Quinta-Feira, 17 de Julho de 2025, 09h57
INUSITADO
Arara-canindé pega "carona" em carros e motos em estrada de MT
G1 MT
Uma arara-canindé tem chamado atenção de moradores e pessoas que passam pelo sítio do Pindaival, na região Rosário Oeste, a 133 km de Cuiabá, devido à simpatia e recepção com os visitantes. Vídeos feitos no sítio nesta semana mostram o pássaro, apelidado de Blue da Vila, pegando 'carona' com motoristas e motociclistas (assista acima).
Ao g1, filha dos donos do sítio, Sueli Murta da Silva, contou que Blue vive solta na natureza, mas frequenta a propriedade da família há alguns anos. Segundo ela, o pássaro fez 'amizade' com os moradores e tem até 'ciúmes' de um afilhado dela quando alguém se aproxima. “Esse final de semana que a gente estava no sítio, ela [arara] ficou o tempo todo lá. Quando a gente foi embora, nos acompanhou até em parte da estrada e depois voltou”, contou.
Além de ser uma boa companhia, a arara é conhecida por ser bagunceira, segundo Sueli. “Blue adora tirar as roupas da minha irmã do varal e jogar no chão, cata uma por uma e joga no chão. Ele é uma comédia", comentou.
A espécie
A arara-canindé tem a plumagem com cores semelhantes as da bandeira do Brasil. A ave, que também é conhecida como arara-de-barriga-amarela ou simplesmente arara-amarela, está ameaçada de extinção.Uma das razões é o fato dela se deslocar a grandes distâncias durante o dia, entre os locais de descanso e de alimentação e ser, por isso, considerada uma presa fácil.
A arara-canindé costuma fazer ninhos em buracos em troncos, onde põem ovos. Os filhotes permanecem no ninho até a décima terceira semana, período no qual são alimentados pelos pais que regurgitam o alimento nos bicos.
Cooperativa pede na justiça Corolla apreendido com faccionado que girou R$ 65 mi
Domingo, 20.07.2025 12h25
Biodiversidade de MT ganha destaque em feira mundial
Domingo, 20.07.2025 10h57
STJ nega trancar ação de filha que matou pai por causa de cama
Domingo, 20.07.2025 10h55
Riscos geológicos e inexperiência podem comprometer execução de obra
Domingo, 20.07.2025 10h31
Hospital Regional de Rondonópolis realizou 36 mil cirurgias em 6 anos
Domingo, 20.07.2025 09h37