Cidades

Terça-Feira, 12 de Outubro de 2021, 08h55

FÉ E DEVOÇÃO

Advogado cuiabano percorre 198 km a pé até Aparecida do Norte; veja vídeo

Jessica Bachega

 

“É uma experiência única e inexplicável. É desgastante, mas recomendo para todo mundo. Um deságio físico e um processo de autoconhecimento”, afirma o advogado e ex-vereador por Cuiabá, Paulo Borges. Ele percorreu o “Caminho da Fé”, de 198 km até Aparecida do Norte (SP). O percurso é rota de peregrinos às vésperas do Dia de Nossa Senhora Aparecida, comemorado neste 12 de outubro.

Anualmente, o caminho reúne milhares de devotos que seguem para agradecer graça alcançada, para pedir intervenções ou mesmo em homenagem à Santa Padroeira do Brasil.

O advogado conta que essa é a primeira vez que faz o percurso e que só caminhou a metade do trajeto, entre Paraisópolis (MG) e Aparecida (SP). Ele sempre teve vontade, mas a decisão foi tomada após incentivo de um amigo que já tinha feito o caminho algumas vezes.

Ele saiu de Cuiabá no dia 5 de outubro, num voo com destino a Guarulhos (SP). De lá, pegou um ônibus até Paraisópolis e seguiu a pé passando por Luminosa (MG), Campos do Jordão (SP), Gomeral (SP) e terminando em Aparecida. Foram 4 dias de caminhada com pernoite nessas localidades.

Antes de cumprir o trajeto, o advogado se preparou com caminhadas e musculação, além de melhorar a alimentação para suportar o desgaste físico.

“O trajeto é longo e o caminho muito íngreme. Então é bem difícil o percurso. Muito morro, mas tem gente pelo caminho. Elas vão se ajudando, tem carro de apoio”, conta.

O peregrino conta que é algo indescritível o "Caminho da Fé". São pessoas carregando cruzes, carregando a santa, tudo em prol da fé.

“Percorremos um caminho difícil, mas vale muito a pena. Foram 4 dias de caminhada e eu fui com meu amigo, que já tinha todo o conhecimento de como ir, os produtos, como se preparar, onde ficar. No caminho há muitas pousadinhas para abrigar os devotos”, explica.

Gratidão foi o que motivou o advogado a se desafiar e cumprir o trajeto de quase 200 km. “Passamos momentos muito complicados na pandemia. Perdi uma tia que era uma mãe para mim, perdi amigos. Foi para agradecer de não ter perdas maiores. Foi também uma jornada de autoconhecimento, repensar o que é importante. O que a gente quer para a vida. É um misto de autoconhecimento com devoção. Quando você chega em Aparecida, é algo surreal”, afirma.

Além de agradecer, o advogado também pediu proteção à família, ao filho que vai prestar vestibular e a todas pessoas que passam por dificuldade. “Fui e quero continuar. Você tira uma semana da sua vida e realmente dá uma aliviada e você pensa nos valores, naquilo que passa a dar mais valor, na  família, nos amigos, na saúde. É impressionante. Quero fazer outros e o de Santiago de Compostela”, relata.

O advogado chegou a Aparecida no dia 9, após 4 dias de caminhada, e retornou a Cuiabá na segunda-feira (11).

Além dele, vários outros cuiabanos também percorreram o trajeto. Fotos e vídeos da peregrinação foram compartilhados na página Cuiabanos no Caminho da Fé.

Comentários (1)

  • Marcio |  13/10/2021 08:08:31

    Então falou Deus todas estas palavras, dizendo: Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. Êxodo 20:1-5

Confira também: Veja Todas