Quarta-Feira, 13 de Setembro de 2017, 11h20
Central de Arrecadação será expandida em MT
Da Redação
O projeto da Central de Arrecadação e Arquivamento (CAA) será expandido para as 79 comarcas de Mato Grosso até outubro de 2017. A implantação da iniciativa foi determinada pelo Conselho da Magistratura do Poder Judiciário, considerando a urgente necessidade de redução da taxa de congestionamento e a baixa do estoque processual, bem como os significativos resultados alcançados com a implantação do piloto em Cuiabá. Além disso, o presidente do conselho, desembargador Rui Ramos Ribeiro, avalia que é imprescindível a disseminação de boas práticas de gestão e prestação judicial a todas as unidades do Estado.
Conforme o Conselho da Magistratura, a CAA será criada em todas as comarcas com a finalidade de atender os processos físicos distribuídos nas varas com competência cível (Bancária, de Falência e Recuperação Judicial, Direito Agrário, de Fazenda Pública, Executivo Fiscal, Meio Ambiente, Ação Civil Pública e Ação Popular e de Família e Sucessões), com competência Criminal (Execução Penal) e com competência Administrativa (Procedimento Administrativo). Além disso, ele amplia a competência da Central da capital para os feitos da Execução Penal.
As centrais de Arrecadação e Arquivamento serão vinculadas às centrais de distribuição das comarcas, com a atribuição de apurar a existência ou não de custas processuais, taxa judiciária e multa de processo administrativo por meio de certidão, e proceder o arquivamento definitivo. Elas receberão os feitos com trânsito em julgado a partir da instalação, desde que inexista pedido de cumprimento de sentença. O Departamento de Aprimoramento da Primeira Instância (Dapi) será responsável por providenciar as adequações necessárias nos sistemas.
A expansão da CAA atende a um pedido da corregedora-geral da Justiça de Mato Grosso, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro. De acordo com a magistrada, desde definitiva implantação da central em Cuiabá, em novembro de 2016, houve significativa redução na taxa de congestionamento e baixa de estoque processual, aumento considerável no recolhimento das custas processuais e taxas judiciárias, além de crescimento no volume de certidões enviadas ao Departamento de Controle e Arrecadação para protestos e inserção na dívida ativa, o que refletirá no incremento da arrecadação.
É inegável que a iniciativa atende aos preceitos e fundamentos da administração pública e de demonstrou uma boa prática de gestão pública e prestação judicial que deve ser disseminada e expandida a todas as comarcas mato-grossenses”, enfatizou a desembargadora corregedora, lembrando que aproximadamente 21 mil processos foram baixados e arquivados em 10 meses. Segundo Maria Aparecida, o acréscimo na arrecadação foi superior a R$ 1 milhão em comparação ao mesmo período anterior.
O funcionamento da CAA será disciplinado por um provimento da CGJ-MT. Conforme a juíza auxiliar Ana Cristina Silva Mendes, certificado o trânsito em julgado e inexistindo o pedido de cumprimento de sentença, a vara encaminhará o processo para a central após 30 dias, sendo aberto um procedimento administrativo de cobrança. Assim, ele é automaticamente excluído dos relatórios estatísticos da vara e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Na CAA, o contador realiza os cálculos para apuração das custas, taxas e multas devidas. Após esse trâmite, o devedor é intimado via Diário da Justiça Eletrônico para recolhimento do valor devido.
Reunião
Para tratar da expansão do projeto, a juíza auxiliar da CGJ-MT Ana Cristina Silva Mendes promoveu uma reunião no dia 30 de agosto, com magistrados e servidores do PJMT. Ela apresentou a ideia de levar a Central de Arrecadação e Arquivamento para todas as comarcas e de incluir a execução penal, em parceria com o Departamento de Controle e Arrecadação (DCA). A diretora do Fórum da capital, Edleuza Zorgetti Monteiro da Silva, disse que a unidade piloto está de portas abertas para receber a visita dos colegas interessados.
Cuiabá inicia construção de faixas na Av. Parque do Barbado
Sábado, 05.07.2025 10h35
Visitas técnicas valorizam agricultura familiar em VG
Sábado, 05.07.2025 10h20
Obras no Pronto-Socorro de VG começam na terça
Sábado, 05.07.2025 09h03
Cuiabá entrega dados de seis meses de gestão ao TCE
Sábado, 05.07.2025 08h20
TJ manda aérea indenizar família por cancelamento de voo e extravio de bagagem
Sábado, 05.07.2025 08h00