Terça-Feira, 12 de Novembro de 2024, 09h46
DIA D
Cuiabá faz ação e reforça sobre prevenção ao câncer de mama
Da Redação
Como forma de sensibilizar e conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou o Dia D da campanha Outubro Rosa em diversas unidades de saúde das regionais da capital.
Para marcar o Dia Mundial do Câncer de Mama, as unidades foram decoradas com enfeites na cor rosa, reforçando a importância da prevenção. A programação incluiu serviços voltados ao público feminino, como encaminhamentos para exames de mamografia e preventivos de coleta do colo de útero (CCO).
Dona Maria Madalena de Oliveira, 80 anos, foi uma das primeiras a chegar à Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Tijucal. Viúva, com cinco filhos, netos e bisnetos, ela aproveitou a oportunidade para garantir seus encaminhamentos. "A prevenção é a melhor coisa que todas nós devemos fazer, porque, infelizmente, o câncer de todos os tipos está cada vez mais presente", afirmou.
Além dos encaminhamentos, as unidades ofereceram palestras sobre prevenção, abordando fatores de risco e cuidados essenciais, rodas de conversa, bem como cuidados com a beleza.
A USF do Jardim Imperial III também recebeu grande movimentação já nas primeiras horas da manhã. As
amigas Rose dos Santos, 55 anos, e Lourdes Marques, 59, contaram que se organizaram para aproveitar o Dia D e obter os pedidos médicos. “A gente trabalha a semana inteira e, com esse dia fica mais fácil. Estamos muito satisfeitas com os serviços”, disse Rose.
A responsável técnica pela Saúde da Mulher, Nayara Siqueira, destacou a importância do diagnóstico precoce. “Estamos felizes em promover mais um Dia D do Outubro Rosa. Esta campanha é essencial para a saúde das mulheres de Cuiabá. Escolhemos este sábado, 19 de outubro, Dia Mundial do Câncer de Mama, para mobilizar diversas unidades com uma programação especial focada na conscientização e prevenção do câncer de mama e do colo do útero. Queremos que as mulheres realizem exames preventivos, participem de palestras e atualizem suas vacinas. Nosso objetivo é garantir acesso ao cuidado integral e ao diagnóstico precoce, promovendo o bem-estar de todas”, enfatizou Nayara.
Por multa de R$ 37 mil, Estado processa fazendeira que morreu há 14 anos em MT
Sábado, 02.08.2025 20h40
Escola Adventista e pai de aluno são condenados por ameaça contra estudante
Sábado, 02.08.2025 18h30
Mutirão traz cirurgia inédita e mais outros cinco procedimentos
Sábado, 02.08.2025 17h20
Igreja cita liberdade religiosa para descumprir leis; TJ impõe obrigações
Sábado, 02.08.2025 16h30
Cuiabana decide 'mudar de vida' e se aventura pelos EUA
Sábado, 02.08.2025 15h31