Sábado, 09 de Janeiro de 2021, 09h14
SEGUNDA ONDA
Cuiabá já tem metade dos leitos Covid ocupados e liga "alerta vermelho"
Secretaria de Saúde pede que população mantenha cuidados para prevenir a doença
Da Redação
Na manhã desta sexta-feira (8), metade dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para Covid-19 disponibilizados pela Prefeitura de Cuiabá estavam ocupados. No Hospital Referência à Covid-19 (antigo Pronto Socorro), a taxa de ocupação era de 55% na ala adulta e de 33,3% na ala infantil. Já no Hospital São Benedito, a taxa de ocupação registrada era de 45%. Conforme boletim divulgado pela Vigilância Epidemiológica de Cuiabá, na noite de quinta-feira (7), 44,5% dos pacientes internados nesses leitos de UTI são oriundos de outros municípios de Mato Grosso e até de outros estados.
Atualmente, a rede municipal de saúde de Cuiabá conta com 135 leitos exclusivos para Covid-19, o que representa 1/3 do total de 418 leitos de UTI para Covid-19 pactuados na rede pública de Mato Grosso. Desses 135 leitos, 95 estão no Hospital Referência, sendo 80 adultos e 15 pediátricos e 40 no Hospital São Benedito.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Ozenira Félix, “esses números assustam bastante, mas, mesmo próximo ao Natal, nossas equipes já tinham feito a previsão de aumento dos casos e de internações, com base em estatísticas e acompanhamento dos dados. Vamos ter ainda outra subida grande em função das festas de ano novo”, afirma.
A secretária ressalta que a população é a principal responsável por conter o avanço do novo coronavírus. “O sistema Único de Saúde tem as suas limitações, nós temos a quantidade de leitos, a quantidade de profissionais, nós temos tudo limitado. A população precisa entender que nós temos que tomar cuidado, nós temos que evitar aglomeração porque isso é resultado das aglomerações”, avalia.
A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá disponibiliza à população atendimento médico para casos leves de síndrome gripal em todas as unidades básicas de saúde distribuídas pelos bairros e comunidades rurais da cidade, sendo que em 21 unidades polo há realização de testes rápidos e exames do tipo RT-PCR, além da distribuição do kit Covid-19, com medicamentos para tratamento precoce da doença, em 15 unidades e nas UPAs e policlínicas. Ambos os procedimentos (exames e entrega do kit Covid) são feitos mediante prescrição médica.
Na atenção secundária, as Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) e policlínicas também realizam o atendimento dos pacientes com sintomas moderados da Covid-19 e a rede conta com a UPA Verdão como unidade referência, com leitos de retaguarda.
Apesar de todo o sistema de saúde estar preparado, a secretária Ozenira Félix reforça o pedido para que todos os cuiabanos façam a sua parte na luta contra a pandemia, que ainda não acabou. “Por mais que a gente prepare a rede, nós temos uma limitação. Temos metade dos leitos ocupados e também estamos com as unidades de saúde com muitas pessoas procurando. O que a gente pede à população é que, se são sintomas leves, você vá a nossa unidade básica de saúde e lá você será orientado a fazer o isolamento em casa ou fazer exames, se necessário. Mas que as pessoas se atenham ao cuidado! Tenham cuidado, tem que fazer o isolamento, se possível. Todo mundo tem que trabalhar, tem que sair, mas tem que ir tomando todos os cuidados”, apela.
Brazil com Z | 09/01/2021 12:12:40
Alguém precisa ser responsabilizado por ter aberto as PORTEIRAS nas eleições e festas de fim de ano!!!! 01 do PaÃs,01 de MT e os 01 das prefeituras;puxando a fila o PALETÓ!!!! O silêncio dos MP são perturbadores!!! Qtos precisarão morreram para essa gente tomar medidas cientÃfica e corretas?????
Lucas | 09/01/2021 10:10:41
E o prefeito ta fazendo o que? Nada .... cuiaba ta tudo liberado...pessoas sem mascaras ... festas ... boates ....ou seja, o novo normal, infelizmente é morrer mais pessoas
Bruno | 09/01/2021 10:10:40
Alô ministerio publico....vai esperar chegar no 110% para agir ????
Cooperativa pede na justiça Corolla apreendido com faccionado que girou R$ 65 mi
Domingo, 20.07.2025 12h25
Biodiversidade de MT ganha destaque em feira mundial
Domingo, 20.07.2025 10h57
STJ nega trancar ação de filha que matou pai por causa de cama
Domingo, 20.07.2025 10h55
Riscos geológicos e inexperiência podem comprometer execução de obra
Domingo, 20.07.2025 10h31
Hospital Regional de Rondonópolis realizou 36 mil cirurgias em 6 anos
Domingo, 20.07.2025 09h37