Terça-Feira, 25 de Maio de 2021, 11h14
TERCEIRA ONDA
Com aumento de casos e vacinação lenta, MT estuda retomar "medidas duras"
Gilberto Figueiredo destacou que ocupação de leitos de UTI volta a preocupar no Estado
EMILY MAGALHÃES
Da Redação
O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, admitiu na manhã desta terça-feira (25), em entrevista à Rádio Vila Real, que novas medidas de restrições contra a Covid-19 podem ser adotadas em Mato Grosso diante do aumento de casos de Covid-19. Nos últimos dias, a ocupação de UTIs subiu de forma impressionante.
Segundo boletim da Secretaria de Saúde, está na casa dos 87%. “Nós temos uma matriz de classificação risco e, de acordo com os indicadores, ela sugere aos gestores municipais a adoção de novas medidas. Nós já começamos a verificar que alguns municípios começaram a tomar decisões de restrições por força dos indicadores. Então, é muito provável que com o crescimento nas taxas de ocupação dos leitos de UTI, haja a necessidade em um futuro muito breve de serem adotadas novas medidas de contenção”, explicou o secretário.
Nos últimos dias, os municípios de Tangará da Serra e Sorriso adotaram medidas mais restritivas. Entre elas, está o toque de recolher, entre 23h00 e 5h00 da manhã.
O secretário colocou que os municípios têm liberdade para adotar as restrições, mas o Estado também pode adotá-las caso seja necessário. Figueiredo ressalta que enquanto não houver vacina para toda a população, as medidas de restrições devem ser controladas de acordo com a capacidade de assistência hospitalar.
Atualmente, a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) está em 87,43% para UTIs adulto e em 38% para enfermarias adulto. “Nós tivemos momentos difíceis em que ficamos alguns dias sem leito de UTI. Estamos agora com 87% de ocupação novamente. Então a gente precisa sim se preocupar com esses aspectos”, afirmou.
Ainda segundo o secretário, o Centro de Triagem, localizado na Arena Pantanal, não deve ser desativado devido ao aumento de casos. “Quando eu citei esse fato, analisava um painel epidemiológico diferente. Agora, começando a sinalizar o crescimento, logicamente nós seremos prudentes e não iremos paralisar as atividades na Arena que é um grande serviço prestado à população. Também percebemos que a rede pública municipal ainda não se preparou para fazer aquilo que seria sua obrigação”, concluiu.
VOLTA ÀS AULAS
Em relação à volta às aulas, Figueiredo declara que existe um protocolo elaborado pelo Governo do Estado, em conjunto com a Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação, para o retorno das atividades presenciais nas escolas estaduais de forma híbrida. “Nós temos um governo harmônico. Tenho uma ótima relação com o secretário de Educação e essas decisões são tomadas em conjunto. O que existe é uma recomendação, um protocolo sanitário estabelecido para que isso aconteça. Agora, quem garante se isso está em condições de atender é o secretário de Educação. Eu sou responsável pela gestão das unidades hospitalares, não sou responsável por assegurar que escola 'x' ou 'y' vá atender aos requisitos estabelecidos. Com a luz da garantia de que ele vá adotar essas medidas sanitárias, pode-se voltar sim de forma híbrida, assim como a rede privada voltou. Agora, se você chegar em uma escola e não tiver álcool para higienizar as mãos, as crianças não estiverem usando máscaras, estiverem aglomeradas, aí realmente é um problema” disse o secretário.
“Nós não esperávamos que uma pandemia pudesse durar tanto tempo assim. Nós não podemos o resto da vida deixar as crianças afastadas do ambiente escolar. Defendo a imunização dos profissionais da educação, como eu disse estou fazendo gestão junto ao Ministério para que a gente possa imunizar em nível de país, porque alguns Estados, inclusive, já começaram a imunizar os profissionais da educação. Mas, eu acho que nós precisamos gradativamente retornar as atividades sob pena de um prejuízo imensurável ao processo de ensino e aprendizagem de todos os nossos alunos” finalizou.
VACINAÇÃO
Mato Grosso ainda não tem uma previsão oficial para o recebimento de novas doses da Coronavac e alguns municípios continuam com a aplicação do imunizante suspensa. Figueiredo afirma que assim que as doses chegarem ao Estado, a prioridade será a aplicação da segunda dose os cidadãos que receberam a primeira.
Segundo o secretário, os municípios que enfrentam o problema da falta de doses, só poderão avançar a imunização para novos públicos a partir da regularização da segunda dose. Ele ainda aproveitou para comentar sobre o anúncio feito pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) sobre a imunização dos profissionais da comunicação.
“Queria deixar muito claro aos profissionais da comunicação, o secretário de Saúde do Estado concorda e é a favor da imunização dos profissionais da comunicação, como sou a favor da imunização de todos os profissionais nas diversas faixas etárias. O que não podemos é ter a irresponsabilidade de ficar fazendo uma promessa cuja solução total não está em nossas mãos, e sim, nas mãos do Ministério da Saúde. Então, se não tiver doses de vacinas pode criar esse ou qualquer outro grupo, que só vai aumentar o problema e penalizar as pessoas que tomaram a primeira dose e estão esperando a segunda dose”, criticou.
