Sexta-Feira, 12 de Abril de 2019, 18h15
Alergias alimentares são tema de palestra na Unimed Cuiabá
Da Redação
Na noite da última quinta-feira (11), o auditório da Unimed Cuiabá recebeu dezenas de pessoas, entre cooperados, colaboradores, beneficiários e comunidade em geral, para discutir as causas, sintomas, tratamentos e diagnóstico das alergias alimentares. A atividade foi realizada pela Cooperativa, em parceria com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia regional Mato Grosso (ASBAI-MT) em alusão à Semana Mundial de Alergia, que ocorreu entre os dias 7 e 13 de abril.
A presidente da ASBAI – MT, a médica alergista Dra. Ana Carolina Santos, ministrou a palestra “Alergia alimentar: um problema global” onde abordou, entre outros temas, o conceito de alergia alimentar, como funciona o processo alérgico e alimentos mais comumente relacionados às alergias alimentares. Um dos pontos que mais chamou atenção do público foi o debate sobre a diferença entre intolerância à lactose e a alergia à proteína do leite, muito comuns em crianças.
“A lactose é o açúcar do leite e a intolerância a ela é a dificuldade de digerir este açúcar o que, normalmente, causa reações gastrointestinais. Já a alergia alimentar ao leite é uma reação às proteínas do leite, e pode ter consequências mais graves, com sintomas cutâneos e respiratórios. Muitas pessoas confundem alergia com intolerância. É necessário acompanhamento médico especializado para identificar caso a caso o real problema e para garantir um tratamento adequado”, explicou.
De acordo com a palestrante, mais de 170 tipos de alimentos são considerados potencialmente alergênicos. No entanto, a maioria dos casos de reações são causados por alimentos comuns como leite, ovo, soja, trigo, amendoim, castanhas, peixes e frutos do mar. “Os casos de alergias, principalmente em crianças, têm aumentado ano a ano em todo o mundo. Por isso, iniciativas como essa da Unimed Cuiabá são fundamentais para difundir conhecimento sobre o tema, pois, nos casos mais graves, alergias alimentares podem levar à morte”, alertou a alergista.
Completando a programação da noite, a nutricionista Marina Ayres Portela deu dicas sobre substituição de alimentos em receitas para uma dieta equilibrada para pessoas com restrições alimentares e a importância do cuidado com o intestino para a absorção adequada de nutrientes. Além disso, a especialista deu orientações sobre leitura de rótulos de produtos industrializados para evitar o consumo de alérgenos. Após as apresentações, uma roda de conversa entre as especialistas e o público esclareceu as principais dúvidas dos presentes sobre o tema.
Cuiabá faz plantão de atendimentos para programa habitacional
Sábado, 19.07.2025 08h57
Campanha realiza ações de saúde neste sábado em Cuiabá
Sábado, 19.07.2025 08h55
Diretor da ANTT cita infraestrutura de qualidade em MT
Sábado, 19.07.2025 08h31
VG reforça limpeza em bairro e cobra responsabilidade de donos
Sábado, 19.07.2025 08h06
Aulas na rede municipal de Cuiabá retornam na segunda-feira
Sábado, 19.07.2025 08h02