Terça-Feira, 26 de Abril de 2022, 12h04
Capacitação amplia cultura da conciliação na Justiça do Trabalho em MT
Da Redação
Magistrados e servidores da Justiça do Trabalho em Mato Grosso participam, a partir dessa segunda-feira (25), de um curso para formação de mediadores e conciliadores em conflitos judiciais. A capacitação segue até 06 de maio e vai ao encontro da meta 03 do Conselho Nacional de Justiça para 2022, que visa aumentar o índice de conciliação no judiciário.
O presidente do Tribunal mato-grossense, desembargador Paulo Barrionuevo, destacou que, entre os pontos de destaque no plano de ação apresentado em sua posse, está a expansão do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc). Este curso, segundo ele, vai capacitar os servidores das unidades do interior para poderem ser auxiliares nas conciliações. “Temos o Cejusc na capital e a ideia é levar para o interior. Não necessariamente com a criação de novas unidades, mas o próprio Cejusc da capital fazendo sessões itinerantes”, explicou.
Com a participação de 48 pessoas, o curso é realizado pela Escola Judicial (Ejud 23) do Tribunal. Segundo a diretora da Ejud, desembargadora Eliney Veloso, todos os participantes terão uma nova visão da sala de audiência e da mediação. “A conciliação é o alcance da pacificação do conflito. Em uma conciliação as duas partes saem tranquilas.”
A coordenadora do Cejusc, juíza Leda Borges, afirmou que a realização deste curso é um acontecimento importante no Tribunal. “Quanto mais pessoas dominem as técnicas adequadas de solução consensual do conflito, maior será a disseminação da cultura da paz no nosso Tribunal e fora dele”.
O curso foi aberto pelo juiz auxiliar da Presidência do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), Rogério Neiva. Com vasta experiência em mediação e conciliação, o magistrado trouxe uma visão geral sobre a resolução adequada de disputas na Justiça do Trabalho.
Ele destacou a importância do estudo do tema. “Hoje vivemos um momento em que é página virada a ideia do intuitivismo e empirismo. Essa é uma área que tem uma dimensão técnica. É preciso investir nesse conhecimento e colocá-lo à disposição das partes de maneira técnica e observando os princípios éticos”.
Cejusc
A capacitação atende a resolução 174 de 2016 do CSJT, que dispõe sobre a política judiciária nacional de tratamento adequado às disputas trabalhistas. A normativa adotou em definitivo a mediação e a conciliação como instrumentos efetivos de capacitação social, solução e prevenção de conflitos.
Em razão das atividades, até 06 de maio, o atendimento ao público no Cejusc será realizado até às 13h. A partir desse horário, atenderá apenas contatos urgentes pelo whatsapp (65) 98164-8432.
MT e Incra firmam acordo para regularizar 728 lotes de assentamento federal
Sábado, 09.08.2025 03h52
Cidade ganha novo campus da UFMT
Sábado, 09.08.2025 03h26
Cuiabá pavimenta ruas de bairro
Sábado, 09.08.2025 02h36
Sema reforça ações no interior com doação de veículos
Sábado, 09.08.2025 02h18
Sema está com inscrições abertas para curso
Sábado, 09.08.2025 01h25