Sexta-Feira, 07 de Março de 2025, 09h15
IMPACTO NEGATIVO
Briga entre indígenas impede alunos de estudar; MPF investiga
Prazo pra concluir a investigação é de um ano
BRENDA CLOSS
Da Redação
O Ministério Público Federal (MPF) abriu um procedimento administrativo para acompanhar as negociações que visam garantir o retorno dos estudantes da Aldeia Etenhiritipá, localizada na Terra Indígena Pimentel Barbosa, em Sinop (500 km de Cuiabá), às aulas do ano letivo de 2025.
A decisão foi formalizada por meio de uma portaria publicada nesta quinta-feira (6) e assinada pela procuradora da República, Ludmila Bortoleto Monteiro. A situação dos alunos da Aldeia Etenhiritipá chamou a atenção do MPF devido ao impacto negativo que a interrupção das aulas pode causar no desenvolvimento educacional e social das crianças e jovens da comunidade.
A medida foi tomada após o MPF identificar que os alunos da aldeia estão impedidos de frequentar as aulas regularmente devido a conflitos internos entre as lideranças indígenas. O objetivo do procedimento é acompanhar as tratativas de diálogo promovidas pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), pela Prefeitura de Ribeirão Cascalheira e pelas próprias lideranças indígenas para resolver a situação e garantir o direito à educação das crianças e jovens da comunidade.
O procedimento administrativo foi instaurado a partir da conversão de uma Notícia de Fato que já vinha sendo acompanhada pela Procuradoria da República em Sinop. A procuradora ressaltou que o procedimento administrativo é o instrumento adequado para acompanhar de perto as negociações e fiscalizar o cumprimento das medidas necessárias para resolver o impasse.
O prazo estabelecido para a conclusão do procedimento é de um ano. O MPF também determinou que o procedimento seja vinculado à 6ª Câmara de Coordenação e Revisão, responsável por acompanhar questões relacionadas aos direitos indígenas e às políticas públicas voltadas para essas comunidades.
Cleber Prepe Xavante | 07/03/2025 15:03:14
Eu quero assistir..!
Bombeiros orientam sobre cuidados com vazamento de gás
Domingo, 11.05.2025 10h18
Juíza mantém prisão de mulher condenada por golpes em MT
Domingo, 11.05.2025 10h15
Governo investe no social para melhorar a qualidade de vida
Domingo, 11.05.2025 09h54
Mães se dedicam aos filhos em atendimento no Hospital Santa Casa
Domingo, 11.05.2025 09h51
Bombeiras conciliam dupla missão e são motivos de orgulho para filhos
Domingo, 11.05.2025 09h44