Quinta-Feira, 06 de Março de 2014, 15h14
Concurso irá estimular crianças a pensar em transparência
Da Redação
A Prefeitura de Cuiabá vai realizar o 1º concurso de redação e desenho para estudantes das escolas municipais da capital. A competição, organizada pela Controladoria-Geral do Município, será realizada durante a “Semana da Transparência”, evento que irá apresentar aos alunos as ferramentas que a população pode utilizar para fiscalizar a administração pública.
O tema do concurso, que será realizado em maio, será “Acesso à Informação: Um direito de todos”. Na redação, concorrerão estudantes do 6º ao 9º ano e, em desenho, os do 1º ao 5º ano. Os vencedores e seus respectivos professores vão receber prêmios da Prefeitura de Cuiabá. Além disto, os campeões poderão ainda participar da competição nacional, organizado pela Controladoria-Geral da União.
O concurso, bem como a “Semana da Transparência”, está sendo organizado pela Controladoria-Geral do Município, que atua em parceria com a Controladoria-Geral da União. Segundo o controlador-geral do município, Marcelo Bussiki, a meta é fazer com que cada vez mais cedo o cidadão tenha ciência das ações de controle social propostas pelo Executivo.
“Estamos criando uma série de medidas que permitem que a população mantenha um maior controle sobre o bem público. Contudo, precisamos divulgar essas medidas para a sociedade, para que todos saibam de que forma podem fiscalizar a administração e tenham o hábito de participar da administração”, disse.
Somente no último ano, a Prefeitura de Cuiabá já editou 13 atos e leis que deram transparência na atuação do município e que auxiliam no combate à corrupção. As ações foram determinadas pelo prefeito Mauro Mendes como forma de ofertar à população um novo cenário de confiança na administração pública.
Entre elas está a criação da Lei de Acesso à Informação, que já era prevista na Constituição Federal, mas que foi finalmente regulamentada na atual administração. Conduzida pela Controladoria-Geral do Município, a lei de nº 5.715 forneceu aos munícipes a possibilidade de acesso direto às ações do Executivo.
Ações
Os servidores do Poder Público municipal que exerciam suas funções em desacordo com a lei também foram foco de atenção da Controladoria. A prática de nepotismo e a contratação de funcionários que não sejam “ficha-limpa” estão coibidas. Também o setor privado teve que atender a normas de identificação de idoneidade.
Através do Cadastro de Impedidos (CIM), empresas que já tenham causado prejuízos aos cofres públicos são inseridas em uma lista e classificadas como “impedidas” de firmar contratos com a Prefeitura de Cuiabá.
Agrosolidário apoia trabalho da Pastoral da Criança em cidade de MT
Domingo, 13.07.2025 11h50
Com 3 biomas, MT ganha destaque na maior feira de birdwatching do mundo
Domingo, 13.07.2025 11h44
Enteda porque cidade de MT criou aeroporto para receber ETs
Domingo, 13.07.2025 11h32
Limpurb vai atender 17 bairros em uma semana
Domingo, 13.07.2025 11h29
Ministro manda "Gordão do CV" esperar decisão do TJ-MT
Domingo, 13.07.2025 11h04