Sexta-Feira, 04 de Julho de 2025, 10h24
INCLUSÃO
Cuiabá libera uso de escolas por comunidade à noite e sábados
Inicialmente, 40 colégios adotarão medida
Da Redação
A Prefeitura de Cuiabá lançou oficialmente, nesta quinta-feira (3), o Programa “Escola na Comunidade”, na EMEB Profª. Tereza Lobo, localizada no bairro Dom Aquino. A iniciativa transforma as escolas municipais em espaços abertos à população, oferecendo atividades de lazer, esporte e cultura, e promovendo maior integração entre o poder público e a comunidade.
O evento de lançamento contou com a presença do prefeito Abilio Brunini, secretários municipais, vereadores e representantes da comunidade escolar. Realizado em parceria entre as secretarias de Esporte e Lazer, Educação e Cultura, o programa permite que as estruturas escolares, incluindo as quadras esportivas, sejam utilizadas pela população em horários estendidos: às terças e quintas-feiras, das 18h às 22h, e aos sábados, das 8h às 12h.
A iniciativa começa com 20 escolas municipais, mas a meta é expandir para as 48 unidades com quadras cobertas mapeadas pela Secretaria Municipal de Educação até o final do ano. Segundo o prefeito Abilio Brunini, o plano é garantir que todas as escolas municipais tenham algum tipo de integração com a comunidade.
Brunini também destacou a importância da participação da Secretaria Municipal de Saúde. Segundo ele, a pasta é fundamental para combater problemas como obesidade infantil e sedentarismo juvenil. Além disso, o prefeito anunciou a criação de um estudo para viabilizar o "Prêmio Educação", uma forma de bonificar os servidores que se voluntariarem para colaborar com o programa.
“Vamos analisar o nosso orçamento, é claro, e estudar a melhor forma de aplicar esses recursos. O mais importante é que todas as escolas municipais tenham algum tipo de interação com a comunidade. Onde houver espaço, ofereceremos atividades físicas; onde não houver, traremos ações culturais, educativas ou de saúde. Quero reforçar o papel da escola não apenas como um espaço de educação infantil, mas também como um centro de interação social”, destacou o prefeito.
Ele afirmou ainda, que o próximo passo será levar a escola para além de seus muros, ampliando as atividades complementares para centros comunitários e áreas de lazer da cidade, promovendo ainda mais interação com a população.
Gabriel Henrique Magalhães, diretor da EMEB Professora Tereza Lobo, afirmou que a abertura da escola era um desejo antigo da comunidade. Segundo ele, a iniciativa implementada pela administração municipal dá à comunidade respaldo e estrutura para receber as famílias com segurança. “A comunidade sempre me pediu que a escola fosse aberta para uso, com espaço para esportes como vôlei e futsal. Com esse projeto, tudo ficou mais fácil. Pais, crianças e toda a equipe da Tereza Lobo abraçam essa iniciativa. Vamos participar”, assegurou.
Integração entre secretarias
O secretário de Educação, Amauri Monge, enfatizou que o objetivo é ressignificar o papel das escolas públicas, fazendo com que os prédios deixem de ser exclusivos aos alunos e passem a ser patrimônio ativo da comunidade. “Estamos abrindo os prédios escolares para que a comunidade usufrua da quadra de esportes, participe de atividades culturais e crie laços. Isso é construção de cidadania”, destacou.
Já a secretária adjunta de Cultura, Vilmara da Silva Vidica, ressaltou que o projeto também vai fomentar a cultura regional: “Teremos aulas de música, violão, viola de coxo e dança de siriri. A ideia é resgatar nossas raízes e fortalecer o vínculo entre as famílias.”
O secretário municipal de Esportes e Lazer, Jefferson Neves, explicou que a proposta surgiu da necessidade de oferecer espaços esportivos sem grandes investimentos. “Com poucos recursos, saindo de um decreto de calamidade financeira, mapeamos as quadras cobertas das escolas e vimos um potencial enorme. Ao invés de construir, vamos usar o que já existe.”
A secretária municipal de Saúde, Dra. Lucia Helena Barboza Sampaio, ressaltou que a pasta vai participar ativamente do programa, promovendo ações como aferição de pressão arterial, acompanhamento de peso e atividades educativas. “É uma forma de integrar a família com a saúde pública. A criança pode brincar enquanto os pais participam também, fortalecendo os laços familiares e cuidando da saúde.”
Marcaram presença a vereadora Baixinha Giraldelli e os vereadores Wilson Kero Kero, Dilemário Alencar e Cezinha Nascimento. A vereadora Michelly Alencar foi representada pela assessora Débora Inácio. Também participaram da cerimônia o secretário de Assuntos Estratégicos, Murilo Bianchini; a secretária de Comunicação, Ana Karla Costa; o secretário adjunto especial de Defesa Civil, coronel Alessandro Borges Ferreira; o secretário-adjunto de Esportes, Pablo Queiroz; e o secretário-adjunto de Relações Comunitárias, Amarildo Batista.
TJ proíbe fisioterapeuta de "stalkear" atual de empresário dos transportes em MT
Sábado, 05.07.2025 20h00
Limpurb atende mais de mil pontos de iluminação em Cuiabá
Sábado, 05.07.2025 18h03
Conheça centro de educação ambiental inaugurado em MT
Sábado, 05.07.2025 17h55
MT Hemocentro realiza capacitação em aférese
Sábado, 05.07.2025 17h00
Alunos de escolas de Cuiabá entram em férias nesta segunda
Sábado, 05.07.2025 16h45