Terça-Feira, 29 de Julho de 2025, 18h41
PROPOSTAS
Defensoria participa da Conferência para Mulheres em VG
Da Redação
Na última sexta-feira (25), a Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) participou da 5ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres do município de Várzea Grande. Durante o evento, a defensora pública Tânia Regina de Matos palestrou sobre a importância da participação feminina nas discussões acerca de políticas públicas municipais e estaduais, além de apresentar a campanha “Justiça Climática é Justiça Social”, da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep).
De acordo com a defensora, somente em 2004, por ocasião da I Conferência Nacional de Políticas para Mulheres, as mulheres passaram a opinar acerca das políticas públicas que elas desejavam que fossem desenvolvidas para elas. Até então, as mulheres só eram ouvidas por meio de manifestações dos coletivos, associações e dos movimentos sociais.
“As conferências são espaços onde as mulheres podem apresentar propostas para melhorar a sua qualidade de vida e qualidade de vida tem a ver com um meio ambiente saudável, por isso, aproveitei para falar da campanha ‘Justiça Climática é Justiça Social’ da Anadep. A crise climática atinge todas as pessoas de formas diferentes. Quem mora em bairros afastados são mais suscetíveis de sofrer com a falta d'água, quem mora em lugares de risco, perto de rios, ficam expostos a enchentes, as mulheres do campo sofrem com a falta de chuva para poder ter uma boa colheita e isso tudo é resultado da devastação da natureza pelo homem”, afirma a defensora.
A 5ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres de Várzea Grande foi realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM-VG) e pela Secretaria Municipal de Assistência Social e teve como tema “Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas”. O evento aconteceu no Centro de Convivência para Idosos Vovô Zeid Sacre, no bairro Ipase.
A programação incluiu debates organizados em quatro eixos temáticos: governança, instituições e participação popular para a garantia dos direitos das mulheres; enfrentamento de todas as formas de violência contra a mulher; autonomia financeira como estratégia para a igualdade; e políticas de saúde integral da mulher, com foco no cuidado de quem cuida.
Programa já recebeu 69 mil cadastros em Cuiabá
Sábado, 02.08.2025 11h05
Prefeitura reforma no Hospital da Lions com novo padrão de leitos
Sábado, 02.08.2025 10h54
TJ mantém condenação de Mikael Chumaqui por tráfico de drogas em MT
Sábado, 02.08.2025 10h15
Conferência Municipal de Saúde encerra com propostas
Sábado, 02.08.2025 09h03
Cuiabá oferece aulas de defesa pessoal para mulheres
Sábado, 02.08.2025 08h37