Cidades

Domingo, 14 de Fevereiro de 2021, 09h15

EM UM ANO

Acidentes com batidas em postes passam de 1,2 mil em MT

G1 MT

 

Em Mato Grosso, 1.265 motoristas a se envolverem em acidentes com postes em 2020, segundo dados da Energisa, um aumento de 0,5% em relação ao ano anterior. Cuiabá foi o município com maior índice registrado no ano passado, seguido por Sinop, Rondonópolis, Várzea Grande, Sorriso e Barra do Garças.

Somente em janeiro deste ano, a empresa já registrou 66 ocorrências relacionadas batidas em postes dentro da sua área de concessão.

Segundo a Energisa, o impacto da batida pode gerar graves consequências ao motorista e aos passageiros e ainda oferece risco de choque elétrico, principalmente se o poste cair por cima do veículo ou envolver rompimento de cabos.

A concessionária explica que, mesmo a rede de distribuição sendo preparada para desativar o fornecimento de energia em caso de interferência nos cabos ou postes, ainda há riscos quando ocorre uma colisão.

Segundo o coordenador de Saúde e Segurança da Energisa, Victor Hugo de Amorim Oliveira, a recomendação da empresa nesses casos é que as pessoas envolvidas no acidente não saiam do veículo e as que estiverem passando pela via não se aproximem.

Os acidentes também podem comprometer a distribuição de energia da região próxima à ocorrência. No ano passado, de acordo com a concessionária, 234 mil clientes tiveram o fornecimento de energia impactado pelas ocorrências envolvendo colisões. 

Isso porque a substituição de um poste pode levar entre 4 e 8 horas, aproximadamente, a depender da localidade e acesso, tipo e quantidade de estruturas e equipamentos envolvidos.

Comentários (1)

  • Degas |  14/02/2021 18:06:19

    Pra mim,sinceramente, a culpa é do poste.

Confira também: Veja Todas