Terça-Feira, 29 de Abril de 2014, 09h48
Campanha de vacinação em Mato Grosso começa dia 1º de maio
Da Redação
No dia 1º de maio será lançada a primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa em Mato Grosso. A previsão é imunizar 12 milhões e 600 mil cabeças de bovinos e bubalinos de zero a 02 anos até o fim da campanha, no dia 31 de maio, atingindo uma média de 100 mil propriedades rurais no estado. Apesar da imunização começar oficialmente na quinta-feira (1º) os pecuaristas já podem adquirir a vacina. A comercialização pelas lojas agropecuárias começou a ser feita nessa segunda-feira (28).
Todos os anos o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), órgão responsável pela Campanha contra a Febre Aftosa, tem um cuidado especial com a região de fronteira. No último fim de semana, 45 médicos veterinários e técnicos agrícolas passaram por treinamento e já começaram o trabalho de notificação aos pecuaristas para que seja realizado o agendamento da vacinação. A expectativa é que sejam imunizadas 240 mil cabeças em 700 propriedades rurais na área. “Os produtores que estão a um raio de 15 km da fronteira precisam realizar este agendamento, pois no local é necessário o acompanhamento e a fiscalização por parte dos nossos servidores”, explica a presidente do Indea, Maria Auxiliadora Diniz. O Fundo Emergencial de Saúde Animal (Fesa-MT) disponibilizou 70 mil doses de vacinas, doadas por produtores rurais de Mato Grosso, para os bolivianos que possuem pequenas propriedades que estão na linha entre Brasil e Bolívia.
Maria Auxiliadora esclarece que o Indea tem a obrigação de fiscalizar 2% das propriedades rurais do estado. Geralmente os produtores monitorados são os que foram inadimplentes na última etapa não cumprindo com a sua obrigação de vacinação e comunicação e também os que possuem propriedades de risco, que são aquelas localizadas próximas a uma grande aglomeração de pessoas, as vizinhas de assentamentos ou as que se encontram ao redor de propriedades com um grande número de animais confinados.
Mato Grosso é um dos estados com maior índice de vacinação do País, superior a 99% do rebanho, número bem maior do que os 80% exigidos pelas entidades internacionais. A Campanha contra a Febre Aftosa é dividida sempre em duas etapas, sendo que a segunda é realizada no mês de novembro e, ao contrário da primeira, que abrange apenas animais de até 24 meses, engloba bovinos e bubalinos de todas as idades. Os produtores que não cumprirem com a obrigação de vacinar e comunicar seus animais sofrem com penalidades administrativas e financeiras. A multa para quem não cumprir o calendário de vacinação, entre os dias 1º e 31 de maio, é de R$ 260,00 por cabeça. Já a falta de comunicação de dados, que deverá ser feita até o dia 10 de junho, resulta na pena de 30 dias de suspensão de movimentação de animais, ficando proibido de tirar o documento sanitário para comercializar o rebanho. Segundo Maria Auxiliadora, somente a região do Pantanal fica livre da obrigação de vacinar o rebanho nesta primeira etapa, sendo que apenas quem for movimentar o aninal é obrigado a fazê-lo.
MONITORAMENTO
O Indea monitora as lojas agropecuárias que são autorizadas a comercializar as vacinas, certificando que os estabelecimentos mantenham condições necessárias de armazenamento e qualidade do produto . Maria Auxiliadora explica que é papel do Estado controlar a qualidade da vacina adquirida pelo produtor e que o cadastro dos estabelecimentos são renovados anualmente. O Instituto possui um sistema interligado a estas lojas agropecuárias com objetivo de facilitar a vida do pecuarista. Assim que a compra é efetuada a nota fiscal já cai no sistema, o que simplifica a atualização cadastral e a fiscalização. Também conta com o mecanismo online de acesso ao cadastro, dando possibilidade ao proprietário de fazer a comunicação em qualquer município de Mato Grosso.
Para este ano são desenvolvidos mais dois trabalhos para verificar a eficiência da vacinação, por meio da sorologia. Estes mecanismos de controle são feitos com recursos do Ministério da Agricultura e do governo estadual e fazem parte das exigências de órgãos internacionais para saber se o animal está realmente livre da febre aftosa.
DAE promove dia de vacinação e reforça cuidado com a equipe
Sábado, 19.07.2025 19h42
Policiais mirins de Campos de Júlio visitam Aquário Municipal de Cuiabá
Sábado, 19.07.2025 15h42
SER Família Capacita forma mais nove turmas em cursos gratuitos
Sábado, 19.07.2025 15h33
Sargento vira réu após flagrado bêbado e chutar soldado da PM
Sábado, 19.07.2025 15h02
Secretaria de Saúde intensifica treinamento para controle de escorpiões e aranhas
Sábado, 19.07.2025 14h37