Sexta-Feira, 28 de Agosto de 2015, 14h55
Assembleia homenageia Procuradoria Geral de Cuiabá pelos 64 anos de criação
Da Redação
A Procuradoria Geral do Município de Cuiabá foi homenageada na noite desta quinta-feira (27) na Assembleia Legislativa pelos 64 anos de criação. A sessão especial, realizada no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour, foi requerida e presidida pelo deputado Wilson Santos em reconhecimentos aos serviços prestados pela Procuradoria, que é a segunda mais antiga do País, ficando atrás apenas da de Porto Alegre (RS) criada em 1925.
Trinta e sete procuradores (incluindo quatro aposentados) receberam das mãos do deputado uma Moção de Aplauso pelos relevantes serviços prestados ao Município de Cuiabá, profissionais que se constituem em “exemplo a ser seguido por todos aqueles que trabalham como operadores de direito”, conforme diz trecho da honraria. No último dia 11, a Procuradoria Geral já havia sido homenageada pela Câmara Municipal, em sessão proposta e presidida pelo vereador Maurélio Ribeiro.
O procurador-geral, Rodrigo Gallo, por se encontrar em viagem com o prefeito Mauro Mendes, foi representado pelo procurador-adjunto, Rodrigo Verão. Gallo, em uma mensagem lida pelo procurador-adjunto, agradeceu a homenagem: “É uma data muito importante para a Procuradoria, que é intransigente na defesa dos interesses da administração pública e da população. É uma data também que faz nos lembrar de todos os que passaram pela procuradoria”.
Segundo o procurador-adjunto, Rodrigo Verão, o papel dos procuradores do munícipio é essencial para a administração da justiça, bem como da própria administração. “A Procuradoria exerce um papel fundamental na viabilização de políticas públicas. Recebemos esse reconhecimento da Assembleia com grande orgulho e satisfação, que nos faz seguir adiante com esse trabalho que estamos desempenhando”, disse Rodrigo Verão.
Modernização
O deputado Wilson Santos lembrou que à época em que foi prefeito da Capital (2005 a 2010), encontrou a Procuradoria funcionando em um espaço no Palácio Alencastro que não possuía uma estrutura adequada. O primeiro passo foi mudar a procuradoria para um prédio de cinco andares na Rua 24 de Outubro, onde funciona até hoje. Comandada pelo então procurador-geral, José Antônio Rosa, que estava presente à solenidade, a Procuradoria Geral modernizou-se. Foram adquiridos computadores e com a informatização os processos foram agilizados.
“Dentre as autarquias, destaca-se a carreira de procurador, que participa de forma direta das decisões politicas da cidade, está envolvido com os pedidos individuais ou coletivos dos cidadãos, aproxima a cidade das decisões”, disse Wilson Santos. O deputado explicou que, com o advento da Constituição de 88, as procuradorias ganharam autonomia financeira e administrativa e isso deu independência aos procuradores. “Estas carreiras de Estado assessoram, orientam os gestores e inclusive podem questioná-los. Podem, inclusive, mover ações de improbidade contra os gestores, não estão mais presos a favores, compadrios, a relação hoje é institucional, republicana”, afirmou.
Durante a solenidade, a procuradora geral da Assembleia Legislativa, Ana Lígia Marques, que também é presidente da Associação dos Procuradores do Município de Cuiabá (Apromuc), prestou uma homenagem a Wilson Santos, ao presidente da AL, deputado Guilherme Maluf, e ao procurador-geral, Rogério Gallo, concedendo-lhes o título de sócio honorário.
Atribuições
Criada em 31 de julho de 1951, pelo então prefeito Manoel José de Arruda, a Procuradoria Geral tem atualmente 33 procuradores. Entre suas atribuições estão à cobrança amigável ou judicial da dívida ativa; emissão de pareceres sobre assuntos jurídicos de interesse do Município; propor medidas de caráter jurídico visando a proteção do patrimônio do Município e também o aperfeiçoamento das práticas administrativas: representar o município junto ao Tribunal de Contas do Estado; elaborar minutas de informações a serem prestadas ao Poder Judiciário, nos mandados de segurança em que o prefeito ou secretários foram apontados como autoridades coatoras; defender os interesses do município em ações junto aos tribunais.
Policiais mirins de Campos de Júlio visitam Aquário Municipal de Cuiabá
Sábado, 19.07.2025 15h42
SER Família Capacita forma mais nove turmas em cursos gratuitos
Sábado, 19.07.2025 15h33
Sargento vira réu após flagrado bêbado e chutar soldado da PM
Sábado, 19.07.2025 15h02
Secretaria de Saúde intensifica treinamento para controle de escorpiões e aranhas
Sábado, 19.07.2025 14h37
MPF arquiva inquérito sobre hidrelétrica em terra indígena em MT
Sábado, 19.07.2025 13h40