Segunda-Feira, 28 de Junho de 2021, 19h14
Comissão de Revisão Territorial adia discussão de projetos após pedido de vista
Da Redação
A Comissão de Revisão Territorial dos Municípios e das Cidades realizou a primeira reunião extraordinária na tarde desta segunda-feira (28). Os três projetos de lei em pauta foram alvo de pedido de vista do deputado estadual Valmir Moretto (Republicanos) e devem ser devolvidos em até 48 horas.
Os PLs nº 501/2021 e nº 502/2021 têm objetivo de incorporar áreas a Juscimeira e a Campo Verde, respectivamente. Já o PL nº 503/2021 pretende revogar a Lei nº 11.416/2021, que incorporou área a Jaciara. O autor da proposta de revogação, deputado Allan Kardec (PDT), defendeu a aprovação do texto pela Assembleia Legislativa e chamou a lei sancionada de “absurda”.
Na avaliação de Kardec, é preciso começar o processo de incorporação da área “do zero” para respeitar todo o processo determinado na legislação, que prevê a realização de consulta pública por meio de plebiscito para a incorporação de uma nova área a um município. Segundo o parlamentar, os outros projetos que têm como objetivo a incorporação de áreas a municípios podem ter a discussão prejudicada caso a lei que beneficiou Jaciara não seja revogada. “Precisamos fazer esse debate em conjunto e não privilegiando um município”, argumentou.
O pedetista ainda defendeu que o projeto fosse aprovado na reunião e levado ao Plenário esta semana. Porém, o deputado Valmir Moretto decidiu manter o pedido de vista de todos os projetos em pauta . “O deputado Valmir Moretto pediu vista para poder entender melhor a situação, já que um desses processos tem uma lei sancionada e dois que têm o mesmo requisito já estão em fase adiantada. Ele vai agora analisar mais profundamente a proposta de revogação da lei”, afirmou o presidente da comissão, deputado Nininho (PSD).
Nininho ainda disse que a Assembleia não pode pular nenhuma etapa prevista na Constituição Federal e em lei estadual na análise desses projetos, para não ocorrer o que aconteceu com a Lei nº 10.500, que foi revogada pela Justiça e também dispunha sobre divisas intermunicipais. “Precisamos ouvir a população dos municípios afetados por meio de plebiscito”, frisou.
Além de parlamentares, também acompanharam a reunião representantes de assentamentos rurais como Santo Antônio da Fartura e Córrego do Ouro, que pedem que seus territórios sejam anexados ao município de Campo Verde.
TJ proíbe fisioterapeuta de "stalkear" atual de empresário dos transportes em MT
Sábado, 05.07.2025 20h00
Limpurb atende mais de mil pontos de iluminação em Cuiabá
Sábado, 05.07.2025 18h03
Conheça centro de educação ambiental inaugurado em MT
Sábado, 05.07.2025 17h55
MT Hemocentro realiza capacitação em aférese
Sábado, 05.07.2025 17h00
Alunos de escolas de Cuiabá entram em férias nesta segunda
Sábado, 05.07.2025 16h45