Cidades

Quarta-Feira, 07 de Abril de 2021, 11h50

PRIORIDADE

AL cobra reserva de vacina para professores

Da Redação

 

A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Desporto aprovou na manhã desta terça-feira (6) uma indicação que será encaminhada ao governo do Estado com pedido de reserva de vacinas aos 32 mil profissionais da educação pública de Mato Grosso.

A ideia é garantir a imunização de técnicos e professores nos próximos meses para que seja garantido o retorno das aulas presenciais em Mato Grosso com a segurança sanitária necessária em meio a pandemia do coronavírus.

O deputado estadual Wilson Santos (PSDB), que preside a comissão, ressaltou que vai buscar até mesmo uma audiência com o governador Mauro Mendes (DEM) para garantir a imunização dos profissionais da educação pública.

“A Assembleia Legislativa, em sua maioria, defende o retorno às aulas presenciais com responsabilidade e precisamos destas vacinas aos técnicos e professores da educação. A Constituição Federal é clara de que a educação é um dos pilares da administração pública. Essa prioridade aos profissionais da educação pública já é uma realidade em outros Estados”, disse.

Na segunda-feira (5), o plenário da Assembleia Legislativa aprovou com 18 votos favoráveis o projeto de lei 21/2021 que inclui as atividades educacionais no rol de serviços essenciais enquanto vigorar a pandemia da Covid-19.

O projeto foi aprovado em primeira votação e retornará ao plenário na próxima semana para votação definitiva após um pedido de vistas do deputado estadual Thiago Silva (MDB).

Também votaram favoráveis a proposta de prioridade na vacinação aos profissionais de educação os deputados Thiago Silva (MDB) e Faissal Calil (PV).

Mato Grosso deu início ao Plano Nacional de Imunização no dia 18 de janeiro, atendendo as regras do governo federal.

A vacina que está sendo utilizada é a Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan de São Paulo em parceria com laboratório chinês Sinovac.

O governador Mauro Mendes (DEM) já anunciou a compra de 1,2 milhão de doses da vacina russa Sputnik V. O contrato com a fabricante foi assinado no dia 31 de março.

Os imunizantes serão entregues em dois lotes com o primeiro programado para chegar na segunda quinzena de abril.

Comentários (7)

  • Bruno |  07/04/2021 15:03:02

    Tem cobrar os municipios para vacinar e nao estocar doses, ou vacinar os fura fila... vergonha o tanto de doses nao aplicadas.

  • Marco |  07/04/2021 14:02:44

    Só uma pergunta ao nobre deputado, vacinar os professores Otimo, mas e os alunos? Vocês não acham wue estão salvando uns e sacramentando outros?

  • Rosiane |  07/04/2021 14:02:37

    E outros profissionais de áreas essenciais? Não são essenciais também para vacinar? Os caixas e atendentes do comércio tem muito mais contato com a população, no entanto não tem prioridade na vacinação.

  • Observador |  07/04/2021 14:02:19

    Sem vacinar toda população cuiabana nenhum pai vai manda Filho para escola!!! Esquece deputado Pinóquio Wilson santos! Arruma outro jeito de cumprir/ pagar seus compromissos de campanha que te elegeu!!! Acabou a era do jeitinho! Aproveita bem seu mandato, pois nunca mais se elege para mais nada!! Fica a dica: evita fazer mais besteiras no legislativo, porque senão bem emprego você arruma, mais na iniciativa privada!

  • Contribuinte |  07/04/2021 14:02:11

    A não ser que eu esteja enganado, não há aulas presenciais nas escolas desde o início da pandemia. Alguém me corrija se eu estiver errado. Por que a prioridade?

  • alexandre |  07/04/2021 13:01:47

    Prioridade pros que estão na salar de aula, não de licença...

  • Vacinajá |  07/04/2021 13:01:28

    A educação nunca foi essencial para esses políticos usurpadores,agora para fazer média com uns poucos empresários decidiram que a educação será essencial,mas só enquanto durar a pandemia,pelo menos é oque está nesta matéria depois ela volta a não ser essencial e eles voltam a vagar e andar pra educação pública para os alunos e os profissionais da educação .Hipocrisia que chama isso né?

Confira também: Veja Todas