Sexta-Feira, 05 de Junho de 2020, 11h20
CGE abre auditoria para apurar caso dos alimentos vencidos
Eduarda Fernandes
Gazeta Digital
A Controladoria Geral do Estado (CGE) determinou a realização de auditoria sobre a aquisição dos alimentos que estavam armazenados os depósitos da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), em Cuiabá, com data de validade vencida.
Os alimentos foram adquiridos com recursos do governo federal, na ordem de R$ 278,1 mil, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), e deveria ser distribuídos para as Escolas Técnicas Estaduais (ETEs).
De acordo com a ordem de serviço assinada pelo secretário controlador-geral do Estado, Emerson Hideki Hayashida, na quarta-feira (3), dois auditores foram designados para “realizar auditoria na aquisição de bens de consumo - Kit Lanche Pronatec, objetivando levantar indícios de responsabilidade pela perda do bem devido ao vencimento”.
A auditoria atende solicitação do secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Informação Nilton Borges Borgato e orientação técnica da própria CGE. Conforme o documento, a ordem de serviço dá aos auditores livre acesso a todas as dependências e a quaisquer documentos e informações necessários para realização dos referidos trabalhos.
O resultado do trabalho deve ser apresentado até o dia 30 de junho.
Entenda o caso
O GD teve acesso a imagens do estoque de alimentos com as respectivas datas de validade expiradas. A Seciteci informou que a compra ocorreu em 2018, em quantidade acima do necessário, e os alimentos só começaram a ser distribuídos em março de 2019, após um período de suspensão das aulas, quando os lotes já estavam vencendo.
Diante da situação, o Ministério Público Federal (MPF) abriu inquérito para investigar o caso. Como os alimentos foram comprados com recursos federais, a investigação é conduzida pela Polícia Federal.
Cooperativa pede na justiça Corolla apreendido com faccionado que girou R$ 65 mi
Domingo, 20.07.2025 12h25
Biodiversidade de MT ganha destaque em feira mundial
Domingo, 20.07.2025 10h57
STJ nega trancar ação de filha que matou pai por causa de cama
Domingo, 20.07.2025 10h55
Riscos geológicos e inexperiência podem comprometer execução de obra
Domingo, 20.07.2025 10h31
Hospital Regional de Rondonópolis realizou 36 mil cirurgias em 6 anos
Domingo, 20.07.2025 09h37