19 de Setembro de 2018,

Política

A | A

Quinta-Feira, 13 de Setembro de 2018, 18h:52 | Atualizado:

"CARAVANA DA MANDINGA"

MPE descobre 2 consultas por minuto e ironiza que médicos foram mais ágeis que benzedeiras

Promotor destaca que 3.342 mil consultas foram realizadas em três dias


Da Redação

cirurgia-caravana.jpg

 

A Caravana da Transformação – política pública da gestão Pedro Taques (PSDB), que entre outros serviços oferece cirurgias de catarata à população realizou entre os dias 22 e 24 de abril de 2018, em Cuiabá, 3.342 consultas médicas em atenção especializada, o equivalente a 2,32 atendimentos por minuto. A informação consta de uma denúncia do Ministério Público Estadual (MPE-MT) que resultou na deflagração da operação “Catarata”, no último dia 6 de setembro, e que investiga irregularidades no projeto.

O MPE-MT confessou que se sentiu "espantado" com os números, sobretudo quando é levado em conta que tratam-se de "consultas médicas em atenção especializada". O trabalho na Caravana da Transformação é realizado pela 20/20 Serviços Médicos, empresa que já é investigada em outros Estados.

A denúncia é assinada pelo promotor de Justiça Mauro Zaque de Jesus.  “Matematicamente falando, 3.342 consultas realizadas em três dias seriam, pois, 1.114 consultas por dia. Pois bem, se considerarmos que foram trabalhadas oito horas ininterruptas, por dia - 480 minutos -, chegaríamos a um número espantoso indicando a realização de 2,32 consultas por minuto. Quase três consultas por minuto!!! E estamos falando em consultas médicas em atenção especializada”, diz trecho da denúncia.

O MPE-MT, porém, se mostrou ainda mais "espantado" quando contabilizou o número de procedimento de facoemulsificação, como também é conhecida a cirurgia de catarata. Nessa categoria, foram realizadas 2.146 intervenções nos mesmos três dias em abril, o equivalente a uma cirurgia e meia de catarata por minuto.

O órgão Ministerial ironizou o número de procedimentos, dizendo que nem uma “benzedeira” seria tão rápida. Nesse contexto, o MPE-MT sugeriu que o programa deveria se chamar "Caravana da Mandinga". "Ora, nem se lançassemos mão das antigas benzedeiras a substituir a ação dos médicos que atuam como prepostos da demandada 20/20, talvez integrando uma denominada Caravana da Mandinga, não seria possível se atingir tais números estratosféricos, metafísicos”, zombou o MPE-MT.

De acordo com investigações da "Operação Catarata", o governo aplica um controle frágil aos procedimentos realizados pela 20/20 Serviços Médicos, que é uma empresa de Ribeirão Preto (SP) que viabiliza este tipo de negócio em outros Estados (como Pará, Acre, Distrito Federal etc) e onde também é investigada. O governo do Estado já teria repassado R$ 41.073.335,98 milhões à empresa por meio de dois contratos.

 

Postar um novo comentário

Comentários (24)

  • Renatto Villar | Sexta-Feira, 14 de Setembro de 2018, 07h32
    4
    7

    Não sei porque a admiração com o tempo de atendimento. Pergunto aos nobre do MPE se já foram atendidos por médicos das UPAs ou de hospitais públicos? É menos de um minuto a consulta. Alguns hospitais particulares também não fica longe desse tempo.

  • Filho de encosto | Sexta-Feira, 14 de Setembro de 2018, 01h31
    14
    0

    Geeeente que babado forte. Adoooro uma macumba. Sempre bato um tambor pra políticos, rende uma boa grana.

  • Silvio Arruda | Sexta-Feira, 14 de Setembro de 2018, 00h20
    18
    2

    Credo gente, por isso meu tio ficou uma semana com dor no olho. Jesus abençoa

  • Aqui se faz, aqui se paga | Sexta-Feira, 14 de Setembro de 2018, 00h10
    21
    6

    Pedro Taques vai pagar com juros o que fez om Dilma. Vai perder a eleição, vai perder o foro privilegiado, e o processo da grampolândia vai ser desengavetado do STJ. e voltar ao Desembargador Perri. Enquanto isso Dilma vai estar discursando no Senado, eleita pelo povo de Minas, sendo aue o Aecinho playboy amigo do Taques. em teve coragem de enfrentá-la.

  • Durval Breda | Quinta-Feira, 13 de Setembro de 2018, 23h27
    7
    32

    Esse corrupto Mauro Zaque já está passando dos limites, fazendo campanha de perseguição, não é por pouco que ele frequenta a casa do Zeca Viana. Por acaso era apenas um médico na Caravana? Pelo que eu sei, inclusive contribui como apoiador em Cuiabá, eram 20 médicos, só ele fazer essas contas a partir desse número. Vai trabalhar, panacão safado, colaborador da turma do silval.

  • . | Quinta-Feira, 13 de Setembro de 2018, 23h22
    13
    4

    Cigana Catita... terapeuta holística...