“De onde vamos tirar tantas doses para cobrir o rombo agora que as estratégias de vacinação não estão sendo muito corretas. Então, a gente não pode ser irresponsável de anunciar a vacinação de um público apenas em uma demonstração política, sem ter vacinas para vacinar”, finalizou.
MARIA TAQUARA | 25/05/2021 17:05:04
Cidadão cuiabano, é assim que vejo esse governo desde o começo da gestão. Fazem mto caixa com aumento de impostos, corte de direitos de trabalho como RGA, não contratação de serviços temporários como dos professores por 6 meses durante a pandemia, aumento do ICMS de combustÃveis... e por fim, sempre bravejam que estão com o caixa no positivo. Bom, eu não esperava menos
Márcio | 25/05/2021 16:04:52
Os servidores da SECITEC estão trabalhando de forma insalubre. Muitos estão aglomerados, num espaço de 60 m2, há mais de 50 servidores trabalhando. Um absurdo. Se alguém vier a falecer desse vÃrus chinês, será por culpa desse governador.
Cidadão cuiabano | 25/05/2021 16:04:47
A conversa do governador é outra, pra ele o importante é o estado crescer no ritmo da china, mesmo que a preço de milhares de vidas humanas. Governador arrogante e que se preocupa só com os ganhos dos bilionários deste estado. O povo que vá trabalhar igual escravo para as elites.
Alberir Figueiredo | 25/05/2021 15:03:53
Só blá blá blá.. Moage x moage. Vão fazer nada, quem manda em MT é o setor empresárial, o setor jornalistico (mÃdia) e a Fecomércio, se eles disserem que não vai fechar nada, nada é fechado e pronto. EP e MM mandam em mer€@* nenhuma.
MARIA TAQUARA | 25/05/2021 13:01:42
medidas duras como o retorno do trabalho presencial de professores nas escolas?
Gastrite | 25/05/2021 13:01:37
Uai... Não vai liberar a aula da rede estadual? O Gilberto falou que tinha que voltar urgentemente, agora fala em esquecer... Os discursos estão altamente contraditórios: cada secretária fala uma coisa... Vai entender! Vocês tem que sentar e alinhar o que o povo vai seguir...
Fabiano | 25/05/2021 13:01:14
Esses pulhas só pensam neles mesmos a população que se exploda. Os governos, estadual, municipal e federal jamais pensaram no seu povo mas esse povo merece e até parece hiena, come carniça e ainda ri...
MT em pânico | 25/05/2021 12:12:57
Ué!!!! O governador não é o cara? Nota máxima dos banqueiros! Primeiro mundo! Mra demagogia e politicagem vil e covarde se acharem. Enquanto esse governador conta piadas,a PANDEMIA se alastrar e mostra a incompetência desse gestor de mentiras
Só observo | 25/05/2021 12:12:28
Cada povo tem o polÃtico que representa melhor a média da sociedade. População de pessoas irresponsáveis e inconsequentes, tem o que pede.
Observador | 25/05/2021 12:12:26
Um Secretário de Saúde que não entende nada de saúde só no MT.
Samir khaled | 25/05/2021 12:12:16
Para quem pleiteia disputar para dep. Estadual, já tá lascado. Fica pensando enquanto a doença avança. Lento quase parando.
deovaldo | 25/05/2021 11:11:42
Não sanem planejar e ficam de IMIMIMIMIMIMIMIMIMIMI,,,,caras palidas, estão brincando com vidas alheias, isso não se faz, se pararem pra pensar iniciou desde o Governo Federal, Estadual (o Mauro trabalhou muito, o municipal (nenel deixou a desejar), enfim atrapalhada em cima de atrapalhada.
Analista PolÃtico | 25/05/2021 11:11:33
Entrega o cargo senhor, lamentável. Me reputo a chamar esse cidadão de Secretário de Saúde. Ele pode ser tudo, menos isso!
Teka Almeida | 25/05/2021 11:11:33
Esse é outro que já procura dar pitaco e aparecer todos os dias na mÃdia, pois pretende se candidatar a deputado. Esse ZÉ POVINHO sempre querendo tirar vantagem de tudo e todos.
VG reforça sinalização de trânsito no entorno de escolas
Domingo, 20.07.2025 08h47
Quatro rodovias estaduais sob concessão passam por obras de recuperação
Domingo, 20.07.2025 08h36
Aquário Municipal é sucesso de visitação no período de férias escolares
Domingo, 20.07.2025 08h27
Catadores transformam recicláveis em sustento com apoio da Prefeitura de VG
Domingo, 20.07.2025 08h23
VG está entre as piores cidades do país
Domingo, 20.07.2025 07h58