Cidades

Segunda-Feira, 21 de Abril de 2025, 12h23

AVALIAÇÃO

4 dos 6 cursos de medicina em MT são regulares

ANA CLARA ABALÉM

Gazeta Digital

 

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) mostrou que 4 dos 6 cursos de medicina de universidades de Mato Grosso obtiveram resultados regulares em 2023, o que representa 66,67% das instituições do estado avaliadas. A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) e o Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) foram os únicos com desempenho satisfatório.

O levantamento foi divulgado na última semana pelo Ministério da Educação (MEC). Os cursos foram avaliados pelo Conceito Preliminar de Curso (CPC), um indicador de qualidade que considera o desempenho dos estudantes, corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos.

O CPC atribui uma nota as instituições que varia de 1 a 5. Nessa escala, 1 e 2 são consideradas insatisfatórias; 3 é regular, 4 e 5 são classificadas como satisfatórias.

As universidades mato-grossenses que tiveram conceito 3 são a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Campus Cuiabá, UFMT Campus Sinop, Universidade de Cuiabá (UNIC) e Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) Campus Cáceres.

Entre as instituições avaliadas pelo exame no estado, a UFR recebeu a melhor nota. Em seguida, a Univag obteve o segundo melhor resultado, ambas com um CPC 4.

Nota máxima

Além de medicina, estudantes de outros cursos também foram avaliados. Em Mato Grosso, 238 cursos participaram do Enad, entre eles apenas 5 obtiveram a nota máxima (5). O curso melhor avaliado foi tecnologia em estética e cosmética da UNIVAG. Em seguida, engenharia elétrica da UFMT Campus Cuiabá.

Fisioterapia na UNIVAG e enfermagem da UFR ocuparam o 3º e 4º lugar respectivamente. O último curso com nota máxima foi nutrição da UNIVAG.

Confira também: Veja Todas