Cidades

Segunda-Feira, 13 de Março de 2023, 10h32

NEGLIGÊNCIA

Criança de 3 anos morre após tosse alérgica em MT; médica é afastada

Manuela teve quatro paradas cardíacas e morreu ao retornar a UPA

ANDRÉ GOMES

Da Redação

 

Uma menina de três anos morreu após dar entrada em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com tosse seca. A pequena Manuelle Tecchio deu entrada na unidade na terça-feira (7), com quadro de tosse seca e três horas depois, teve quatro paradas cardíacas e morreu.

A Prefeitura de Sinop (500 km a norte de Cuiabá) determinou, ao Instituto de Gestão de Políticas Públicas (IGPP), que faz a gestão da unidade, a abertura, imediata, de uma sindicância para apurar o atendimento e os protocolos adotados que envolveram a morte da paciente, na Unidade de Pronto Atendimento de Sinop, Anete Mota Maria Maria (UPA 24 h). O pai, que ainda está abalado com a situação, deu entrevista dizendo que já havia procurado a UPA na segunda-feira (6), pois a menina estava com sintomas de gripe.

A médica examinou, pediu exames de urina e sangue, mas disse que os exames não acusaram doenças. A profissional receitou medicamentos e liberou a menina para retornar para casa, com diagnóstico de tosse alérgica.

Porém, a pequena não teve melhoras. E os pais então retornaram a UPA com a menina. Ao chegar ao local, a menor foi novamente examinada e, após realizar o raio-x do tórax, foi constatado que ela estava com os dois pulmões comprometidos.

Como a cidade de Sinop não tem Unidade de Terapia Intensiva (UTI) infantil, a menina estava aguardando para ser transferida, foi quando a criança teve quatro paradas cardíacas e na quinta-feira ela não resistiu e morreu. “A gente não sabe se foi feito algum tipo de drenagem ou não. Sabemos somente que a Manuelle teve quatro paradas cardíacas e na quinta ela não resistiu e acabou falecendo. É muito difícil acreditar, pois a Manuela era uma menina muito saudável. Então gostaríamos de fazer um alerta para as pessoas que estão indo a UPA, e os médicos estão falando que é simplesmente uma tosse alérgica, que está acontecendo nas escolas. Não deixe para amanhã, exija um raio-x, na hora. No meu caso era só a médica ter feito o pedido na primeira vez que procurei a UPA, não é ela que faz o exame, ela só solicita”, disse o pai.

O pai ainda faz um apelo para que o poder público leve uma UTI infantil para a cidade de Sinop. “Como que as pessoas querem que Sinop seja a capital do Nortão, se não existe uma UTI neonatal, se não existe apoio para as famílias, e peço para pessoas que briguem pela saúde”, afirma Lucas Pootz. 

O laudo do Instituto Médico Legal (IML), aponta que a morte de Manuelle foi choque séptico e pneumonia. A sindicância implica no afastamento das atividades profissionais da médica que atendeu a paciente para que a investigação dos fatos não seja afetada.

A médica deverá permanecer afastada da instituição de saúde até que as investigações sejam concluídas. Com isso, a profissional ficará impedida de acessar as instalações da UPA. A secretária de Saúde, Daniela Galhardo, informou que toda suspeita precisa ser apurada. “Não podemos fazer julgamentos precipitados, mas precisamos apurar como foi realizado o atendimento. Por isso, determinamos a abertura da investigação, que culminou com o afastamento da profissional”.

A paciente de 3 anos, foi admitida na Unidade de Pronto Atendimento de Sinop (UPA 24h), no dia 7 de março, com queixa de deficiência respiratória, tendo, em poucas horas, um agravamento do seu quadro clínico. De acordo com a direção da unidade, todos os protocolos médicos foram aplicados, no entanto, na madrugada do dia 08 de março, a paciente evoluiu a óbito.

O apresentador da TV Vila Real, Wesllen Tecchio, contou que estava com a esposa e as duas filhas a caminho do velório da pequena Manuelle, que é sua sobrinha, quando perdeu o controle do carro e capotou após uma tentativa de ultrapassagem de uma carreta na pista. Aliás, segundo ele, chovia muito no momento do acidente.

Apesar dos danos materiais, o apresentador e a família não tiveram ferimentos graves. Além disso, Wésllen agradeceu as mensagens de apoio que recebeu ao longo do dia e pediu orações, sobretudo, com relação a perda de sua sobrinha. E criticou o atendimento que a sobrinha recebeu na unidade de saúde.

Comentários (9)

  • Ulisses |  13/03/2023 18:06:00

    A adoção desse procedimento de só mandar para casa é quase unanimidade entre os médicos. Não há solicitação de exames complementares, para eles os pacientes são só mais um durante o "exaustivo" dia de plantão dos mesmos. E isso não é só na saúde pública não, o próprio Pronto Atendimento da Unimed em Cuiabá também é assim. Tive experiências própria com médicos do período noturno, em especial os da madrugada.

  • Carlos Almeida |  13/03/2023 15:03:07

    CONTRA O GOVERNO ELES AFASTAM MÉDICO. SE FOSSE NA PREFEITURA DE CUIABà ELES AFASTARIAM ATÉ O GUARDA DA CASA DO PREFEITO. BANDO DE HIPÓCRITAS ESTAMOS VENDO ESSE CIRCO, COM DEUS NÃO SE BARGANHA. QUE DEUS RECEBA ESSE ANJINHO DE BRAÇOS ABERTO E CONFORTE A FAMÃLIA.

  • joao jj |  13/03/2023 13:01:07

    Deus que conforme a familia ilutada, vou faze um desabafo aki, infelismente a nossa area de saude tanto no municipio e ou do estado, sem medicamentos, poucos funcionarios, a maioria dos profissionais na saude, atende mau as pessoas,...

  • Matogrossoalerta |  13/03/2023 12:12:07

    Nao tem uti em Sinop? Cadê o governador que nao cuida dos regionais e quer assumir a Saúde de Cuiabá? Alguém pode me responder?

  • Nina |  13/03/2023 12:12:05

    Será que não adotou Nebulização com berotec? Que Deus conforte e ampare a família.

  • Marcos |  13/03/2023 11:11:33

    Esta é a tal dá política mal feita, pessoas com supletivo vão para o paraguaia fazer medicina para atuar no Brasil. Revalida é uma simples pergunta e passam.

  • Sandro  |  13/03/2023 11:11:28

    Pode averiguar, são médicos formados no paraguai que não tem a mínima condição de exercer a profissão

  • Eliane |  13/03/2023 11:11:13

    E a médica só foi afastada pq a criança é parente do apresentador , independente de quem seja . Se fosse filha do seu João pedreiro ,ela ia continuar liberando as crianças para ir embora com dipirona .

  • CIDADÃO CUIABANO |  13/03/2023 10:10:04

    TEM DE FEDERALIZAR A SAÚDE DE MATO GROSSO.

Confira também: Veja Todas