Quinta-Feira, 11 de Abril de 2024, 12h05
CAOS NA SAÚDE
Dentistas de Cuiabá entram em greve e exigem horas extras e PCCS
Grupo de servidores ainda exige pagamento de insalubridade
BRENDA CLOSS
Da Redação
Após assembleia-geral realizada na noite de quarta-feira (10), o Sindicato dos Odontologistas do Estado de Mato Grosso (SINODONTO/MT) anunciou a deflagração de greve em Cuiabá. Os diretores do sindicato convocaram os cirurgiões-dentistas da Secretaria Municipal de Saúde da capital para uma Assembleia Geral Extraordinária, que aconteceu na Associação Brasileira de Odontologia - ABO/MT.
As reivindicações debatidas foram o corte do pagamento do adicional de insalubridade, não pagamento das horas extras e adicional noturno dos plantonistas, condições de trabalho e o Plano de Carreira, Cargos e Vencimentos (PCCV). A decisão de deflagrar a greve ocorre após a categoria da Enfermagem tomar a mesma decisão na última sexta-feira (5), devido a falta de pagamento do adicional de insalubridade.
Na mesma data, o adicional foi pago após um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e a Prefeitura de Cuiabá, o que fez com que os servidores da Enfermagem suspendessem a greve por 30 dias até que as outras reivindicações sejam resolvidas.
Sumaia | 12/04/2024 12:12:47
Muito triste, profissionais extremamente dedicados e competentes, prontos para fazer um excelente atendimento, porém sem estrutura fÃsica, insumos, equipamentos sucateados, muitas vezes revezando cadeiras odontológicas A culpa não é dos profissionais e sim da gestão que deixou desmontar toda a estrutura que já foi considerada a melhor odontológica do Brasil! E nem o mÃnimo que são os direitos estão sendo respeitados!!
Wesley | 12/04/2024 10:10:37
Normalmente não tem dentistas suficientes nos postos de saúde e as filas pra tratamento são gigantes. Fico me perguntando: o que os últimos prefeitos fizeram pela saúde além da dilapidação? Os postos de saúde estão acabados, sem reforma, sem estrutura. Falta remédio, muitas vezes. Consulta médica tbm é complicado, pq os exames a gente só consegue fazer depois que já morremos da doença... Enfim, toda a saúde e nesse caso da matéria, a odontologia, foram avacalhadas num nÃvel absurdo aqui em Cuiabá, e o malaco do prefeito ainda fica falando de VLT, fala sério. As vezes não temos nem dipirona nas farmacias, e esse homem vem falar de VLT.
Celso Melo | 12/04/2024 10:10:34
Os Dentistas são verdadeiros guerreiros nessas unidades municipais de saúde ?Trabalham pra caramba e dão o melhor de si ?.A culpa do não atendimento, quando acontece, só é do Prefeito e do Secretário de Saúde, que não disponibilizam o mÃnimo de estrutura a esses Profissionais ?Todas as UPAS estão em estado crÃtico, sem a mÃnima estrutura para funcionamento ?Falta medicamentos, Ar condicionado estragado, goteiras nos consultórios, cadeira odontológica não funciona, esterilizador não funciona, e por aà vai ?.Parabéns a todos eles e vão atras dos seus direitos sim ?.A Insalubridade TEM QUE SER PAGA !!!!?Direito deles sim ????????
Juliana | 12/04/2024 09:09:43
Antes de reclamar dos Dentistas, de uma olhada se temos colegas especialistas???Veja se a unidade tem MATERIAL para trabalhar.....E muito fácil reclamar e cruzar os braços e não cobrar dos GESTORES as condições de trabalho.....Eu por exemplo tenho lista de espera de somente 1 semana..... Vá atrás dos seus direitos e não falar de profissionais que vcs não conhecem.....
Joana | 12/04/2024 09:09:24
Sempre fui bem atendida a culpa não é dos dentistas
Amaury Santos | 12/04/2024 09:09:02
A odontologia pública de Cuiabá, passa por um DESMONTE há anos. Falta de especialistas ( endodontista ?canal? como citado no comentário) , equipamentos sucateados, falta de materiais, enfim inúmeros problemas. A população carente que necessita de atendimento padece e tudo isto é de competência da Secretaria Municipal de Saúde. A gestão de tudo é de responsabilidade dela. Os profissionais não conseguem fazer além do que não está sob sua responsabilidade. Conclamo a população a cobrar do Prefeito EMANOEL PINHEIRO.
Observador | 11/04/2024 16:04:32
Dentista é pior que médico, enrolam no atendimento, acham que são médicos. Dentista não é doutor, não tem que ser chamado de doutor e sim odontólogo. Fisioterapeuta não é doutor. Biomédicos não são doutores. Doutor é médico formado em medicina. Atendem mal p caramba. N tem que ter insalubridade nada, tem é que trabalhar direito. Vagabundos
paulo | 11/04/2024 14:02:54
ta certo de não pagar esses povo aii,, não trabalha, tem pessoas esperando a 6 meses para uma canal.... fui com encaminhamento de psf cpa4, pela Dra, até o jd vitória e estou aguardando a 7 meses , a moça de recepção fala que não tem dentista..é um absurdo... obs!!!! bairro jd vitória cuiaba, não tem dentista a 7 meses para fazer um canal..e encaminhado.a pela outra dentista do cpa 4
eleitor atento | 11/04/2024 13:01:19
É uma vergonha, curso carissimo pra mendigar salário....
MP manda Cuiabá exonerar "diretores desqualificados" de escolas
Terça-Feira, 29.07.2025 10h35
Mutirões do TRE-MT atenderão quatro municípios
Terça-Feira, 29.07.2025 10h15
População pode acionar os números 192 e 193 em MT
Terça-Feira, 29.07.2025 10h08
Detran-MT abre inscrição para curso de direção defensiva
Terça-Feira, 29.07.2025 10h06
STJ mantém prisão de agressor por perseguir mulher em MT
Terça-Feira, 29.07.2025 10h03