Terça-Feira, 01 de Abril de 2025, 09h48
INCLUSÃO SOCIAL
Abertura do Programa Siminina reúne 900 alunas em Cuiabá
Da Redação
A abertura oficial do Programa Siminina Cuiabá aconteceu nesta segunda-feira (31), com o objetivo de promover a inclusão social de meninas de 6 a 14 anos em situação de vulnerabilidade econômica e social. Em 2025, o programa recebeu 973 matrículas, e cerca de 880 alunas compareceram ao primeiro dia. A adesão foi considerada um sucesso, especialmente considerando que, das 16 unidades, duas ainda estão em processo de mudança após reforma e devem estar em funcionamento até quarta-feira (2).
“O primeiro dia foi um sucesso! Tivemos uma frequência de aproximadamente 90% das alunas. Esperamos que amanhã todas já estejam presentes. As meninas chegaram, receberam um lanche, almoçaram e, à tarde, também fizeram um lanche. Antes de saírem, jantaram. As professoras estavam presentes em todas as unidades, e uma representante da equipe técnica acompanhou de perto o trabalho das monitoras”, relatou a coordenadora do Programa Siminina, Ivete Carneiro de Souza.
A primeira-dama e vereadora Samantha Iris, destacou o compromisso da gestão em proporcionar o apoio necessário para fortalecer habilidades sociais e emocionais, como autoestima, resiliência e comunicação, essenciais para que as meninas se tornem mulheres seguras e capazes de enfrentar qualquer desafio.
"É com grande orgulho que acompanho o crescimento e o impacto do Programa Siminina, que tem transformado a vida de tantas meninas em nossa cidade. O programa oferece um acompanhamento personalizado, considerando as necessidades individuais de cada uma, para garantir que todas recebam o suporte necessário em sua jornada de desenvolvimento”, afirmou Samantha.
Todas as unidades estavam bem decoradas e preparadas para receber as meninas com muito carinho. As monitoras prepararam lembrancinhas e realizaram rodas de conversa, criando um ambiente acolhedor. A alimentação foi fornecida pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência.
O Programa Siminina, com capacidade para atender até 1.100 meninas, oferece atividades como balé, fanfarra e reforço escolar, além de contar com uma equipe técnica especializada composta por psicólogas, pedagogas e assistentes sociais.
Uso de celular aumenta entre idosos, diz estudo
Sábado, 26.07.2025 08h41
Prefeitura de VG inicia obras para ampliação de escola
Sábado, 26.07.2025 08h12
MPF apura falhas no tratamento de câncer pelo SUS em MT
Sábado, 26.07.2025 08h00
Cuiabá promove 1º Mutirão do CadÚnico
Sábado, 26.07.2025 06h15
Governador se reúne com engenheiros de MT
Sábado, 26.07.2025 01h19