovação. Entre os nomes que ganham força nesse seguimento está o da deputada Janaina Riva (MDB), a mais votada deste pleito.

Em entrevista à rádio Capital FM, na manhã desta quinta-feira (11), a emedebista adotou um tom mais crítico ao atual presidente, em comparação ao que vinha demonstrando. Disse que Botelho deixou de defender os interesses do Legislativo e se submeteu ao Palácio Paiaguás, sob o comando do governador Pedro Taques (PSDB). 

“Como pode, enquanto representante de um Poder, não ajuizar [cobrança dos] valores em atraso do duodécimo? Acredito que o Botelho deveria, sim, ter ajuizado. Cobrei dele várias vezes. Também do Guilherme Maluf como primeiro-secretário. Por que não cobrou aquilo que era de direito?”, questionou.

A deputada também fez uma crítica velada à dupla quando disse que, durante o período em que Botelho e Maluf foram presidentes, não conseguiu presidir comissões importantes do Parlamento e comparou a situação à época em que seu pai, o ex-deputado José Riva, era quem comandava a Assembleia. Segundo Janaina, naqueles tempos todos parlamentares, sendo da base ou da oposição, tinham oportunidades iguais. 

“A Assembleia, infelizmente, perdeu a característica de independência e de Poder. Se enfraqueceu muito nos últimos anos. Isso não quer dizer que você precise fazer algo de errado, mas quer dizer que você precisa agir, principalmente enquanto presidente. Se você quer ser presidente, não pode ser base ou oposição. Você tem que ser independente”, afirmou.

Na lista dos deputados que conseguiram a reeleição, Allan Kardec (PDT) é um dos que defende a emedebista para um cargo na nova Mesa. A avaliação do pedetista é que o poder de administrar o Parlamento não deve ser perpetuado entre alguns deputados. “Os novos deputados também vão influenciar nessa decisão, mas é preciso abrir espaço para todos. Todos têm capacidade para fazer parte da Mesa”.

A própria Janaina iniciou diálogo com os 14 “novatos” que vão compor o plenário a partir do ano que vem. “Todas às vezes, durante a eleição da Mesa, a gente fica só na promessa. Ouvi na eleição passada de que iam apresentar uma mudança no regimento interno na qual, além de não poder a reeleição, não poderia alternar cargo de presidente para primeiro-secretário. Não ocorreu”, criticou.

 

Postar um novo comentário

Comentários (11)

  • Magali | Sábado, 13 de Outubro de 2018, 10h00
    0
    0

    Essa deputada Janaina, traiu escandolosamente o Mauro Mendes e o Jaime Campos, aqui em Juara, trabalhando,e votando em Wellington e no Sacchetti, agora vai querer ser Presidente da AL. nem pensar, vai criar caso e muitos problemas para a nova admistração do DEM, ela não mereçe. Além do mais temos que lembrar a bandidagem que o pai dela RIVA aprontou por mais de 20 anos na politica de Mato Grosso.

  • Joao alberto da costa | Sábado, 13 de Outubro de 2018, 09h07
    1
    0

    Sou servidor concursado da AL, posso dizer que a Deputada Janaina, não dá um passo sem ser orientada pelo pai. Na sessões plenárias, que são trasmitidas ao vivo, o pai Riva fica assistindo e aí liga pra ela e orienta o que falar, então quem vai estar na mesa diretora da Assembleia como presidente ou como primeiro secretário, será o Pai Riva e não a filha, a filha só vai ter presença física.

  • Raimundo | Sábado, 13 de Outubro de 2018, 07h42
    0
    0

    A tal da laranja podre dentro do saco!

  • Marcos B de Petro | Sábado, 13 de Outubro de 2018, 06h29
    0
    1

    Pera aí vamos colocar pingos nos Is... Maluf tem um trilhao de processos e está sendo investigado pelo MPE GAECO E MPF, já o fera o Dep Eduardo Botelho é investigado e acusado pelo MPE GAECO MPF de ser um dos líderes da operação BERERE que desviou mais de 30 milhões do Detran, inclusive noticiado pelo Mídia News, impresa local e nacional.Tem que renovar, tem que ser agora, chega #ELES NÃO #ELA SIM.

  • Rafael | Sábado, 13 de Outubro de 2018, 00h26
    0
    0

    Ohh Reginaldo, com a eleição do Bozo não vai acontecer? O deputado que integrava o "centrão", o que existia de pior na Câmara dos Deputados? Vai sonhando... kkkkkkkkkkkk

  • Reginaldo Cruz | Sexta-Feira, 12 de Outubro de 2018, 21h29
    11
    4

    Mato Grosso não merece um castigo desse, já imaginou a quadrilha do RIVA, que assaltou a Assembleia Legislativa e o proprio Governo do Estado por 20 anos voltar atraves dessa mocinha bonita. Pelo amor de DEUS, com a eleição do Bolsonaro e do Mauro isso não ira ocorrer.

  • Davi | Sexta-Feira, 12 de Outubro de 2018, 18h55
    12
    5

    A Janaína Riva seria um contra-ponto ao Executivo. Maluf e Botelho só representam interesses pessoais, nem as emendas a que os deputados têm direito (que seriam importantes para a infraestrutura dos municípios) eles defenderam.

  • Carlos | Sexta-Feira, 12 de Outubro de 2018, 17h30
    11
    7

    Será que a primeira ação vai ser nomear o Riva com data retroativa a 01/01/2015.

  • Rafael | Sexta-Feira, 12 de Outubro de 2018, 16h55
    6
    4

    É ótimo para o MT mesmo, a Janaína representa o "novo", "a forma nova de se fazer política", a "oxigenação" do parlamento... Essa desgraça de Assembleia que não serve para absolutamente NADA, que não seja resolver os próprios problemas pessoais! Não fiscaliza, e quando fiscaliza é em troca de alguma vantagem! Reelegem-se os piores dos piores. A escória moral do Estado para se perpetuar no poder... mas fica o recado para os novatos: vocês vão NÃO FAZER UMA BOA CARREIRA POLÍTICA na vida, caso se aliem com essas desgraças que pode décadas e por intermédio de inúmeras gerações de suas famílias destroem o estado! Fica a dica.. Façam diferente: a população já está dando recado e na próxima eleição provavelmente o recado será ainda mais severo...

  • Amilton | Sexta-Feira, 12 de Outubro de 2018, 16h25
    10
    6

    Isso é o capeta gente!! Como pode???

  • Zeca | Sexta-Feira, 12 de Outubro de 2018, 14h17
    9
    7

    Será que já fez estágio com o pai.