Cidades

Domingo, 16 de Maio de 2021, 18h25

SEM 2ª DOSE

Cuiabá aponta "perda técnica" e suspende aplicação da vacina Coronavac

Secretaria Municipal de Saúde informou ainda que 2,5 mil pessoas de outras cidades foram vacinadas na Capital acabando com o estoque

Da Redação

 

Diante da escassez de vacinas, a exemplo do que vem ocorrendo nos últimos dias em vários estados e diversas cidades brasileiras, Cuiabá também suspende a aplicação da 2ª dose da vacina nesta segunda-feira (17). O comunicado foi feito pela Secretaria Municipal de Saúde no início da noite deste domingo (16).

Dentre os motivos apontados, estão a falta do imunizante e uma "perda técnica" de parte dos lotes que estavam estocados destinados à aplicação da 2ª dose e também em decorrência da aplicação de vacinas em 2,5 mil pessoas de outras cidades. 

Há duas semanas, pelo menos três cidades mato-grossenses já tinham anunciado medida semelhante, por falta de imunizantes para serem aplicados. Sendo elas: Barra do Garças, Rondonópolis e Sinop. 

O problema da falta de segunda dose nos estados teve início depois que o Ministério da Saúde, então sob o comando do general Eduardo Pazuello,  recomendadou o uso de todo o estoque da vacina como primeira dose após "garantia da segurança das entregas por parte dos fornecedores". 

Depois, em 26 de abril, mudou a orientação voltando a recomendar a reserva de imunizantes como era feita anteriormente. No dia 29 de abril, além das três cidades de Mato Grosso, municípios de ao menos 18 estados suspenderam a aplicação da 2ª dose da CoronaVac por falta de imunizante naquela semanaa. 

No dia 3 de maio, o Jornal Nacional noticiou que sete capitais no País tinham suspedido aplicação da 2ª  dose da Coronavac por falta do imunizante.

Agora, foi a vez de Cuiabá anunciar a mesma medida.  O atraso na entrega dos lotes compromete o calendário de vacinação em todos os locais onde a aplicação está sendo suspensa. 

CONFIRA A NOTA DA PREFEITURA

Em relação à segunda dose da vacina Coronavac, a Secretaria Municipal de Saúde informa que:

- Dispõe apenas do quantitativo necessário à aplicação dos pacientes renais, que fazem tratamento nas clínicas de hemodiálise de Cuiabá. 

- Diante disso, a aplicação de segunda dose de Coronavac em outros públicos, bem como o funcionamento do polo de vacinação no campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), ficarão temporariamente suspensos, até que chegue nova remessa do imunizante por parte do governo federal, previsto para ocorrer na terça-feira (18).

- A SMS destaca que vinha reservando a segunda dose dos munícipes, no entanto, detectou perda técnica, uma vez que os frascos que deveriam conter 10 doses estão contando, na verdade, com 9 doses, o que foi observado em todas as regiões do Brasil.

- Além disso, conforme já divulgado, diante da falta da Coronavac em diversas partes do país, mais de 2,5 mil pessoas de outros municípios conseguiram se vacinar em Cuiabá, prejudicando a conclusão do esquema vacinal de quem tomou a primeira dose na Capital. 

- A Pasta já solicitou reposição junto ao Estado, tanto das perdas técnicas quanto das doses aplicadas em pessoas de outros municípios, e reforça que vem tomando todas as medidas para garantir a imunização dos cuiabanos.

 

 

 

Comentários (10)

  • covid19 |  17/05/2021 09:09:14

    Um presidente negacionista que influencia os seus seguidores acéfalos a não seguir os protocolos de segurança, faz declarações contra a China (independente de ser a responsável ou não) é ela que possui os insumos, e que não adquire vacina no tempo certo, precisa responder por crime contra a humanidade numa corte internacional. Não, nunca votei no PT e nunca votarei, mas Bolsonaro comete crime contra a humanidade, simples como 2+2, se vc não entende é problema cognitivo seu.

  • Oliveira Cuiabano |  17/05/2021 08:08:27

    MAIS UMA VEZ CUIABA AGORA PERDE VACINA POR PERDA TECNICA OU SEJA VAI CHEGANDO NOVAS VACINAS E ELES EM VEZES DE USAR AS MAIS ANTIGAS QUE ESTA NO ESTOQUE USA AS NOVAS AI DEPOIS PERCEBE QUE AS VACINAS VENCERAM PORQUE NÃO FOI UTILIZADA ISSO EM QUE ACABAR OU O MINISTERIO PUBLICO COMEÇA A ACIONAR ESTAS PESSOAS RESPONSAVEL PARA RESARCIR OS VALOR DAS VACINAS AI ELAS TRABALHA CORRETAMENTE PORQUE VENCE JOGA FORA E NÃO ACONTECE NADA

  • Roberto Renato Teixeira  |  17/05/2021 06:06:23

    Se tivessem escrito na carteira de Vacinação o nome da Cidade em que se tomou a primeira dose, ninguém fora do seu domicílio iria arriscar tomar a vacina em outra cidade. Medida simples que evitaria esse transtorno,

  • Jéssica Trans Corintiana  |  16/05/2021 22:10:15

    Geeente do céu por fala nisso vocês já viram que o narrador das propaganda da prefeitura tem a voz igualzinho do governador??? . Será q foi de propósito? Que bafão menina!

  • Giovana  |  16/05/2021 20:08:47

    Essa secretária de saúde está igual um trem descarrilhado , sem controle nenhum de nada . Vergonha

  • Giovana  |  16/05/2021 19:07:54

    Essa secretária de saúde está igual um trem descarrilhado , sem controle nenhum de nada . Vergonha

  • juliana |  16/05/2021 19:07:42

    uma vergonha uma secretaria de saude comadanda por uma pedagoga..... e nao por uma pessao tecnica da area de saude. em plena pandemia

  • Ggm  |  16/05/2021 19:07:37

    Mês passado alegou que as vacinas estavam estocadas para garantir a segunda dose, até quando vai essa incompetência? O Brasil já está condenado a morte. Milhares de famílias desimadas e os gestores ainda discutindo quantidades de vacinas.

  • DICK VIGARISTA |  16/05/2021 19:07:31

    PERDA TÉCNICA? OU INCOMPETENCIA..Dà LHE MANÉ PALETÓ.

  • Pedra 90 |  16/05/2021 18:06:56

    Parabéns..perderam pra "PERDA TÉCNICA "..ela é responsável. Tá. Abre tudo, distribui vacina, e joga o erro pra PERDA TÉCNICA . Até quando!!!!

Confira também: Veja Todas