Terça-Feira, 03 de Dezembro de 2019, 14h10
Conselho promove palestra inclusiva para debater acessibilidade universal
Da Redação
“Entendendo a Acessibilidade Universal” é o tema da palestra inclusiva promovida pelo Conselho Estadual de Defesa do Direito da Pessoa com Deficiência (Conede), vinculado a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT). O evento será realizado nesta terça-feira (03.12), a partir das 19 horas, no Sesc Arsenal.
A palestra será gratuita e aberta ao público em geral, em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
O assunto será abordado pelo conselheiro e servidor público Robinson de Carvalho Araújo, que pretende explicar que pequenas mudanças podem favorecer a acessibilidade, como ajustes de rampas, alertas, placas, rotas acessíveis e comunicação. A acessibilidade, ou a falta dela, é empecilho para cerca de 669 mil pessoas que possuem algum tipo de deficiência em Mato Grosso. Os dados são do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de 2010.
“Sentimos a necessidade de promover a conscientização da população sobre a acessibilidade, que não entendem, na maioria das vezes, os limites de atuação do poder público e dos seus próprios direitos”, disse o conselheiro.
O servidor Fernando Guerreiro, 36 anos, precisou desenvolver e aguçar outras habilidades, como a audição e a sensibilidade, para diminuir a dificuldade de atividades consideradas fáceis para a maioria das pessoas. Cego, desde os sete anos de idade, ainda trava uma batalha diária na busca pela garantia dos seus direitos, como o de ir e vir.
Mestre em Ciência da Educação e formado em Pedagogia com especialização em inclusão e ênfase em libras, o servidor comemora as conquistas, mas entende não ser uma realidade para todos.
Guerreiro trabalha na Biblioteca Estevão de Mendonça oferecendo informações e auxiliando pessoas que também têm dificuldades visuais. Ele ensina o sistema Braille, um código de escrita utilizado pelas pessoas cegas, e acredita que as pessoas pensam que discutir a acessibilidade atende somente aos deficientes físicos.
“Entendo que ter acessibilidade é conseguir ir ou fazer o que qualquer outra pessoa faz. Quando isso não ocorre, o lugar é que é deficiente”, comentou.
Data
O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, em 3 de dezembro é promovido pelas Nações Unidas desde 1992, com o objetivo de despertar uma maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência, além de mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas.
Agrosolidário apoia trabalho da Pastoral da Criança em cidade de MT
Domingo, 13.07.2025 11h50
Com 3 biomas, MT ganha destaque na maior feira de birdwatching do mundo
Domingo, 13.07.2025 11h44
Enteda porque cidade de MT criou aeroporto para receber ETs
Domingo, 13.07.2025 11h32
Limpurb vai atender 17 bairros em uma semana
Domingo, 13.07.2025 11h29
Ministro manda "Gordão do CV" esperar decisão do TJ-MT
Domingo, 13.07.2025 11h04