Cidades

Sexta-Feira, 07 de Outubro de 2022, 09h15

600 VAGAS

Cuiabá terá estacionamento pago no Centro

Da Redação

 

O secretário municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, avaliou que, além de melhorias para os condutores, a implantação do estacionamento rotativo na região central também resultará em impactos positivos ao comércio local. Na quarta-feira (05), ele se reuniu com a empresa Artec Multimarcas, integrante do Consórcio CS Mobi Cuiabá, vencedor da licitação que assegura a implantação do sistema na Capital.

Todo procedimento é consolidado via Parceria Público-Privada (PPP), formalizada por meio da concorrência pública nº 005/2022. Neste momento, são realizados os testes de viabilidade prática da iniciativa que abrangerá três tipos de locomoção. Inicialmente, serão disponibilizadas 3 mil vagas, sendo 2,4 mil para carros e 600 para motos, além de espaços exclusivos para bicicletas, sem custos aos ciclistas.

Segundo Vuolo, os serviços terão valores acessíveis, diminuindo os custos aos usuários, fomentando o comércio e, consequentemente, alavancando a geração de emprego e renda. "Vamos fazer ainda algumas reuniões com os empresários para ajustar, permitindo que a população encontre maior facilidade ao vir ao centro. Quando falamos no Centro Histórico, é preciso se atentar a três pilares: arquitetônico, social e econômico", destacou o secretário.

A operacionalização do sistema ocorrerá de forma automatizada, por meio da utilização do aplicativo Digipare e parquímetros. Já o monitoramento e fiscalização da rotatividade, serão efetuados por dois veículos equipados pelo sistema OCR, em tempo real. A proposta adotada pela gestão Emanuel Pinheiro é semelhante a utilizada em países da Europa, por exemplo, e torna a mobilidade urbana da cidade mais eficaz.  

O diretor da Artec, César Mourão, explicou que o período de ocupação das vagas será de 2 horas, podendo ser renovado para menor ou igual período. Ele revelou ainda que o planejamento é ofertar até 6 mil vagas. O estacionamento rotativo está previsto para entrar em funcionamento a partir de 2023, contando com a parceria também da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob).

"Uma vez que estiver funcionando, a Prefeitura de Cuiabá irá avaliar, no decorrer do contrato, outros locais que serão alcançados. As vagas serão devidamente demarcadas e identificadas com sensores, seguindo o padrão tecnológico inovador", disse o diretor da empresa. 

Comentários (8)

  • Faria  |  09/10/2022 17:05:29

    Difícil né, e tem gente que ainda vota neles de novo.

  • Cristiana De Vasconcelos Lopes |  08/10/2022 12:12:42

    Mais uma ação pra ferrar mais com os comerciantes do centro. Revitalização do centro, acabar com a Cracolândia não é pauta. Quem vai se arriscar ir no centro? E mais, sai muito mais barato ir de Uber... É cada presepada. Eu mesmo compro em lojas do centro que atende online.Entrega em casa. Tá na hora de cuidar do centro, revitalizar o morro da luz, colocar restaurante quiosques pra população ir até lá.

  • Figueiredo |  08/10/2022 08:08:13

    Huuuuuummm onde tem dedo de Vuolo tem retribuição financeira. Vuolo foi um dos que financiou e buscou recursos para compra de votos na campanha de Nénéu paletó e Stopa. Mais uma via de desvio financeiro pra ir pra os bolsos do Nénéu paletó, Stopa, Vuolo, Vanderlucio e cia.. Herança de Sérgio Ricardo, VLT e roubalheira e Cia.. "Se gritar pega ladrão, não fica um meu irmão!.."

  • Jorge |  08/10/2022 01:01:58

    VSF esse paletó não se cansa de encher os bolsos

  • Adriano  |  08/10/2022 01:01:39

    Nada de bom pra população. Só impostos e multas. O importante é recolher impostos. E o contribuinte pagando campanhas eleitorais de pessoas que gasta milhões roubados da prefeitura parabéns Pinheiro. Família Pinheiro tem dinheiro kkkk. É o poste mijando no dono.

  • Jonatan |  07/10/2022 23:11:00

    Limitar o tempo de estacionamento na rua sem aumentar alternativas de locomoção até o centro? Nunca fui para Europa, mas lá deve ter boas alternativas de locomoção. É bem ridículo o que fazem por aqui. Uns colocam semáforo inteligente que não é tão inteligente e outros cobram pelas vagas nas ruas

  • Simá Freitas de Medeiros  |  07/10/2022 17:05:44

    Mas rapaz!!!! São Paulo tem? Não. RJ tem? Não. Brasília tem? Não. Belo Horizonte tem ? Não. Ninguém tem. É grana rolando. Mais uma em Cuiabá, do VLT e outras.....

  • carlos |  07/10/2022 09:09:14

    Mais uma fote de dinherio publico para ser desviado!! e o povo pagando mais uma vez

Confira também: Veja Todas