Cidades

Domingo, 20 de Julho de 2025, 08h27

GRATUITA

Aquário Municipal é sucesso de visitação no período de férias escolares

Da Redação

 

Com uma média de 964 visitantes por dia, o Aquário Municipal Justino Malheiros e o Museu do Rio “Hid Alfredo Scaff”, localizados lado a lado no bairro Porto, se transformaram em verdadeiros pontos de encontro para famílias, turistas e moradores da capital, especialmente durante o período de férias escolares. Com entrada gratuita, o público encontra no mesmo ambiente lazer, conhecimento ambiental e entretenimento, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h.

Segundo o turismólogo da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Filipe Campos, muitas famílias estão aproveitando as férias para levar os filhos ao atrativo, que disponibiliza aos visitantes mais de 600 peixes, distribuídos em aproximadamente 22 espécies, organizadas em três biomas: Amazônia, Pantanal e Cerrado.

Além de se encantarem com o Pirarucu, Tambaqui, Pirarara, Dourado, Cachara, Jaú, Jundiá, entre outras espécies, os visitantes também podem aproveitar para conhecer a Feira Viva Mulher, uma iniciativa que valoriza o empreendedorismo feminino e promove a economia criativa, se consolidando como um espaço para toda a família.

“O espaço encanta todas as idades. Aqui é um programa não só para as crianças, mas também para quem já foi criança um dia. Os avós, os pais, todos estão convidados a conhecer o espaço”, convidou Filipe.

A moradora do bairro Coxipó, Karina Saldanha, levou a filha Maria Júlia e as amiguinhas Alice e Marina, que estavam acompanhadas de suas mães, e compartilhou a experiência das pequenas: “Uma vizinha sugeriu o passeio e topei na hora. Está todo mundo de férias, então chamei as outras mães. As meninas ficam encantadas, é cultura pura. Adoram ver os peixinhos, as cores, os tamanhos. É um passeio que diverte e ensina.”

A Feira Viva Mulher, montada no Museu do Rio, é outro atrativo à parte. Com produtos artesanais, alimentos caseiros e brinquedos, o espaço é uma vitrine do talento das empreendedoras cuiabanas. Para a expositora Soraya Suniga, o ambiente, que valoriza o empreendedorismo feminino, tem sido bem recebido pelos turistas:

“Hoje, 80% das minhas vendas são para pessoas de fora. Já atendi visitantes do Peru, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro. Essa feira abriu portas para nós e ajuda na renda extra. Eu vendo pães artesanais feitos sem leite, sem conservantes. Uso uma receita da minha avó, que aprendi aos nove anos. Cada pão é feito com muito amor. Produzo em quantidades limitadas, então quem quiser precisa garantir logo”, afirmou.

Visitação no primeiro semestre 

Entre janeiro e junho deste ano, o Aquário Municipal recebeu 300.988 visitantes, com um fluxo turístico surpreendente. De acordo com levantamento da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, liderada pelo secretário Fernando Medeiros, 38,48% dos visitantes são de Cuiabá e 8,30% de Várzea Grande. Outros municípios mato-grossenses, como Rondonópolis, Sinop, Nova Mutum e Tangará da Serra, também figuram entre os mais frequentes.

O público internacional também foi destaque, com Bolívia e Portugal registrando 14,71% dos visitantes cada. Estados Unidos e Venezuela contabilizaram 11,76% cada. A Espanha registrou 8,82%, enquanto França, Itália, Paraguai e Peru marcaram 5,88% cada. Já Argentina, China, Japão, Suíça e Uruguai tiveram 2,94% cada.

Confira também: Veja Todas