Quinta-Feira, 04 de Fevereiro de 2021, 12h15
DOSES
Cuiabá orienta a agendar vacinação contra a Covid
Da Redação
A Prefeitura de Cuiabá segue vacinando os trabalhadores da saúde que estão atuando no atendimento direto aos pacientes (tanto de COVID-19 quanto de outras enfermidades). A campanha “Vacina Cuiabá – sua vida em primeiro lugar” começou no dia 20 de janeiro contemplando inicialmente aqueles da linha de frente da COVID-19. Desde a terça-feira (02), a imunização foi ampliada para trabalhadores que atendem casos de outras doenças também, não somente de hospitais, pronto atendimento e enfermarias, mas também de ambulatórios e profissionais liberais. Já a aplicação da segunda dose para aqueles que já tomaram a primeira, começou na quarta-feira (3).
Em todos os casos, para que o trabalhador possa ir até o polo central de vacinação, que fica no Centro de Eventos do Pantanal, é necessário fazer o agendamento através do site da campanha Vacina Cuiabá (vacina.cuiaba.mt.gov.br). Importante lembrar que há uma limitação de 1.500 vagas por dia para primeira dose e de 500 vagas diárias para segunda dose. Quando o limite de vagas é atingido, aparece na tela a seguinte mensagem: “Sem agenda disponível no momento”. Nesse caso, o trabalhador da saúde deve aguardar e tentar novamente depois. Importante salientar que existe uma lista de trabalhadores aptos a serem vacinados nesta fase da vacinação (confira ao final da matéria). Quem não se enquadra nesse grupo, mesmo que faça o cadastro no site, não poderá ser atendido no local de vacinação.
Confira como fazer sua inscrição:
VEJA COMO AGENDAR A PRIMEIRA DOSE:
-Entre no endereço eletrônico www.cuiaba.mt.gov.br e clique no banner “Vacina Cuiabá”;
-Caso a pessoa seja trabalhadora da área da saúde, ela deve clicar em pré-cadastro;
-Ao abrir a página do pré-cadastro, a pessoa deve preencher todos os dados solicitados depois enviar cadastro, em seguida é redirecionado para tela de horários, escolha a data e horário e confirmar, vai gerar um QR Code e uma declaração de que realmente é um trabalhador da saúde.
-A pessoa deve imprimir o QR Code com a declaração (na leitura do QR Code aparece a data e o horário do agendamento);
-Esta declaração deve ser assinada pelo gestor do hospital ou unidade de saúde onde a pessoa trabalha;
-Ao chegar no Centro de Eventos, a pessoa deve levar a declaração assinada pelo gestor, com o carimbo da instituição e um documento com foto;
-Os profissionais autônomos devem trazer a declaração com o carimbo profissional e um documento do Conselho de Classe que rege sua profissão.
AGENDAMENTO DA SEGUNDA DOSE:
-Entre no endereço eletrônico www.cuiaba.mt.gov.br e clique no banner “Vacina Cuiabá”;
-Clique em pré-cadastro;
-Clique em agendar 2ª dose; vai para outra tela onde é solicitado o número do CPF depois clicar em consultar meu cadastro sendo redirecionado automaticamente para tela de horários;
-Na tela “Agendar sua triagem”, selecione o dia e o horário;
-Imprima o QR Code da 2ª dose, juntamente com a declaração de que é um trabalhador da saúde (que está na mesma página do QR Code). Essa declaração deve ser assinada e carimbada pelo gestor do hospital ou unidade de saúde;
-No dia agendado, a pessoa precisa levar o QR Code com a declaração assinada e o cartão de vacinação entregue a ele quando tomou a primeira dose. É imprescindível que a pessoa apresente o cartão de vacinação.
Importante: As pessoas que não fizeram o cadastro de agendamento para a primeira dose, deverão realizar o cadastro completo, sendo encaminhados para o agendamento da segunda dose.
Ressaltamos que para “SEGUNDA DOSE” é necessário que seja agendada conforme a data anotada a lápis pelo vacinador no Cartão de Vacina da primeira dose. Caso não consiga agendamento para a data especificada, a segunda dose pode ser agendada para dias posteriores, até o 28°dia após a primeira dose.
PODERÃO SER VACINADOS:
Trabalhadores da saúde que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas dentro de hospitais, ambulatórios, laboratórios de hospitais e outros locais. Desta maneira, compreende tanto os profissionais da saúde – como médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, quanto os trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros, ou seja, aqueles que trabalham nos serviços de saúde, mas que não estão prestando serviços direto de assistência à saúde das pessoas, e ainda os profissionais de saúde autônomos dos consultórios e similares.
NÃO SERÃO VACINADOS AINDA:
Até o recebimento de novas doses pelo Ministério da Saúde, somente deixarão de ser vacinados os trabalhadores da saúde dos setores administrativos e apoio de unidades que não prestam assistência direta aos casos de Covid-19, também, os estagiários e acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar e trabalhadores em afastamento ou inativos.
Cabe esclarecer que todos os trabalhadores da saúde serão contemplados com a vacinação, entretanto a ampliação desse público será gradativa, conforme novas remessas de vacinas forem disponibilizadas. O início da vacinação dos idosos também depende da chegada de mais vacinas.
DOM AQUINO | 04/02/2021 14:02:04
O papel do gestor está sendo feito pelos funcionários...ate ele preencher os requisitos exigidos pra comprovar q pertence ao quadro já morreu...kkkkkkkkkk
ricardo silva | 04/02/2021 13:01:27
Cuiabá deve seguir exemplo de outras capitais, pois está nas que MENOS vacinaram, devido a logÃstica e estacionado no pessoal da saúde que nao querem vacinar. Outro ponto negativo é a centralização em único local, se existe possibilidade de atender 500 pessoas no dia, imagina descentralizado as unidades de saude. SE NÃO QUEREM VACINAR A FILA TEM QUE ANDAR, POIS EXITEM MUITAS PESSOAS MORRENDO A CADA DIA.
Servidor | 04/02/2021 13:01:02
Esse site esta fora do ar desde que foi implantado!!! Agendar como, se não funciona?????
antonio | 04/02/2021 12:12:48
o Pior é chegar a remessa de vacina e esquecer do grupo mais atingidos, os idosos, estranho que no Plano nacional cita apenas grupo da saúde relacionados com assistencial a COVID, mas Cuiabá quer mudar as coisas, deste jeito a fase de grupo da saude deverá irá até 2022, enquanto outras fases aguardar a lei divina.
Policiais mirins de Campos de Júlio visitam Aquário Municipal de Cuiabá
Sábado, 19.07.2025 15h42
SER Família Capacita forma mais nove turmas em cursos gratuitos
Sábado, 19.07.2025 15h33
Sargento vira réu após flagrado bêbado e chutar soldado da PM
Sábado, 19.07.2025 15h02
Secretaria de Saúde intensifica treinamento para controle de escorpiões e aranhas
Sábado, 19.07.2025 14h37
MPF arquiva inquérito sobre hidrelétrica em terra indígena em MT
Sábado, 19.07.2025 13h40