Cidades

Quinta-Feira, 24 de Abril de 2025, 12h01

DOMINGO

Cuiabá cita corte de R$ 138 milhões e ônibus serão grátis

Abilio cita que medida estimulará comércio

Da Redação

 

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, entregou oficialmente à Câmara Municipal de Vereadores, na tarde desta quarta-feira (23), o projeto de lei que cria o programa que garante gratuidade no transporte coletivo urbano da Capital aos domingos. A medida foi discutida durante reunião com os vereadores e pretende ampliar o acesso ao transporte público para as camadas mais vulneráveis da população.

A proposta institui a tarifa zero exclusivamente para usuários do Cartão Transporte, sistema que permitirá à prefeitura monitorar a demanda e manter a eficiência da operação. O texto também autoriza o Executivo a estender a gratuidade para feriados e pontos facultativos, desde que haja previsão orçamentária. Linhas intermunicipais não estão incluídas na iniciativa.

Durante o encontro, Abilio defendeu a importância social da medida. “O transporte coletivo é um serviço essencial. A gratuidade aos domingos garante o direito de ir e vir, fortalece a inclusão social e amplia o acesso a bens e serviços nos bairros, igrejas, feiras e espaços culturais”, afirmou.

O prefeito também destacou que a medida deve estimular a economia local, ao facilitar o deslocamento de pessoas para centros comerciais, praças e eventos. Segundo ele, a viabilidade do projeto só foi possível graças à economia de R$ 138 milhões obtida nos primeiros 100 dias de gestão. “Essa conquista é fruto de uma administração responsável, que tem compromisso com resultados reais para a população”, disse.

A expectativa é de que o projeto seja aprovado por unanimidade. Se passar em plenário, a gratuidade poderá começar a valer nas próximas sessões.

Comentários (7)

  • Edro |  24/04/2025 16:04:39

    Esse ilantra ao invés de fazer populismo q não manda pra camara rojeti reformula salário dos tecnos da edução que é uma vergonh

  • ANTONIO |  24/04/2025 16:04:33

    ESTE E SO CONVERSA FIADA POIS DE GRAÇA NÃO TEM NADA , E IGUAL TAL DE PASSE LIVRE DO IDOSO E ESTUDANTES A PREFEITURA TEM PAGAR, SOBRE ESTE ROLO DE ONIBUS DE GRAÇA NOS QUE IREMOS PAGAR OU A PREFEITURA

  • dom |  24/04/2025 15:03:43

    qm ta comentando que isso ai vai gerar prejuizo,são lambedores da costura do saco do nenél

  • César  |  24/04/2025 13:01:53

    Lembrando à população que não existe gratuidade, nada é de graça. Alguém tá pagando, alguém tem que pagar a conta. Essa fatia sobra para os usuários pagantes, e logo logo virá aumento na tarifa.

  • Luciano |  24/04/2025 13:01:48

    Lembrando que não existe nada ?grátis?, esse dinheiro está saindo do bolso de todos os contribuinte, do dinheiro do IPTU, ISSQN e outros impostos pagos a prefeitura

  • Não rouba. |  24/04/2025 13:01:23

    Só foi o Prefeito Abílio entrar e não roubar, as coisas boas começam melhorar para o menos favorecidos

  • Eduardo S. |  24/04/2025 12:12:45

    A iniciativa é muito salutar, mas esbarra na questão de onde virá o recurso para que aos domingos os ônibus nao irão cobrar dos passageiros. A contra partida disso vira da prefeitura com a cobranças dos impostos que nos ja pagamos e muito ou virá do aumento da tarifa ? Porque sabemos que empresa visa lucro e nao sao entidades filantrópicas...Mas enalteço a decisao em fomentar que a população usufrua pelo menos 1 dia na semana da gratuidade, para poder se deslocar para a casa de algum familiar ou até mesmo de levar a familia ao Shoping ou a outro lugar aqui em Cuiabá.

Confira também: Veja Todas