Segunda-Feira, 20 de Julho de 2020, 10h34
CRF-MT promove palestra sobre Testes Rápidos de Covid-19
Da Redação
O Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso (CRF-MT), irá realizar no próximo sábado (25.07), às 19h, a palestra sobre ‘Testes Rápidos de Covid-19 em estabelecimentos farmacêuticos’, pelo Google Meet.
Os interessados deverão acessar o link: https://bit.ly/3fOHlTI e fazer a inscrição gratuita, com vagas limitadas.
A ideia para realizar a palestra surgiu da farmacêutica, Drª. Thaís Dal Molin que com frequência realiza ações para a conscientização da pandemia. “É um tema extremamente importante para a classe farmacêutica, pois temos que fazer toda a difusão de conhecimento, e ainda temos que saber lidar com medidas individuais, sociais, comportamentais e governamentais para o controle da doença”, reforçou Thais.
O presidente do CRF-MT, Iberê Ferreira da Silva explica que neste momento toda a informação é válida, principalmente para os farmacêuticos que estão na linha de frente ao Covid-19.
“Em um momento em que a pandemia do novo coronavírus continua avançando no Brasil e no mundo, cresce a necessidade de realizarmos testes em massa para detecção do contato com o vírus SARS-CoV-2 e conhecimento do verdadeiro número de infectados. O diagnóstico preciso e correto é fundamental para propor quaisquer medidas relacionadas à prevenção e ao prognóstico da infecção”, destacou Iberê .
Como funciona o Teste Rápido?
Oferecido em farmácias e realizado apenas por Farmacêuticos, o teste rápido sorológico detecta apenas a presença de anticorpos para o novo coronavírus no sangue da pessoa. Com ele é possível detectar dois tipos de anticorpos, o IgM, que começa a ser produzido aproximadamente de 08 a 12 dias após a infecção, e o IgG, que passa a ser produzido depois de aproximadamente três semanas, e perdura no organismo, conferindo o que chamamos de memória imunológica. Após algumas semanas, o IgM diminui, e com o tempo permanecerá o IgG.
Esse teste não detecta a presença do vírus, ele só pode dizer se a pessoa já teve contato com o vírus e desenvolveu anticorpos em número detectável. O teste rápido pode ajudar a mapear quem já teve o contato viral. Mas não serve para fazer diagnóstico preciso, nem para liberar pessoas da quarentena, em virtude de suas limitações técnicas.
Governo de MT inaugura escola indígena em Juína
Sábado, 19.07.2025 09h46
Venda da Santa Casa causa incerteza entre empresas notificadas
Sábado, 19.07.2025 09h10
Cuiabá faz plantão de atendimentos para programa habitacional
Sábado, 19.07.2025 08h57
Campanha realiza ações de saúde neste sábado em Cuiabá
Sábado, 19.07.2025 08h55
Diretor da ANTT cita infraestrutura de qualidade em MT
Sábado, 19.07.2025 08h31