Terça-Feira, 28 de Maio de 2019, 23h11
Com recursos de projetos e de parcerias, unidade de Vila Bela melhora estrutura
Da Redação
A unidade prisional de Vila Bela da Santíssima Trindade (562 km a oeste de Cuiabá) ganhou mais uma obra que reforça a segurança do local. Está sendo finalizada a construção de uma calçada ao redor de toda muralha da unidade, feita com a mão de obra de 12 reeducandos.
O diretor da cadeia, Edvan Coelho, explica que a obra foi possível graças aos recursos obtidos com a venda de móveis fabricados na marcenaria e das hortaliças cultivadas na unidade. “Também tivemos doações por meio do conselho da comunidade e doações de materiais de construção de uma empresa agropecuária. Desta forma foi possível fazer 400 metros quadrados de calçadas e melhorar a infraestrutura da unidade”, observa o diretor.
Horta e marcenaria
Duas das principais frentes de trabalho para reeducandos instaladas na unidade prisional, a marcenaria e a horta hidropônica rendem recursos com a vendas dos produtos que são revertidos na melhoria da cadeia. Parte das hortaliças também são doadas às creches do município.
A horta hidropônica foi a primeira nesse modelo criada numa unidade prisional, em uma área antes sem utilidade e se transformou em um projeto de sucesso desenvolvido pela direção e servidores. Por mês são colhidos em torno de 4 mil pés de alface de três tipos e rúcula, que auxiliam na merenda de estudantes de creches e escolas da cidade, além de ser revendida para a empresa que fornece alimentação para a unidade prisional.
"A demanda é grande e ampliamos a estrutura para atender a necessidade de produção", afirma o diretor, Edvan Coelho. Um técnico agrícola do município instruiu os reeducandos no plantio e cultivo de hortaliças.
Na marcenaria são fabricados móveis de diversos modelos e também já foram reformados mobiliários de escolas do município. Além da remição de pena que os reeducandos recebem pelo trabalho, há o retorno social com a prestação de serviços à população.
A unidade está organizando agora para atender aos pedidos de mão de obra dos reeducandos na reforma e limpeza de prédios públicos município. A direção aguarda liberação da justiça para a saída dos presos.
Policiais mirins de Campos de Júlio visitam Aquário Municipal de Cuiabá
Sábado, 19.07.2025 15h42
SER Família Capacita forma mais nove turmas em cursos gratuitos
Sábado, 19.07.2025 15h33
Sargento vira réu após flagrado bêbado e chutar soldado da PM
Sábado, 19.07.2025 15h02
Secretaria de Saúde intensifica treinamento para controle de escorpiões e aranhas
Sábado, 19.07.2025 14h37
MPF arquiva inquérito sobre hidrelétrica em terra indígena em MT
Sábado, 19.07.2025 13h40