Sexta-Feira, 24 de Maio de 2019, 09h35
"Cadastro Consciente" ajuda a aumentar número de doadores de medula óssea em MT
Da Redação
Todos os dias novos casos de doenças que comprometem a medula óssea, responsável pela produção de células sanguíneas, são diagnosticados. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), cerca de 80 doenças diferentes estão relacionadas ao sangue e podem ser tratadas com o transplante de medula óssea. “Mas o que a população precisa compreender, é que na maioria dos casos os doadores não estão no circulo familiar, então, o caminho é esperar que um doador compatível seja localizado”, alertou a bióloga Adriana Penha.
Em Mato Grosso a ‘Semana Estadual da Importância da Conscientização da Doação de Medula Óssea’, sancionada por meio da Lei 9.807/2012, de autoria do deputado estadual Ondanir Bortolini (PSD), Nininho, tem despertado a população para o esclarecimento acerca do cadastro voluntário consciente.
A campanha realizada há cinco anos no Estado, com o respaldo do MT-Hemocentro e do Inca, tem alcançado a proposta da Lei. “Hoje as pessoas estão mais esclarecidas, e o que nos deixa contente é que a comoção não é mais o motivo do cadastro e sim a consciência de ser a possibilidade de cura para alguém”, ressaltou o deputado Nininho.
Para a diretora geral do Hemocentro em Mato Grosso, Gian Carla Zanela, a lei da conscientização é uma parceria que deu certo.
“Todos os anos temos obtido sucesso e temos colhido os frutos, estamos aumentando cada dia mais o número de pessoas cadastradas para doação de medula óssea, e para nós, o apoio que o deputado Nininho e a Casa de Leis têm dispensado é muito importante”, explicou a diretora.
Conforme os números fornecidos pelo Hemocentro, em 2015 o número de cadastros em Mato Grosso era 51.441, atualmente são 61.741, ou seja, pouco mais de 20%. O farmacêutico Júlio Cesar, 30, doador voluntário desde 2007, contou que se cadastrou porque começou a ver a importância de ser um doador. Júlio já fez a doação e agora se prepara para a segunda doação de medula óssea.
“Me cadastrei quando eu estava na faculdade, na época eu morava em Joaçaba (SC), mas quando fui chamado para fazer a minha primeira doação eu já estava em Cuiabá. Uma coisa importante é manter o cadastro atualizado. Não consigo explicar a felicidade que senti, pois não conheço a pessoa, esse encontro leva um tempo, e para minha surpresa fui chamado para fazer o procedimento pela segunda vez”, contou Júlio César.
Campanha - No dia 28 de maio, às 8 horas, acontece a abertura da Semana Estadual da Importância da Conscientização da Doação de Medula Óssea. Conforme a Lei nº 9.807/12, o evento é realizado todos os anos na última semana do mês de maio. A programação será no auditório Milton Figueiredo, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso com o tema “III Encontro de Conscientização da Doação de Medula Óssea”.
Do núcleo de palestras estão confirmados: Dr. Luis Fernando da Silva Bouzas (RJ,) idealizador do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) no Brasil, com a conferência "Transplante de medula óssea, indicações e seleção de doadores"; Dr. Luiz Guilherme Darrigo Junior, de Ribeirão Preto (SP), especialista em transplante de medula óssea pediátrico, com a conferência "Avanços e Desafios no Transplante de Medula Óssea Pediátrico", e a Drª Danielli Cristina Muniz de Oliveira, responsável pelo Inca-RJ, com o tema "Redome 50 anos, você também pode contar esta história".
No link para as inscrições https://forms.gle/qzKodDTL9ATWpQFH7, os interessados também podem fazer as inscrições dos trabalhos, o número de vagas é limitado, e será fornecido certificado de horas pela Escola de Saúde Pública de Mato Grosso aos participantes.
TJ proíbe fisioterapeuta de "stalkear" atual de empresário dos transportes em MT
Sábado, 05.07.2025 20h00
Limpurb atende mais de mil pontos de iluminação em Cuiabá
Sábado, 05.07.2025 18h03
Conheça centro de educação ambiental inaugurado em MT
Sábado, 05.07.2025 17h55
MT Hemocentro realiza capacitação em aférese
Sábado, 05.07.2025 17h00
Alunos de escolas de Cuiabá entram em férias nesta segunda
Sábado, 05.07.2025 16h45