Quinta-Feira, 04 de Abril de 2019, 18h59
Comissão destaca atuação do MPMT no acolhimento a crianças
Da Redação
A atuação do Ministério Público do Estado de Mato Grosso para viabilizar a construção e funcionamento de casas lares em Cuiabá, conhecidas como “Casas Cuiabanas”, para acolhimento de crianças e adolescentes será sugerida às demais unidades do Ministério Público Brasileiro como uma boa prática a ser replicada. Foi o que adiantou nesta quinta-feira (04) a promotora de Justiça do Ministério Público da Paraíba, Darcy Leite Ciraulo, membro auxiliar da Comissão da Infância e Juventude do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), presidida pelo conselheiro Leonardo Accioly.
Nesta quinta-feira, ela e o promotor de Justiça do Distrito Federal Márcio Costa, membro colaborador da comissão, e mais dois servidores do CNMP participaram de uma reunião no gabinete do procurador-geral de Justiça em Mato Grosso, José Antônio Borges Pereira. Também estiveram presentes no encontro o titular da Procuradoria Especializada na Defesa da Criança e do Adolescente, Paulo Roberto Jorge do Prado; o procurador de Justiça e ex-conselheiro do CNMP, Marcelo Ferra de Carvalho; a promotora de Justiça auxiliar da PGJ, Hellen Uliam Kuriki; o coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude, promotor de Justiça Márcio Florestan; e os promotores de Justiça que atuam na defesa da criança e do adolescente em Cuiabá.
“A atuação do MPMT para viabilização das Casas Cuiabanas é uma boa prática que precisa ser replicada. Queremos mostrar às demais unidades do Ministério Público Brasileiro como o MP de Mato Grosso atuou para conseguir firmar esse termo de ajustamento de conduta. Via de regra, nos demais estados não se tem verba financeira para funcionamento dessas unidades”, destacou a promotora Darcy Leite Ciraulo.
Desde segunda-feira, os membros da comissão estão em Cuiabá e já realizaram visitas ao Centro Socioeducativo e às unidades de acolhimento institucional. O objetivo é colher dados para elaboração de um diagnóstico nacional sobre o atendimento à criança e ao adolescente. Mato Grosso foi o penúltimo Estado da Federação a ser visitado. Os trabalhos serão concluídos em maio no Estado de Mato Grosso do Sul.
“O presidente da comissão, conselheiro Leonardo Accioly tem articulado parcerias e desenvolvido esse trabalho para elaboração de um diagnóstico nacional. Estamos coletando dados para a junção de todas as unidades da Federação para trabalharmos as políticas públicas em nível nacional com base em dados concretos em prol da socioeducação e das crianças acolhidas”, afirmou, destacando a importância da continuidade do trabalho desenvolvido pela atual direção da CIJ/CNMP.
O procurador de Justiça Paulo Roberto Jorge do Prado destacou a importância do trabalho desenvolvido pela comissão para o fortalecimento da política nacional de defesa da criança e do adolescente. “Eles estão levantando números e exemplos que serão utilizados para a definição de um perfil nacional de atuação do Ministério Público”, destacou.
Justiça inocenta homem por matar desafeto após levar soco no rosto em MT
Domingo, 06.07.2025 22h00
Erro em BO faz Justiça condenar idosa a indenizar família de morto em Cuiabá
Domingo, 06.07.2025 21h58
Justiça condena empresário a indenizar secretária de MT por acusação sem prova
Domingo, 06.07.2025 20h05
Nova diretoria da Bem-Estar Animal foca em acolhimento
Domingo, 06.07.2025 20h04
Aquário Municipal de Cuiabá recebe mais de 300 mil visitantes
Domingo, 06.07.2025 19h39