Domingo, 01 de Agosto de 2021, 22h00
CAMINHO DA FÉ
Delegado de MT pedala por 940 km para superar obstáculos
Destino foi o Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo
KAYO RIBEIRO
Gazeta Digital
Lotado na Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Cuiabá, o delegado Caio Fernando Albuquerque pedalou 940 km para realizar o Caminho da Fé, que termina no Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo.
Ao portal GD, o delegado deu detalhes sobre a experiência e revelou que o saldo final da viagem é a lição de que todos os desafios são passíveis de serem superados. "O legado é esse de que todo mundo é capaz", afirmou.
Realizado ao longo deste mês, a viagem teve início de carro com saída de Cuiabá até São José do Rio Preto. Na cidade paulista, o delegado e um amigo de pedal trocaram o motor do automóvel por bicicletas e deram início à jornada.
Com o desejo de experimentar a rota, que reúne centenas de peregrinos durante o ano, o delegado aderiu apenas ao essencial e viveu 13 dias sobre duas rodas. Com paradas apenas para o básico, a dupla percorreu cerca de 90 km diários nos primeiros dias.
Contudo, conforme avançava no caminho, o delegado vivenciava a mudança de áreas mais planas para elevações típicas da região. Paralelamente, o custo da alteração na geografia refletiu diretamente no rendimento da dupla, que passou a percorrer em média 50 km diários.
Se por um lado as dificuldades do caminho aumentavam - com elevações que se estendia ao longo de 17 km -, por outro as incertezas diminuíam e davam lugar ao sentimento de agradecimento.
"É um pouco cansativo porque você fica a mercê de alimentação. Às vezes, até de água, porque os trajetos são um pouco longos. Tem a exposição ao sol também. É uma mistura de cansaço físico e mental,", disse.
"Mas você sente que é um ambiente de muita religiosidade. Embora haja o cansaço, por outro lado você vê na hora isso te dá ânimo. Só entende de verdade quem vai e faz", acrescentou o delegado.
Caio Albuquerque aponta que a sensação ao chegar a cidade faz todo o trajeto ter sentido. Segundo ele, a jornada permite a quem a executa a dimensão de que as limitações podem ser superadas.
"Um dos recados que o caminho da fé deixa é para que as pessoas não desistam diante dos obstáculos que são colocados na frente, porque eles são transponíveis. Então, se você querer, você consegue. O legado é esse de que todo mundo é capaz", finalizou.
Olho Vivo | 02/08/2021 07:07:16
Então, se você "QUERER", você consegue. Será que essa frase é do delegado ou da redação ?
Igor | 01/08/2021 23:11:57
Parabéns pela realização. Fiz o caminho, a pé, em 2019, saindo de inconfidentes/MG, foram 11 dias de caminhada. Realmente uma transformação. Vale a pena.
MPF arquiva inquérito sobre hidrelétrica em terra indígena em MT
Sábado, 19.07.2025 13h40
Cuiabá tem linha direta de ônibus para atender Circuito Brasileiro de Vôlei
Sábado, 19.07.2025 11h48
Processo de papiloscopistas contra peritos por “ funções roubadas” volta tramitar
Sábado, 19.07.2025 11h10
Ladrão de banco é condenado por oferecer propina de R$ 50 mil à PM
Sábado, 19.07.2025 11h04
Primeira-dama de Cuiabá articula nova praça no Distrito do Sucuri com academia e playground
Sábado, 19.07.2025 10h48