Sexta-Feira, 25 de Abril de 2014, 18h18
Campanha conscientiza servidores sobre hipertensão
Da Redação
A campanha Sou 12 por 8 mobilizou os servidores do TJMT, dos fóruns das Comarcas de Cuiabá e Várzea Grande e dos Complexos Maruanã e Pomeri com atividades informativas sobre hipertensão. Durante a tarde desta sexta-feira (25 de abril) o programa Bem Viver visitou os setores, juntamente com estudantes de enfermagem, aferindo a pressão dos servidores e também prestando esclarecimentos sobre o assunto.
No gabinete do desembargador José Zuquim Nogueira, por exemplo, todos os servidores aferiram a pressão. O magistrado, que há 12 anos foi diagnosticado hipertenso, toma todas as precauções para manter a pressão normal, para isso utiliza remédios e ainda melhorou a qualidade de vida. “Não adianta saber que tem pressão alta e não se cuidar. Eu melhorei a qualidade de minha alimentação tornando-a mais saudável ao diminuir o sal e gordura e ainda aumentando as porções de frutas e saladas nas refeições”, afirmou o magistrado.
Zuquim ainda ressaltou a importância do trabalho de conscientização quanto à hipertensão e lembrou que há alguns dias um servidor de seu gabinete foi encontrado caído dentro do banheiro de outra sala com problemas de pressão alta. “Ele estava com a pressão muito alta, não estava se cuidando e foi encontrado meio aéreo, fora de si. Só não morreu em face do atendimento rápido do Samu. Ele ainda ficou duas semanas internado. A doença é silenciosa e muito perigosa. Temos que nos cuidar.”, ressaltou o magistrado.
Também o garçom do TJMT, Mário da Costa Leite, participou da campanha aferindo a pressão e recebendo informações. Com a pressão aferida e tendo sido declarada normal (11/8) o servidor afirmou estar feliz. “Não sou hipertenso, mas me preocupo com a saúde. Já vou passar o final de semana bem contente por saber que está tudo certo”, ressaltou.
O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão é celebrado neste sábado (26 de abril). De acordo com a coordenadora do programa Bem Viver, Anna Preuss, a doença tem grande prevalência no mundo e pode ser evitada com este trabalho de prevenção e informação. Ela lembrou ainda que o ambulatório do TJMT tem cardiologista, equipe de enfermagem e farmácia para atender aos servidores.
TJ solta "traficante do CV" para cuidar de filhos menores em MT
Quarta-Feira, 30.07.2025 20h29
Multinacional de tecnologia conhece projeto de VG
Quarta-Feira, 30.07.2025 19h15
Seciteci participa de encontro nacional do Programa Mulheres Mil
Quarta-Feira, 30.07.2025 19h07
Procurador defende que ECA é lei mais importante
Quarta-Feira, 30.07.2025 19h06
DPEMT divulga trabalhos aprovados para o VI Congresso Brasileiro de Atuação Interdisciplinar
Quarta-Feira, 30.07.2025 18h06