Quarta-Feira, 16 de Julho de 2025, 11h44
MUTIRÃO
Cuiabá intensifica cirurgias e reduz fila de espera no HMC
Da Redação
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, celebrou na noite desta terça-feira (15), no auditório da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, os resultados dos mutirões de cirurgias nas especialidades de Ortopedia e Urologia realizados no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC). A iniciativa faz parte do programa estadual “Fila Zero” e é fruto de uma união de esforços entre a gestão municipal, o deputado estadual Dr. João José e o Poder Judiciário, representado pelo juiz Dr. Agamenon Alcântara Moreno Júnior.
O mutirão no HMC contempla procedimentos de alta complexidade, como cirurgias de quadril e ombro, que estavam paralisadas há anos na rede pública. Desde o início da ação, em 1º de julho, quase 100 intervenções já foram realizadas, com uma logística planejada para garantir eficiência, segurança e agilidade no atendimento. A previsão é de que os mutirões de Ortopedia continuem pelos próximos seis meses.
“A cirurgia de ombro, por exemplo, estava parada desde 2015. Não é um procedimento pactuado pelo SUS na forma como está sendo feito aqui no HMC, então só conseguimos realizá-lo graças ao mutirão. São pacientes que esperavam há quase uma década por esse atendimento”, explicou a diretora técnica do hospital, dra. Fanavya Sulzbacher.
A médica destacou ainda a importância da parceria com o Núcleo de Apoio do Poder Judiciário, que tem viabilizado a aquisição de próteses especiais não custeadas pelo SUS, como as de quadril. “Esse apoio, por meio da RPP, tem sido fundamental para ampliarmos o acesso a procedimentos antes inviáveis. Também recebemos suporte da Assembleia Legislativa, com a oferta de fisioterapia pós-operatória e aquisição de fios cirúrgicos essenciais para a segurança dos procedimentos”, acrescentou.
O mutirão de Urologia está previsto para os dias 19 e 20 de julho, com a realização de aproximadamente 60 cirurgias. A intensificação dos procedimentos eletivos ocorre sem comprometer o atendimento de urgência e emergência no hospital, que seguirá normalmente.
A secretária municipal de Saúde, dra. Lucia Helena Barboza Sampaio, ressaltou o impacto da ação no combate à fila de espera e reafirmou o compromisso da gestão com uma saúde pública mais resolutiva.“Estamos comprometidos em devolver dignidade aos nossos pacientes, que há anos aguardam por esses procedimentos. Esse já é o quarto mutirão realizado em apenas seis meses e mostra que a saúde é, de fato, prioridade na nossa gestão. Agradeço imensamente aos nossos parceiros — o deputado Dr. João José, o juiz Dr. Agamenon, o núcleo do Judiciário e a Assembleia Legislativa — por contribuírem com essa importante missão”, declarou.
VG está entre as piores cidades do país
Domingo, 20.07.2025 07h58
Conferência debate sobre igualdade racial e fortalece diálogo
Domingo, 20.07.2025 07h42
DAE promove dia de vacinação e reforça cuidado com a equipe
Sábado, 19.07.2025 19h42
Policiais mirins de Campos de Júlio visitam Aquário Municipal de Cuiabá
Sábado, 19.07.2025 15h42
SER Família Capacita forma mais nove turmas em cursos gratuitos
Sábado, 19.07.2025 15h33