Sexta-Feira, 10 de Janeiro de 2025, 11h27
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Cuiabá mantém cuidadores nas escolas
Da Redação
A Prefeitura de Cuiabá reafirmou seu compromisso com a educação inclusiva, garantindo a continuidade das Cuidadoras de Alunos com Deficiência (CADs) em seus postos nas escolas municipais. O anúncio, feito pela secretária de Educação, Solange Dias, trouxe alívio para mães e pais atípicos, que temiam mudanças nos serviços essenciais para o desenvolvimento de crianças com transtorno do espectro autista (TEA) e outras deficiências.
A secretária destacou que o município reconhece os desafios enfrentados por essas famílias e trabalha continuamente para atender suas demandas. “O estudante com deficiência tem o direito de frequentar as aulas no poder público o desejo de proporcionar condições para que este estudante possa desenvolver-se de forma integral. Com autonomia e conhecimento”, afirmou Solange.
Além da manutenção das cuidadoras, a Prefeitura já acertou os termos com a Conviva Serviços de Gestão de Mão de Obra Ltda., empresa responsável pela gestão dos serviços.
A medida assegura a estabilidade para as famílias, que contarão com profissionais treinados e capacitados para atender às necessidades dos alunos. Solange ressaltou ainda a importância da formação continuada dos CADs, para estarem alinhados com as demandas das escolas e possam oferecer um suporte pedagógico e emocional adequado. "A educação inclusiva é uma política que o município vem fortalecendo, visando oferecer um atendimento de excelência na educação básica. O estudante com deficiência não apenas precisa frequentar as aulas, mas deve ter condições de se desenvolver integralmente, com autonomia e conhecimento", explicou Solange.
O prefeito e a equipe da Secretaria de Educação reforçaram que estão atentos às necessidades da comunidade de mães e pais atípicos e, em breve, apresentarão novas informações sobre ações para ampliar o atendimento na rede pública. “Trabalhamos para oferecer mais que o básico. Queremos que essas crianças se sintam parte integrante da sociedade, com respeito às suas particularidades e potencialidades”, concluiu a secretária.
A gestora destacou que seguirá dialogando com as famílias para fortalecer a parceria entre poder público e comunidade, garantindo um futuro mais inclusivo e respeitoso para todos.
Berenice Oliveira de Assis | 11/01/2025 18:06:47
Absurdo continuar tercerizando as contratações das CADs para empresa Conviva que exploram os cuidadores e faz uma CAD cuidar em sala de 2 ou 3 crianças. Muitas vezes de patologias diferenciadas... isso sem falar do tratamento de desumanização. Os cuidadores recebem por uma criança e cuidam de mais de uma. Tempo que os CADs eram pela própria Secretaria Municipal de Educação o salário e tratamento era melhor. Até carteira de trabalho é registrado como Cuidador de Idoso.
Lucas | 10/01/2025 15:03:30
Acredito que se atual gestão optou por continuar com a prestação de serviço da Conviva, tem que haver uma fiscalização referente a capacitação das profissionais, não adianta fazer apenas dois dias de palestras sobre o autismo e dizer que é qualificação, além disso tem que melhorar a remuneração das cuidadoras, a empresa recebe um valor altÃssimo e as profissionais recebem menos de um salário mÃnimo, é controverso exigir qualificação pagando o que a empresa paga, se fizerem essas adequações pode ser que melhore o atendimento e acolhimento nas escolas, no entanto se continuar da mesma forma que nos anos anteriores não aceitaremos a permanência da Conviva!
Esmagis-MT promove II Webinário do Eixo Ambiental
Quarta-Feira, 09.07.2025 11h38
Seduc lança seletivo para novos estudantes
Quarta-Feira, 09.07.2025 11h36
2ª elefanta africana chega a santuário de MT
Quarta-Feira, 09.07.2025 11h32
Câmara debate saúde bucal em Cuiabá
Quarta-Feira, 09.07.2025 11h28
Deputado tem ampla produção na ALMT
Quarta-Feira, 09.07.2025 11h26