Sexta-Feira, 11 de Julho de 2025, 10h37
JULHO AMARELO
Cuiabá realiza Dia D da Campanha neste sábado
Da Redação
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove o Dia D da Campanha Julho Amarelo, com uma série de ações voltadas à prevenção, diagnóstico e tratamento das hepatites virais, neste sábado (12). A mobilização acontece em 21 Unidades de Saúde da capital, das 7h às 17h, com atendimentos gratuitos abertos à população.
Durante o dia, serão oferecidos diversos serviços de saúde, entre eles, vacinação, consultas médicas e de enfermagem (agendadas), atualização do Cartão SUS, coleta de exame preventivo (CCO), testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), atendimento odontológico e pediátrico. Também dispensação de medicamentos e palestras educativas sobre hepatites virais.
A secretária municipal de Saúde, Lucia Helena Barboza Sampaio, destaca a importância da iniciativa. “O Julho Amarelo é um momento de mobilização para chamar a atenção da sociedade para a gravidade das hepatites virais. Muitas vezes essas doenças não apresentam sintomas e só são diagnosticadas em estágios avançados. Por isso, incentivamos a população a aproveitar esse Dia D para se cuidar, se informar e realizar os testes preventivos”.
A secretária adjunta de Atenção Básica, Catarina Célia, também reforça a relevância da ação. “Iniciativas como o Dia D são fundamentais para fortalecer a saúde pública, pois aproximam os serviços da população e ajudam a evitar doenças que poderiam ser prevenidas ou tratadas precocemente. A nossa missão é justamente promover o cuidado contínuo e acessível, garantindo mais qualidade de vida para todos.”
A campanha Julho Amarelo ocorre em todo o país e está alinhada ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho. O objetivo é reforçar a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado das hepatites A, B, C, D e E, infecções que afetam o fígado e que, geralmente, evoluem de forma silenciosa.
Os sintomas, quando aparecem, podem incluir cansaço, febre, dor abdominal, icterícia (pele e olhos amarelados), entre outros. Muitas dessas infecções podem ser evitadas com vacinação, medidas de higiene e práticas sexuais seguras.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça o convite para que a população compareça às unidades participantes, cuide da sua saúde e leve familiares e amigos para participar da ação.
Unidades participantes do Dia D:
USF Renascer
USF Bela Vista
USF Dr. Fábio
USF Santa Amália
USF CPA IV
USF Novo Paraíso I
USF Santa Terezinha
USF Terra Nova / Canjica
USF Nova Esperança
USF Ilza Picolli
USF João Bosco Pinheiro
USF Coxipó III
USF O’Hara
USF Industriário
USF Santa Isabel
USF Pedra 90 V e VI
USF Parque Cuiabá
USF Clínica da Família
USF Novo Colorado I e II
USF Jardim Imperial I, II e III
USF Despraiado
USF Ribeirão Ponte
USF Sucuri
USF Novo Terceiro
USF Altos da Serra 1 e 2
Cooperativa pede na justiça Corolla apreendido com faccionado que girou R$ 65 mi
Domingo, 20.07.2025 12h25
Biodiversidade de MT ganha destaque em feira mundial
Domingo, 20.07.2025 10h57
STJ nega trancar ação de filha que matou pai por causa de cama
Domingo, 20.07.2025 10h55
Riscos geológicos e inexperiência podem comprometer execução de obra
Domingo, 20.07.2025 10h31
Hospital Regional de Rondonópolis realizou 36 mil cirurgias em 6 anos
Domingo, 20.07.2025 09h37