Cidades

Quarta-Feira, 02 de Junho de 2021, 23h00

Defensor geral entrega prêmio a vencedor do concurso de logomarca da DPMT

Da Redação

O defensor público-geral, Clodoaldo Queiroz, entregará o prêmio em dinheiro, no valor de R$ 1 mil, ao vencedor do Concurso Cultural que escolheu a nova Identidade Visual da Defensoria Pública de Mato Grosso, na segunda-feira (7/6), às 17h, na sede do órgão, no Centro Político Administrativo.

O publicitário Kayo Laport Franco Santana ficou em primeiro lugar, após avaliação da Comissão Julgadora, com a Inscrição número 9. A proposta dele foi encaminhada para análise do Conselho Superior, que decidirá se o projeto será executado. Morador de Cuiabá e formado em 2015 pela universidade Anhanguera Uniderp de Mato Grosso do Sul, ele afirma que ficou sabendo do concurso por meio da noiva.

“Quando vi a notícia no site da Defensoria Pública, me interessei! Gosto muito de trabalhar com essa parte voltada ao serviço público e acho o trabalho que a Defensoria desenvolve muito bacana e essencial para a sociedade”, lembra.

Kayo conta que ter a ideia do que iria desenvolver em sua proposta não foi difícil, por se interessar e admirar a atuação do órgão. O desafio, explica, foi agregar tudo que a DPMT representa, numa única imagem.

“Admiro muito a Instituição, então logo pensei nos conceitos que iria trabalhar, por isso, o mais difícil foi a execução. Unir os elementos escolhidos de forma a representar satisfatoriamente o que a Defensoria Pública é para a sociedade, em especial por se tratar de um órgão que nasceu no regime democrático, pós Constituição Federal de 1988, foi o mais complicado”, disse.

O publicitário ainda explica os elementos e os sentidos de cada um deles em sua proposta. “A mão está lá para acolher o cidadão hipossuficiente, carente, e a população. A balança representa os defensores públicos e o Poder Judiciário. O estado de Mato Grosso é a área física de atuação da DPMT e os cidadãos representam a sociedade acolhida, defendida pela Defensoria. E a elipse, engloba todo esse conteúdo, em união. O meu objetivo sempre foi conseguir juntar todas essas peças para representar a minha ideia”.

Kayo concorreu com outras 11 pessoas e o resultado da escolha foi publicado no Diário Oficial de terça-feira (25/5). Os segundo e terceiro lugares ficaram com Fabiano Christian Pucci do Nascimento, que concorreu como “Inscrito número 4” e João Henrique Thomasi Delfino, “Inscrito número 6”, respectivamente. Ambos receberão certificados de participação no concurso.

Concurso - A Comissão Julgadora, composta por sete integrantes entre defensores e servidores, sendo um deles um publicitário, julgou as propostas conforme os critérios técnicos estabelecidos no Edital número 001/2021 e a partir do número de inscrição, sem conhecer a identidade de cada concorrente. 

Cada julgador pôde pontuar, de zero a dez, os critérios estabelecidos, vinculados com o mote sugerido pelo órgão aos participantes. A Instituição solicitou que a marca, o logotipo e a logomarca expressassem os objetivos e valores da Defensoria Pública, tais como os de prestar atendimento à população carente, de forma plural e democrática; materializando direitos humanos e o acesso à Justiça.

Os critérios definidos no edital foram criatividade, comunicabilidade, originalidade, aplicabilidade e visibilidade. Para os integrantes da comissão foram distribuídos envelopes com os trabalhos e o número de inscrição com o qual o participante concorria. O defensor público-geral, Clodoaldo Queiroz, também integrou o grupo de avaliadores.

“As propostas que concorreram foram bem diversas entre si, mas todas tinham por fundamento a ideia de representar as atribuições e a clientela da Defensoria Pública de Mato Grosso. A comissão julgadora escolheu a proposta vencedora e vamos entregar o prêmio, de forma simples, em cumprimento às regras sanitárias”, informou.

A proposta vencedora será encaminhada para avaliação do Conselho Superior, órgão consultivo e normativo da Instituição, que decidirá se a proposta será usada pela Instituição. A logo vencedora foi cedida ao órgão, segundo regra estabelecida no edital.

 

Confira também: Veja Todas