Quarta-Feira, 26 de Março de 2014, 08h33
Centro de referência em direitos humanos oferece cursos de qualificação
Da Redação
A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos vai oferecer cursos de qualificação para o público atendido pelo seu Centro de Referência em Direitos Humanos. Os cursos, ofertados em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec) e Sistema Nacional de Emprego (Sine) vão atender adolescentes, idosos, pessoas com deficiência, haitianos, LGBT e pessoas em situação de rua.
Os cursos de operador de computação e eletricista de redes terão início em abril e já têm pessoas cadastradas. Outros cursos, como o de auxiliar de recursos humanos e inglês aplicado aos serviços turísticos estão em fase de pré-inscrição. “Estamos atendendo uma solicitação do Centro de Referência que veio com a demanda até nós, uma vez que em Cuiabá há uma demanda muito reprimida” disse Emerson Toledo Santana, coordenador de relação interinstitucional do Pronatec da Secitec.
O Sine-MT fará o encaminhamento de emprego para quem fizer o curso. Segundo a analista de desenvolvimento social econômico do órgão Marilene Santana “o atendimento a essas pessoas é vista como prioridade, pois eles são vistos como marginalizados de todo o processo. Estamos com oferta de vagas e o centro já esta organizado com as turmas e público especifico. No final vamos encaminhar essas pessoas para o mercado de trabalho”.
A ideia do curso é que todos os participantes já saiam empregados, podendo assim mudar a realidade em que se encontram. Os que ainda não tem o ensino fundamental serão encaminhados ao programa Educação de Jovens e Adultos.
Para a coordenadora do Centro de Referência Claudia Carvalho, a realização dos cursos é uma vitória. “Com certeza é uma avanço dos nossos trabalhos. É um projeto que trabalha nas três grandes frentes, que são possibilitar cursos profissionalizantes as pessoas, inseri-las no mercado de trabalho e, sobretudo, contribuir na elevação no grau de escolaridade desta população”, disse.
Os participantes ainda terão curso básico de direitos humanos e de relação interpessoal no mercado de trabalho, para que eles conheçam melhor seus direitos e saber se portar no ambiente em que trabalharem.
Aqueles que tiverem interesse e se enquadrarem no perfil atendido pelo Centro, poderão se matricular. O Centro de Referência em Direitos Humanos de Mato Grosso fica na Rua Pedro Celestino 291, Centro Cuiabá, telefone (65) 36244730. e-mail : centrodereferenciadh@sejudh.mt.gov.br
Prefeitura de Cuiabá investe R$ 65 milhões em políticas sociais
Domingo, 13.07.2025 19h20
Padre que estuprou coroinhas em MT não poderá trabalhar fora da cadeia
Domingo, 13.07.2025 17h40
Médico alerta para 'pandemia' de pessoas 'desatentas ao presente'
Domingo, 13.07.2025 17h21
Hospital Regional de Sinop já realizou 2,3 mil cirurgias este ano
Domingo, 13.07.2025 16h55
Programas Agentes Mirins de MT reúnem 500 participantes
Domingo, 13.07.2025 16h50