Cidades

Quarta-Feira, 06 de Agosto de 2025, 17h24

CUIDADOS E DIREITOS

12ª edição do projeto Farol apresenta prévia

Da Redação

 

Nesta quarta-feira (6), a Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) realizou uma edição especial do projeto Farol, programa de capacitação de servidores da instituição, com foco no VI Congresso Brasileiro de Atuação Interdisciplinar nas Defensorias Públicas que acontece em Cuiabá nos dias 24, 25 e 26 de setembro. O encontro de hoje tem como objetivo apresentar aos servidores da DPEMT na Capital, uma prévia do que será discutido no congresso do mês que vem.

“Hoje nós estamos fazendo uma edição especial, nossa 12ª edição do Farol. Para promover o congresso e o tema acerca dos cuidados e direitos fundamentais, especialmente dos nossos servidores e membros da DPEMT, nós convidamos a professora doutora, Silvana Maria Bitencourt para falar sobre cuidados. Também convidamos a coordenadora e a gerente de Desenvolvimento e Qualidade de Vida da nossa instituição, a Thais Steffany Daltro e a Carolina Aguiar Tabosa, para falar sobre as ações integradas para o bem-estar”, afirma a analista psicóloga da Coordenadoria de Assuntos Interdisciplinares, Caroline Mendes Alves.

Com o objetivo de ampliar as discussões acerca dos cuidados, entre os dias 24 a 26 de setembro, a DPEMT, por meio da Escola Superior da Defensoria Pública de Mato Grosso (Esdep), realiza o VI Congresso Brasileiro de Atuação Interdisciplinar nas Defensorias Públicas, com o tema “Cuidado e Direitos Fundamentais”, na Faculdade de Tecnologia do Senai/MT (FATEC), em Cuiabá.

O evento reúne profissionais de diversas áreas para discutir os impactos sociais, jurídicos e institucionais do cuidado em contextos marcados por desigualdades históricas. O congresso propõe uma reflexão crítica sobre como o cuidado em suas diversas formas é distribuído de maneira desigual na sociedade brasileira.   Além das palestras com convidados de renome nacional, o Congresso contará com um espaço dedicado à apresentação de trabalhos. Profissionais, pesquisadores, defensores públicos, integrantes de equipes técnicas e demais interessados poderão apresentar suas produções para compor os anais do evento.

Durante o congresso serão debatidos dez eixos temáticos: Cuidado e Mulheres; Cuidado e as Desigualdades Raciais; Cuidado, Infância e Juventude; Cuidado e Pessoas com Deficiência; Cuidado e Pessoas Idosas; Cuidado e Pessoas Privadas de Liberdade; Financiamento e Políticas Sociais de Cuidado; Cuidado, Saúde Mental e Uso de Drogas; Cuidado e Direitos Fundamentais; e Cuidado e Políticas de Promoção ao Bem-estar.

“O Congresso tem uma importância grande por dois aspectos. O primeiro é pelo fato de estar sendo realizado aqui em Mato Grosso, trazendo a responsabilidade para a DPEMT de organizar esse evento que vai ter uma representação nacional, trazendo as equipes de atuação interdisciplinar de todas as Defensorias do Brasil. Para nós é uma honra sediar esse evento. O segundo aspecto é o tema que vai ser debatido, a política de cuidado. Quando falamos em cuidado estamos dizendo tanto o cuidado para o público interno da Defensoria quanto aos usuários dos nossos serviços. Tratar sobre esse tema é uma necessidade. Nos últimos anos a DPEMT tem voltado sua atenção para implementar políticas de cuidados tanto para cuidar dos seus integrantes quanto das pessoas que são atendidas. E esse congresso vai propiciar esse momento de discussão sobre esse tema, envolvendo tanto a equipe interdisciplinar quanto os membros da Defensoria, os servidores e representantes de outras instituições que fazem parte dessa rede de cuidado que existe no Brasil”, afirma o secretário executivo da DPEMT, Clodoaldo Queiroz.

Confira também: Veja Todas