  • Benhur | Quinta-Feira, 13 de Setembro de 2018, 22h55
    16
    1

    MP fala do ACORDO com sua carta Precatória com EDER de MORAES até a ASSEMBLEIA Legislativa está no Rolo a povo de HOLOFOTES

  • Ja deu !! | Quinta-Feira, 13 de Setembro de 2018, 22h42
    18
    6

    Ridiculos estes comentarios ( acho q sao comissionados q perderao a boca ) lembrando e comparando acoes com silval ! Se mt foi roubado em milhoes aplaca a ira se roubar menos ? Sera q vcs nao veem a invoerencia em suas palavras ? Temos q acabar com hipocresia , roubou um ou mil , é ladato minha gente , ow Brasil louco este ! Pedro passou a mao sim ! Tchau p ele tbm

  • henrique | Quinta-Feira, 13 de Setembro de 2018, 21h49
    8
    4

    Engraçado, que é só nas ações do MP/MT em que figura este promotor, que ocorre umas doideiras, que depois não dá em nada. O motivo, não sei. Tomara que desta vez não ocorra, porque é dinheiro nosso jogado fora. Não vejo o MP investigando estes vários advogados que distribuem mais de mil ações iguais, que pegam dinheiro dos pobrizinhos, que falsificam documentos.... pq não faz nada? Cade a OAB? é só entrevistar dois ou três juizes que a coisa anda. De olho sinhô.

  • Martins Liberato | Quinta-Feira, 13 de Setembro de 2018, 21h47
    14
    4

    Tudo bem, Pedro Taques não rouba mais deixa roubar. Será que tem divisão de numerário nessa caravana?

  • marcos aparecido cunha | Quinta-Feira, 13 de Setembro de 2018, 21h46
    12
    2

    Gente grande escrevendo errado para disfarçar que está comentando??? será??? rs

  • Marcio Ferreira | Quinta-Feira, 13 de Setembro de 2018, 21h35
    6
    8

    3 dias x 8 horas x 20 médicos = 480 horas 480 horas x 60 minutos = 28.800 minutos 3.242 consultas.foram feitas em.28.800 minutos portanto foram gastos 8 minutos e 53 segundos por consulta A conta é essa!

  • Jorge | Quinta-Feira, 13 de Setembro de 2018, 21h08
    41
    6

    Pai Pedro kkkkk

  • Monteiro | Quinta-Feira, 13 de Setembro de 2018, 21h03
    43
    7

    Usando o povo humilde pra ganhar votos e roubando o dinheiro do contribuinte,absurdo,roubaram na Educação com Perminio do PSDB e Alan Malouf e na saúde também pelo relato do MP...

  • De Moura | Quinta-Feira, 13 de Setembro de 2018, 21h01
    10
    34

    Essa MPE perturbar no tempo de Silval fazia isso

  • João batista | Quinta-Feira, 13 de Setembro de 2018, 20h32
    14
    46

    A impressão q da é q tao criando uma bolha pra incriminar o governador

  • Paulo | Quinta-Feira, 13 de Setembro de 2018, 20h21
    19
    53

    ESSE PROMOTOR TÁ COMPRADO, RIDÍCULO UMA VERGONHA, VEM CONHECER AS ONAS CONQUISTADA PELA EMPRESA, TOTALMENTE QUALIFICADA E CERTIFICA COM OS MELHORES MÉDICOS DO PAÍS !!!

  • Jair | Quinta-Feira, 13 de Setembro de 2018, 20h13
    51
    15

    Trono do Pedrinho Malvadeza está desmorando, fim de festa, adeus governo da enganação.

  • Carlos | Quinta-Feira, 13 de Setembro de 2018, 20h11
    44
    8

    Não eram vinte médicos não. Somente haviam quatro médicos operando . Façam as contas.

  • sthefanny | Quinta-Feira, 13 de Setembro de 2018, 19h38
    55
    5

    Olha, tambem fiquei na duvida. Mas depois tive acesso as seguintes informações sao 20 medicos(oftamologistas). Considerando 03 dias x 8 horas x 20 medicos = 480 horas trabalhadas. Considerando 3.242 consultas, equivale a 2,32 pessoas atendidas por minutos. Ou seja 20 medicos atendeu 3.242 consulta em 03 dias, ta meio puxando.

  • janaina tavares | Quinta-Feira, 13 de Setembro de 2018, 19h31
    24
    45

    que ridiculo... Quantos médicos fizeram o atendimento? se forem 1, 10 ou 20 muda totalmente a contagem. Ta cheirando coisa eleitoreira...

  • Jaimão da cohab nova | Quinta-Feira, 13 de Setembro de 2018, 19h07
    51
    11

    Quem demorava era Silval esse é Pedrinho Agilidade.

  • Eder | Quinta-Feira, 13 de Setembro de 2018, 18h59
    37
    58

    O que me intriga nessa denuncia do MP é que eles nao menciona a quantidade de medicos atendendo entao, para de fazer politicagem em Epoca de eleicões! Ha e mais quando Sival barbosa estava roubando bilhoes do estado onde estava o MP e mesmo?

  • Ana Paula | Quinta-Feira, 13 de Setembro de 2018, 18h54
    17
    60

    Oh inveja