Terça-Feira, 15 de Julho de 2025, 10h40
CASA CUIABANA
Cuiabá libera link para cadastro online no programa habitacional
Da Redação
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, liberou nesta terça-feira (15) o link oficial para inscrições no programa habitacional Casa Cuiabana. Os cadastros poderão ser feitos de forma totalmente online, por meio da plataforma Habitanet, no endereço: http://habitanet.cuiaba.mt.gov.br/portalhabitanet/Habitacional/Paralisado.aspx.
O período de inscrição segue até o dia 19 de setembro de 2025 e contará com atendimento presencial para quem preferir. No entanto, a Prefeitura destaca que não há necessidade de formar filas, já que a seleção dos beneficiários será realizada por meio de sorteio público ao fim do processo, garantindo igualdade de condições a todos os inscritos, independentemente da data ou horário do cadastro.
O atendimento presencial será feito em dois pontos da cidade: na sede da Secretaria de Habitação (Praça Alencastro, nº 158 – Centro) e na Secretaria Municipal da Mulher (Avenida Getúlio Vargas, nº 400), esta última com atendimento exclusivo ao público feminino.
Serão distribuídas senhas diariamente: 200 na Secretaria de Habitação (50 preferenciais e 150 comuns) e 100 na Secretaria da Mulher (25 preferenciais e 75 comuns).
Documentação obrigatória
Para efetuar o cadastro, o responsável familiar e seu cônjuge ou companheiro(a), quando houver, devem apresentar os documentos originais acompanhados de uma cópia simples de cada, que será autenticada no local. São exigidos os seguintes documentos:
- Folha resumo do Cadastro Único (CadÚnico), emitida nos CRAS;
- Documento oficial de identificação com foto e filiação (RG, carteira de trabalho, CNH, passaporte, entre outros válidos);
- CPF ou documento que contenha o número;
- Comprovante de renda (carteira de trabalho e os três últimos holerites, caso assinada);
- Certidão de nascimento ou casamento, pacto antenupcial, certidão de divórcio, óbito ou declaração de união estável;
- Comprovante de endereço;
- Certidão de nascimento dos filhos;
- Declaração de que não possui imóvel residencial em seu nome, nem foi beneficiado anteriormente em programas habitacionais do município;
- Laudo médico com CID para pessoas com deficiência ou doenças crônicas, quando for o caso;
- Declaração de acompanhamento socioassistencial, para famílias em situação de rua;
- Procuração pública, se for representado por terceiros, ou modelo da Caixa Econômica Federal disponível na sede da Secretaria.
Restrições e critérios de priorização
Não poderão se cadastrar pessoas que já tenham sido beneficiadas por programas habitacionais da Prefeitura ou que possuam imóvel residencial próprio. Também é exigido que a renda bruta familiar não ultrapasse R$ 2.850,00 mensais.
O sorteio das unidades habitacionais ocorrerá em etapas, ao longo dos próximos três anos, de acordo com a disponibilidade dos imóveis. A seleção levará em consideração critérios nacionais de priorização, como:
- Família chefiada por mulher;
- Pessoas negras;
- Pessoas com deficiência;
- Idosos;
- Crianças ou adolescentes no núcleo familiar;
- Doenças graves ou raras;
- Mulheres vítimas de violência doméstica;
- Indígenas ou quilombolas;
- Moradores de áreas de risco;
- Contratos habitacionais rescindidos involuntariamente.
A divulgação dos sorteados será feita por meio da Gazeta Municipal e no site oficial da Prefeitura de Cuiabá.
Alerta contra golpes
A Prefeitura alerta a população para tentativas de golpe envolvendo o programa. Circulam mensagens falsas com promessas de facilitação no cadastro ou solicitação de pagamentos. A Secretaria de Habitação reforça que não há qualquer cobrança de taxa para inscrição e que todo o processo ocorre exclusivamente pelos canais oficiais.
Uso de celular aumenta entre idosos, diz estudo
Sábado, 26.07.2025 08h41
Prefeitura de VG inicia obras para ampliação de escola
Sábado, 26.07.2025 08h12
MPF apura falhas no tratamento de câncer pelo SUS em MT
Sábado, 26.07.2025 08h00
Cuiabá promove 1º Mutirão do CadÚnico
Sábado, 26.07.2025 06h15
Governador se reúne com engenheiros de MT
Sábado, 26.07.2025 01h19