Terça-Feira, 02 de Junho de 2020, 06h39
Deputado propõe contratar médicos brasileiros que aguardam revalidação de diploma
Da Redação
O deputado estadual Faissal Calil (PV) apresentou uma indicação (nº 1.981/2020) no Poder Legislativo sobre a necessidade de contratar médicos brasileiros formados no exterior, em caráter emergencial, para auxiliar no combate à pandemia de Covid-19. A matéria ainda propõe medidas emergenciais no período de quarentena e será encaminhada com cópia ao governador Mauro Mendes e ao secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, para tomarem providências.
"Estamos enfrentando uma crise sanitária sem precedentes em decorrência da pandemia de Covid-19 com o consequente colapso dos serviços de saúde e com a falta de profissionais não só pela alta demanda, mas principalmente pelo fato de estarem na linha de frente e serem os mais suscetíveis à infecção pelo novo coronavírus", justificou o parlamentar.
De acordo com o deputado Faissal, cerca de 15% das pessoas infectadas pelo Sars-Cov-2 na Espanha eram profissionais da área de saúde. Na Itália, o número desses profissionais infectados supera a ordem dos seis mil. "São inúmeros os relatos de mortes de médicos pelo vírus na Espanha, França, Estados Unidos, China e também no Brasil", completou.
O parlamentar destacou a situação da crise de saúde no país por causa da pandemia. "No Brasil, até agora não existe número oficial de profissionais da saúde afetados. Mas estima-se que sete mil profissionais, entre médicos, técnicos de enfermagem e enfermeiros foram afastados do trabalho desde o início da pandemia por apresentarem sintomas. Entre os que conseguiram fazer o teste, pelo menos 1.400 estavam infectados e 18 deles morreram de Covid-19. A rápida capacidade de transmissão da Covid-19 põe em evidência o alto risco da população em geral e dos trabalhadores da saúde em particular. Principalmente quando sabemos que a quantidade de profissionais médicos, mesmo em momentos de normalidade, não supre a demanda", afirmou.
Faissal se preocupa com os médicos formados em diversas instituições internacionais de educação superior, que ainda não realizaram o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida). Para o parlamentar, é importante contar com esses profissionais quando o Ministério da Saúde já cogita em convocar veterinários, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais e até mesmo antecipar a formatura de estudantes de Medicina, de Enfermagem, de Farmácia e Fisioterapia para entrarem imediatamente em ação, no enfrentamento à pandemia.
TJ proíbe fisioterapeuta de "stalkear" atual de empresário dos transportes em MT
Sábado, 05.07.2025 20h00
Limpurb atende mais de mil pontos de iluminação em Cuiabá
Sábado, 05.07.2025 18h03
Conheça centro de educação ambiental inaugurado em MT
Sábado, 05.07.2025 17h55
MT Hemocentro realiza capacitação em aférese
Sábado, 05.07.2025 17h00
Alunos de escolas de Cuiabá entram em férias nesta segunda
Sábado, 05.07.2025 16h45